Imóvel com mobília: o que muda no contrato de locação?
Em qualquer locação é preciso estar atento. Quando isso envolve imóvel com mobília é importante prestar atenção ao contrato de locação e o devido detalhamento dos laudos de vistoria inicial escrita e fotográfica.
Caso o contrário, você pode acabar tendo alguns problemas ao final do negócio.
Apesar de vantajoso, a existência de móveis exige manutenção e cuidados com a preservação. Afinal de contas, você não quer ter prejuízos e precisar arcar com dívidas que não são suas.
Dessa forma, trouxemos aqui alguns pontos para esclarecer questões sobre essa locação. Confira abaixo!
Qual a diferença no contrato de locação?
Por possuir itens do dono do imóvel, é necessário inserir cláusula específica sobre a mobília / eletrodomésticos / utensílios, bem como, elaborar laudo escrito e fotográfico detalhado, sinalizando sobre qualquer avaria identificada ou mudança nos itens. Todos os pontos precisam ser estabelecidos antes da locação. Isso evita possíveis problemas nos imóveis mobiliados.
A partir do dia em que o imóvel é alugado, a responsabilidade sobre os itens passa a ser do inquilino. Por isso, é função do corretor garantir que ele esteja de acordo com a Lei do Inquilinato, que é responsável por regular o mercado de aluguéis residenciais e comerciai, e possua o máximo de informações.
Durante a realização da vistoria inicial, é necessário que sejam observados os mais minuciosos detalhes. O locatário e o locador devem ter em mãos uma lista com a situação de tudo dentro do imóvel, apontando desde desgastes a problemas técnicos, relacionando a mobília, especificação de eletrodomésticos e utensílios disponíveis.
Assim, ao fim do contrato, durante a vistoria de entrega, a possibilidade de problemas sobre quem causou determinado problema fica menor. Além de todos os envolvidos terem em mãos um documento que certifica o estado inicial de cada item. Facilitando assim, a comprovação de responsabilidade do dano.
Quais são os pontos que merecem maior atenção durante a locação?
- Inicialmente, fazer uma vistoria criteriosa — escrita e fotográfica;
- Manter o proprietário informado sobre qualquer problema;
- Cuidar da manutenção e limpeza; e
- Contrato bem detalhado.
No fechamento de qualquer tipo de contrato, com móveis ou sem, o que predomina é o diálogo e um bom acordo para ambas as partes. Isso é imprescindível, para que se preserve a boa relação e tranquilidade durante o tempo de locação.
Para resolver questões como esta com mais tranquilidade, conte com uma assessoria especializada e um atendimento exclusivo da equipe Graiche Imóveis.