Síndico: 9 dicas para conquistar os moradores com a sua gestão

23 jun 2022

8 min. de leitura

Ser síndico e fazer a gestão de um condomínio não é uma tarefa fácil. Estar à frente de um condomínio é muito mais do que lidar com questões burocráticas e conquistar os moradores também faz parte deste desafio. Mas o que fazer no dia a dia para isso acontecer?
O síndico é a pessoa a ser acionada em qualquer eventualidade que impacte a vida dos condôminos. Seja em um problema entre vizinhos, situações relacionadas à infraestrutura, como queda de energia, por exemplo, é ele quem detém o poder de resolver e mediar os conflitos e problemas, propondo melhorias e soluções.
Então, para ser um bom síndico é necessário planejamento, disposição e traquejo. Para isso, é bom lembrar que a tarefa do síndico é, primeiro, gerir pessoas. É preciso passar credibilidade e segurança aos moradores, além de garantir uma relação de proximidade com eles e exercer o papel de mediador.
E neste cenário, existe uma característica específica que talvez muitos dos síndicos ainda não têm ou não tiveram a oportunidade de praticá-la no dia a dia da sua função: a proatividade.
Ser um síndico proativo nada mais é do que ser um administrador que pensa e age antecipadamente dentro do seu condomínio. É com a proatividade e responsabilidade de um bom síndico que se torna possível prever uma situação e agir antes que a mesma aconteça, de modo a melhorar os resultados do lugar ou evitar possíveis problemas. Quando as ações do síndico são proativas, fica muito mais fácil para ele saber lidar com qualquer situação no condomínio e buscar novas alternativas de melhoria na administração do lugar.

Conquiste os condôminos

Para ajudar nessa missão, separamos algumas dicas para síndico que são práticas e possíveis de implementar em seu condomínio para conquistar os moradores.

# Pratique uma gestão colaborativa 

Sabe aquela pessoa autoritária e cheia de razão que você conhece? Não seja como ela. Isso mesmo, pois as pessoas não gostam e não se identificam com uma gestão assim. Como em uma república, os moradores precisam se sentir parte de todo o processo e isso começa na hora das escolhas; definir o que é melhor para o condomínio é uma tarefa de todos.
Por esta razão, aprenda a ouvir os condôminos, peça opiniões, realize assembleias, coloque em votação assuntos importantes e sinta a sua aproximação com cada pessoa ser crescente.

# Mantenha a transparência 

O que mais causa desconfiança nos moradores de um condomínio em relação ao síndico são as questões financeiras. Para evitar qualquer problema, mantenha uma gestão cem por cento transparente. Procure trabalhar com administradora séria, idônea e tecnologicamente atualizada. Que tenha recursos de prestação de contas, informação e disponibilidade de dados de forma online para que todos os condôminos possam acompanhar em tempo real as despesas, receitas, balancetes, saldos de fechamento mensal, documentos e circulares num piscar de olhos.
Com a possibilidade de consultar essas informações a qualquer momento, o morador não terá o porquê desconfiar de alguma situação e poderá solicitar informações adicionais a qualquer momento.

# Tenha uma boa comunicação 

Comunicar-se bem com todos é outro ponto primordial para ser visto como um bom síndico. Dessa maneira, mantenha um diálogo aberto com os moradores, sem exceções; seja gentil e paciente. Quando a comunicação não for verbal, seja o mais claro possível em seus comunicados escritos, para não ocorrer nenhum mal-entendido no condomínio e ser a causa de alguma confusão. Publique comunicados e avisos no portal de sua administradora e disponibilize a informação para todos por e-mail, isso agiliza a leitura e dá conforto aos moradores.

# Seja empático com os condôminos 

Ter empatia é uma qualidade fundamental para um síndico, que precisa ajudar os moradores a resolver os seus problemas relacionados ao condomínio, demonstrando interesse por isso; ouvindo e se colocando à disposição para qualquer eventualidade que ocorra com o condômino.
Por isso, não economize na conversa com eles, saiba saber como a família de cada apartamento está, quais as suas dificuldades e o que tem a dizer sobre o local, sobre a gestão ou se deseja fazer alguma sugestão de melhoria.

# Cuidado com os funcionários

Um condomínio também é feito pelos funcionários que trabalham nele, desde o porteiro até jardineiros e profissionais de limpeza. Por esse motivo, é importante dar aos colaboradores um bom ambiente de trabalho e as ferramentas que precisam para cumprir suas funções com excelência.
Lembre-se que trabalhadores felizes entregam resultados de qualidade. Preze por isso.

# Aparência também conta

Sim, a aparência também conta. Mas neste caso, quanto mais bonito o local, mais satisfeito estará a pessoa que vive lá.
Em um condomínio, todos os moradores percorrem um certo caminho para chegar até seus apartamentos ou casas. E trabalhar as informações visuais deste percurso pode impactar positivamente quem passa por lá.
Afinal, quando tudo está organizado é possível saber que existem pessoas que realmente prezam pelo seu bem-estar e estão dispostas a cuidar delas. Por esse motivo, é importante que as áreas de uso comum estejam sempre limpas e em ordem.
Dá até para fazer um “mimo”, como colocar flores, plantas ou outros objetos decorativos, por exemplo.

# Antecipe-se aos problemas

Para tornar-se um síndico com ações proativas dentro do seu condomínio, uma atitude importante é estar atento a tudo o que está acontecendo à sua volta. Não espere que o problema chegue até você para depois tentar solucioná-lo. O ideal é que você saiba identificar possíveis falhas com antecedência para evitá-las de se tornarem uma realidade no seu condomínio. Uma dica é circular pelas dependências do local e fazer perguntas ao porteiro e aos funcionários sempre quando possível para que nenhum morador seja o primeiro a identificar algum problema.
Outra ferramenta importante é a vistoria condominial periódica que as boas administradoras do ramo costumam fazer. É possível emitir relatórios com itens a serem corrigidos, reparados e alterados para melhorar o condomínio.

# Trabalhe de forma criativa

Ser um síndico proativo é conseguir pensar com criatividade. Ao ter um perfil proativo, o síndico executa novas ideias, tem facilidade de inovar e está sempre buscando por oportunidades de mudanças no condomínio. Trabalhar de forma criativa é uma maneira certa de começar a pensar em melhores ações e fazer da proatividade uma característica sua.
Busque desenvolver o seu lado criativo, pensando cada vez mais “fora da caixa” e propondo novas ideias e soluções sempre quando possível. Uma dica é dialogar e ouvir opiniões dos moradores, conversar com outros síndicos, desenvolver sua curiosidade, colocar as ideias no papel e observar muito mais tudo o que se passa ao seu redor.

# Planeje e execute

De nada adianta você desenvolver a sua criatividade e ter novas ideias no condomínio se apenas colocar tudo isso no papel e depois não fazer nada para acontecer. A proatividade é uma atitude que exige, acima de tudo, ação. Por isso, quando você pensar em melhores soluções para o seu condomínio coloque essa ideia em prática o mais rápido possível, dando sempre atenção à ação como elemento fundamental da proatividade.

Como aplicar essas iniciativas?

Sabemos da complexidade existente no papel do síndico. Exige tempo, dedicação e preparo. Além de muita paciência para suportar a pressão, os conflitos e as reclamações dos condôminos.
No entanto, é possível conquistar o reconhecimento deles se o síndico não ficar preso em tarefas operacionais e participar mais do relacionamento.
A tecnologia é ótima aliada nessa hora. Um dos segredos de uma gestão condominial de sucesso é inovar sempre, trazer novas ideias e se mostrar sempre atento as demandas dos condôminos.
A Graiche pode lhe ajudar muito nisso. Possuímos conteúdos e canais para auxiliar nossos clientes no gerenciamento do dia a dia em qualquer condomínio.
E aí, gostou do conteúdo? Para estas e outras dicas sobre administração condominial, conte com a Graiche.


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