Mobilidade impulsiona investimentos do mercado imobiliário

24 out 2022

4 min. de leitura

A mobilidade urbana tem sido considerada um importante diferencial para futuros moradores buscam bairros com mais opções de lazer, conveniência e fácil acesso aos pontos da cidade.

O mercado imobiliário é um dos setores econômicos que mais cresceu neste ano. Segundo os dados do Secovi-SP, até maio de 2022 os imóveis comercializados somaram 26.620 vendas, 15,2% a mais que no ano anterior.

Os novos empreendimentos imobiliários têm buscado otimizar a estrutura e o compartilhamento dos espaços coletivos, oferecer comércios em prédios de vocação mista ou até mesmo abrigar coworkings. Além da sustentabilidade, o mercado imobiliário incluiu mais alguns pontos a serem observados na comercialização de imóveis: o trânsito, a infraestrutura da região e incentivos à mobilidade compartilhada, como espaço para carros de aplicativo e recarga para bicicletas elétricas.

A localização sempre foi um fator decisivo para um comprador ou locatário ao procurar um imóvel. No entanto, aliada à boa localização, a mobilidade vem desempenhando um papel significativo. Com a pandemia e o isolamento forçado, as pessoas passaram a prestar mais atenção na forma de viver e morar, priorizando o bem-estar, conforto, tecnologia e praticidade.

Uma pesquisa realizada pelo Ibope apontou que, para o paulistano, o trânsito é o segundo maior problema da cidade de São Paulo. Afinal, ninguém mais quer perder tanto tempo para se deslocar de um ponto ao outro.

A mobilidade urbana como prioridade

Mobilidade Urbana é definida como a condição que permite o deslocamento das pessoas em uma cidade visando desenvolver relações sociais e econômicas. Ônibus, metrô, outros transportes coletivos e carros fazem parte das soluções de mobilidade. No dicionário, mobilidade significa “facilidade para se mover”. A ideia, então, é tornar esse movimento fluido e prático.

Na correria do dia a dia, morar em uma localização privilegiada, com fácil acesso a diversas opções de transporte, serviços e estruturas de comércio, cultura e lazer significa muito.

Mobilidade urbana, bem-estar e qualidade de vida domiciliar tornaram-se pontos importantes para quem mora na cidade, refletindo essas necessidades no mercado imobiliário, que vem se ajustando para atender às demandas dos compradores.

Empreendimentos imobiliários + Mobilidade Urbana

Diversos fatores influenciam o mercado imobiliário. Além das suas características, empreendimentos sempre visaram a localização. A mobilidade veio como um diferencial para ratificar o quão importante é estar estrategicamente localizado. E isso vale não só para as pessoas, como empresas e, é claro, suas residências.

Os investimentos públicos em infraestrutura, áreas verdes, lazer, cultura, mobilidade urbana, educação, saúde, segurança, entre outros, geram mais interesse aos futuros moradores, além de atrair mais investimentos do setor imobiliário para as regiões beneficiadas.

Esse potencial de crescimento, por exemplo, é percebido nas regiões às margens das linhas de metrô e trem, que estão atualmente entre as mais valorizadas de São Paulo. Basta uma caminhada no entorno das estações para notar dezenas de prédios em construção.

Isso acontece porque, ao estarem localizados em regiões mais acessíveis, atraem mais compradores para essas áreas. Somam-se a isso, as mudanças propostas pelo Plano Diretor para construções na cidade: edifícios altos só podem ser erguidos em áreas próximas do transporte público, como estações de metrô, trens e terminais de ônibus.

Essa tendência de exploração imobiliária já é consolidada no exterior. Em alguns países, linhas de metrô e trens já estão sendo construídas atreladas à implantação de novos bairros, com centros residenciais e comerciais, shoppings e galerias.

Além de impulsionar os negócios, gerando mais valor para bairros e estruturas, a tendência acaba também beneficiando os futuros moradores, que terão mais acesso a serviços, tornando seu dia a dia muito mais prático e fácil.

O Grupo Graiche está presente no mercado imobiliário há quase 50 anos. Se você está pensando em vender, comprar ou alugar um imóvel, nós podemos te ajudar. Fale com um de nossos corretores.

Imóveis
VOLTAR PARA NEWS