Coronavírus e isolamento domiciliar: dicas de como usar o tempo livre

29 de abril de 2020

Coronavírus e isolamento domiciliar

Separamos algumas dicas do que você pode fazer durante o período de isolamento por conta do coronavírus para tornar seus dias mais leves

O surgimento do novo Coronavírus trouxe um conjunto de sentimentos e sensações aos cidadãos do mundo inteiro. Por conta da gravidade da pandemia, o isolamento domiciliar foi recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e muitas pessoas tiveram que se adaptar à rotina de ficar mais tempo dentro de casa e ter muito tempo livre.

Nesse sentido, é comum que a saúde mental fique desestabilizada. Afinal, é uma situação inesperada, que provoca medo, angústia, cobranças e incertezas. No entanto, manter o controle emocional é indispensável para preservar a saúde e o bem-estar de todos. 

Diante disso, reunimos neste post dicas de como usar o tempo livre no período da quarentena e passar esses dias de um jeito mais leve e ameno. Veja!

Entenda que estamos todos na mesma situação

A pandemia do novo Coronavírus afetou o mundo inteiro. Diversos países estão em estado de alerta e muitas cidades estão em isolamento domiciliar. Nesse momento tão intenso, é importante lembrar que estamos todos juntos. Muitas famílias estão com medo, tiveram que mudar seus estilos de vida e estão se adaptando ao novo normal.

Por isso, é válido ressaltar que os cuidados que estamos tomando afetam a sociedade como um todo. Quando cada um faz a sua parte, as chances de sairmos dessa logo são grandes. Então, sempre que aquele sentimento de ansiedade bater, reflita que outras pessoas estão vivendo isso e a união faz toda a diferença nessa ocasião.

Cuide de sua saúde física e mental

Agora você já sabe que pensar positivamente e agir no coletivo é o primeiro passo para lidar da melhor forma com a situação do novo coronavírus. Vamos à próxima dica para aproveitar o tempo livre: cuidar do corpo. Aqui, vale tudo o que fizer você se sentir bem: exercícios físicos, ioga, meditação, alongamento… As opções são inúmeras. Para quem é iniciante, há muitas vídeo aulas em canais do Youtube.

Se você não tem costume de fazer esse tipo de atividade, comece aos poucos. Reserve, ao menos, 15 minutos do seu dia para alongar todo o corpo e fazer exercícios de respiração. Eles ajudam a acalmar e deixam o corpo mais relaxado. É sempre bom lembrar que exercícios físicos liberam endorfina, o hormônio responsável pela sensação de bem-estar. Então, vale a pena investir neles para fazer com que você se sinta bem e ainda cuide de sua saúde — essencial para este momento novo que estamos vivendo.

Vale frisar também que há atendimento psicológico online. Se você já faz acompanhamento, pode continuar de modo online. Se você não faz, existem algumas opções gratuitas, como o Bem Care, que auxilia a população nesse momento de coronavírus.

Faça uma maratona de filmes e séries

É claro que ler as notícias sobre o coronavírus é indispensável. Mas nem só de notícias ocupamos o nosso tempo. Além disso, é importante se desconectar um pouco, até mesmo para você focar em atividades mais prazerosas e tranquilas. A dica é você consumir conteúdos informativos em um único momento do dia. Assim, você ocupa o restante do tempo com algo para você, que faça você se sentir bem.

A dica, então, é fazer uma maratona daquela sua série favorita ou, até mesmo, é o momento de conhecer séries novas. Como estamos muito tempo em casa, dá para assistir a vários episódios seguidos, sem aquela angústia de esperar pelo próximo. Não é fã de séries? Que tal optar por um filme ou documentário? No Youtube há opções gratuitas para você explorar, aprender mais e se distrair.

Vá para a cozinha e faça o seu prato predileto

Estar em isolamento domiciliar não é tão simples quanto parece. Por isso, ocupar o tempo com atividades que lhe dão prazer é essencial para não alimentar sensações negativas. E por falar em alimentação e prazer, que tal ir para a cozinha e preparar a sua receita favorita? Se você tem crianças em casa, esse é momento perfeito de incluir todo mundo! Elas vão amar!

Se você não tiver todos os ingredientes, basta adaptar a receita. Há muitas dicas na internet de receitas fáceis, com poucos ingredientes, que são deliciosas. É a hora de incrementar aquele prato simples, como o macarrão, e adicionar ingredientes especiais, como queijo cheddar. Deixe a imaginação fluir e bom apetite!

Aprenda algo novo

Quem nunca quis aprender algo novo, como um idioma ou um instrumento musical, e se queixou da falta de tempo? Em época de isolamento domiciliar, essa é a hora de retomar essa vontade! Com a pandemia do novo coronavírus, muitas instituições de educação disponibilizaram gratuitamente uma série de cursos em diversos segmentos.

Aqui, a dica é fazer um pouco a cada dia. Assim, você se engaja mais rápido com o conteúdo e aprende diariamente. Em uma busca rápida em sites de pesquisa você encontrará muitas opções para ocupar o seu tempo livre de um jeito divertido, saudável e produtivo.

Manter uma rotina, mesmo dentro de casa, é parte essencial para aproveitar melhor o tempo livre. Tente acordar sempre no mesmo horário e vá dormir em um horário fixo para que você tenha uma boa noite de sono e descanso. A rotina fixa faz toda a diferença!

O novo Coronavírus impactou pessoas de diversos países. Como se trata de uma situação nova para muitas pessoas, é hora de nos unirmos. Se você está em isolamento domiciliar, siga as nossas dicas para aproveitar da melhor forma o seu tempo livre. Esperamos que tudo fique bem em breve, enquanto isso, vamos nos cuidar!

E você, gostou das dicas para usar tempo livre nesse momento de isolamento domiciliar por conta do coronavírus? Então, aproveite a visita em nosso blog e veja 6 séries incríveis para assistir em família!

 

Compartilhe:

Entre em Contato Conosco

São Paulo:
Atendimento - (11) 3145-1322
Comercial - (11) 3145-1300

Segunda a Sexta das 09:00 às 18:00 horas

Mogi das Cruzes:
Atendimento - (11) 4728-4359

Segunda a Sexta das 09:00 às 18:00 horas




A sua opinião é de grande interesse para a Graiche. Clique no botão abaixo e entre em contato por meio do nosso canal de atendimento.