A administradora e o síndico devem intervir em conflitos entre vizinhos?

29 de junho de 2021

Conflitos de Vizinhos no Condomínio

Conflitos de convivência são comuns, ainda mais com diversas famílias convivendo em um mesmo espaço e compartilhando ambientes comuns como churrasqueira, piscina, quadras de esporte entre outros. 

Durante a pandemia e com a necessidade de se passar mais tempo em casa, o aumento dos problemas foi notado por todos, principalmente por síndicos e administradores de condomínios. 

Em meio a conflitos entre vizinhos, sempre surge a dúvida: o síndico ou a administradora devem fazer a mediação? 

Normalmente, os administradores e gestores acabam por intervir somente em questões burocráticas. No entanto, ajudar a manter o clima harmonioso e contribuir para uma boa convivência em comunidade também é um de seus papéis.  

A melhor forma de lidar com os conflitos é buscar agir por meio de pequenos gestos que podem ajudar a solucionar a causa sem gerar maiores problemas. Além disso, a administradora pode servir também de apoio, tanto para o síndico como para os condôminos. 

Como administradora é essencial que essa mediação seja feita de forma transparente e imparcial. O objetivo deve ser de encerrar o conflito e achar um consenso entre os envolvidos, evitando assim um problema maior ou até processo judicial.   

O papel de uma administradora em negociações é muito importante, já que poderá agir como guardião das informações, pois diferentemente de síndicos em que há um ciclo de permanência mais curto, no geral, a empresa que administra o condomínio permanece por mais tempo. 

O papel de uma administradora de condomínios

A principal função de uma administradora de condomínios é auxiliar o síndico na gestão condominial.

Portanto, a administradora não substitui o trabalho do gestor, mas presta o suporte necessário para que o desenvolvimento das atividades seja satisfatório. 

Cabe à administradora trazer tranquilidade ao síndico e oferecer todo o apoio necessário em funções técnicas, legais, tributárias e administrativas. 

Entre as diversas vantagens em contratar uma empresa competente, está o tempo que o gestor condominial ganha para realizar outras atividades importantes ao empreendimento, como mediar eventuais conflitos, sem se preocupar com a parte administrativa direta, como planejamento financeiro, folha de pagamento e contabilidade.

Precisa de um apoio em seu condomínio, conte com o Grupo Graiche.

 


Compartilhe:



Entre em Contato Conosco



São Paulo:
Atendimento -
(11) 3145-1322
Comercial - (11) 3145-1300

Segunda a Sexta das 09:00 às 18:00 horas

Segunda a Sexta das 09:00 às 18:00 horas



A sua opinião é de grande interesse para a Graiche. Clique no botão abaixo e entre em contato por meio do nosso canal de atendimento.














Mogi das Cruzes:
Atendimento -
(11) 4728-4359

Escreva-se para nossa newsletter
Inscrever