4 dicas para melhorar a comunicação no condomínio

16 out 2020

3 min. de leitura

Para viver em condomínio é preciso ter uma boa comunicação, tanto entre os colaboradores quanto entre os condôminos. O ideal para resolver conflitos e pequenos empecilhos é contar com profissionais, como síndicos e funcionários do condomínio atualizados e com treinamento em dia.
Sabemos que nem sempre a comunicação está alinhada e podem ocorrer ruídos. Por isso, separamos neste artigo dicas para melhorar a comunicação no condomínio. Continue a leitura e saiba mais!

1. Aplique a comunicação não violenta

A comunicação não violenta é uma forma de iniciar conversas sem agressividade. Apesar de parecer simples, é necessário trabalhar isso para conseguir sucesso. Ela ajuda muito a evitar conflitos e a resolvê-los quando eles já existem, principalmente em ambientes coletivos, como os condomínios.
Tente não apontar os erros da outra pessoa e sim demonstrar como você se sente. Isso ajudará a tirar o peso que há entre discussões quando alguém culpa o outro. É importante também deixar claro o que você precisa para que não ocorram desentendimentos.

2. Informe-se sobre os avisos gerais

Manter-se atualizado sobre os avisos gerais é essencial para cumprir as regras do condomínio, evitar conflitos e melhorar a comunicação. Por isso, leia os recados que ficam no quadro de avisos, nos elevadores, nas áreas comuns e que são enviados para o seu e-mail.
Caso tenha crianças, avise-as sobre as normas e avisos para evitar desconfortos com os demais condôminos. Cuide também de seus pets e respeite as regras aplicadas nesses casos.

3. Utilize a tecnologia a seu favor para melhorar a comunicação

Com o isolamento social, o uso de diferentes tecnologias aumentou. Por isso, aproveitar para entrar nos grupos de WhatsApp do condomínio ajudará a receber comunicados e resolver diferentes questões de forma rápida e online.
Além disso, existe hoje o portal e o aplicativo do condomínio, em que você encontra diferentes ferramentas para facilitar a comunicação entre os condôminos, funcionários, síndico e administradora.
Dessa forma, fica mais fácil de agendar visitas de prestadores de serviços, realizar alterações de cadastro dos moradores, veículos, agendar mudanças, enviar mensagens para a portaria, etc.

4. Conte com uma administradora de condomínios

Uma administradora de condomínios gerencia questões administrativas, financeiras e corporativas. Por isso, contar com profissionais da área para ajudar fará com que todas as atividades fiquem muito mais práticas e bem resolvidas.
Além disso, contratar uma administradora de condomínios será mais econômico, pois há um planejamento financeiro de especialistas com projeções e relatórios em tempo real, terá mais produtividade nos serviços, economizará nos recursos e terá uma equipe sempre a disposição para auxiliar em diferentes assuntos.
Conte com o Grupo Graiche para melhorar a comunicação no condomínio, realizar administração condominial, locação e venda de imóveis.

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