5 dicas essenciais para todo(a) síndico(a) administrar condomínios

25 de maio de 2021

5 dicas essenciais para todo(a) síndico(a) administrar condomínios

Um condomínio organizado depende também da conduta do(a) síndico(a). Por isso, ter uma boa comunicação com os moradores e funcionários é essencial. Dessa forma, o dia a dia será dinâmico e funcionará bem.

Para conferir dicas essenciais e melhorar a administração do condomínio, confira nosso post sobre o assunto.

1.  Mantenha a organização

Manter uma organização diária é uma das principais dicas na hora de administrar um condomínio. É interessante ter um planner sempre à mão para anotar e cumprir todos os horários diários.

Outra dica é fazer planejamentos semanais para cumprir na semana. No planejamento deve haver as metas e os compromissos que ocorrerão no decorrer dos dias.

2.  Tenha uma boa comunicação

É necessário também ter uma boa comunicação com todos os funcionários e moradores. Uma dica é ter um grupo para moradores e outro para os funcionários, para organizar a demandas, lembretes e manter uma aproximação maior com todos.

Diariamente procure saber tudo o que está acontecendo no condomínio e o que os funcionários estão fazendo nas suas horas de trabalho. Seja prestativo e ofereça ajuda caso eles precisem.

3.  Avalie sempre como está o condomínio

Conhecer bem o condomínio, todas as obrigações legais e as manutenções pendentes é extremamente necessário para que o funcionamento da operação caminhe bem diariamente.

É importante também, se antecipar quanto às manutenções que deverão ocorrer ao longo do tempo. Por isso, é essencial tanto a comunicação com os funcionários quanto o conhecimento dos acontecimentos no condomínio.

4.  Busque conhecimento administrativo e financeiro

Outro ponto importante, é ter um conhecimento financeiro e administrativo para poder controlar e repassar as despesas do condomínio. Os moradores podem querer cobrar uma prestação de contas, por isso é necessário estar preparado (a).

Procure cursos online de administração e economia ou contratar uma administradora de condomínio para auxiliar nessas funções. Porém, é sempre bom saber o básico para não haver problemas futuros.

Uma dica importante é contar com uma administradora que tenha informações online, operação ágil, principalmente no que se refere às finanças.  Saber dos saldos do condomínio, das despesas pagas, devedores e outros somente 45 dias depois quando chega a pasta de prestação de contas é coisa do passado e atrapalha sensivelmente a gestão do condomínio.

Olhe todos os dias a situação financeira, se as despesas previstas estão sendo cumpridas, como está o fluxo de caixa e outros itens importantes para o dia a dia.

5.  Atualize-se em relação ao mercado

A tecnologia está muito presente atualmente. Por isso, é necessário estar sempre atualizado quanto a esse assunto no condomínio. A Portaria 4.0 é uma tecnologia nova no mercado para auxiliar na administração do condomínio.

Outra ideia é integrar os aplicativos ao condomínio, isso facilita o dia a dia do(a) síndico(a), dos funcionários e de todos os moradores.

Essas dicas, com certeza, vão fazer você administrar bem o condomínio. Lembre-se que a organização e a boa comunicação são as chaves para uma boa convivência no condomínio.

E aí, gostou do conteúdo? Aproveite para conferir as responsabilidades do síndico e da administradora de condomínios. Cuide-se e até a próxima!



Compartilhe:



Entre em Contato Conosco



São Paulo:
Atendimento -
(11) 3145-1322
Comercial - (11) 3145-1300

Segunda a Sexta das 09:00 às 18:00 horas

Segunda a Sexta das 09:00 às 18:00 horas



A sua opinião é de grande interesse para a Graiche. Clique no botão abaixo e entre em contato por meio do nosso canal de atendimento.














Mogi das Cruzes:
Atendimento -
(11) 4728-4359

Escreva-se para nossa newsletter
Inscrever