Você conhece os serviços de conveniência para os condomínios?
As mudanças que vêm acontecendo nos condomínios vão além de reformas estruturais. É importante como síndico estar atento às tendências do mercado, além de investir em tecnologia e oferecer serviços de conveniência que facilitam a gestão e valorizam o condomínio.
Em nosso artigo sobre modernizações no condomínio, que você pode acessar aqui, trouxemos quais estão em alta e como elas podem ser vantajosas.
Serviços especializados para os condomínios, que trazem comodidade e boas experiências aos moradores, são cada vez mais comuns. Agora, separamos alguns serviços de conveniência que buscam atender às novas demandas dos condôminos e proprietários e seu modo de vida “digitalizado”.
Confira abaixo quais os serviços de conveniência mais comuns nos condomínios:
1. Um novo Home office
O home office é um estilo de trabalho que veio para ficar. Moradores adeptos a essa modalidade, acabam sentindo falta de uma área adequada para realizar o seu trabalho e nem todos podem ter esse espaço a mais em casa.
Além de valorizar o condomínio, com serviços e tecnologias que facilitam o dia a dia de síndicos e moradores, o espaço pode contar com bancadas, mesas e itens que tornam o trabalho possível, como tomadas e internet de qualidade, e também mini lojinhas, com terceirização de insumos.
É cada vez mais comum também ver as áreas de coworking com terceirização de insumos, como empresas ligadas a suprimentos de escritório que fazem a gestão do fornecimento de papel, cartucho, impressora, manutenção etc.
2. Armários inteligentes
Com o grande aumento no número de delivery e compras on-line, a logística para organizar os pedidos que chegam na portaria do condomínio precisou se adaptar e melhorar.
Dessa necessidade surgiram os lockers ou armários inteligentes para entrega de comida, farmácia, e-commerce etc. Através dos armários inteligentes ficou mais fácil a organização da logística na portaria, facilitando tanto para os moradores quanto para os funcionários e diminuindo as possibilidades de erros.
3. Coleta Seletiva
O aumento nos hábitos de consumo dos moradores de condomínios fez aumentar consequentemente a quantidade de resíduos gerados por cada apartamento. Por isso, a gestão de resíduos ganhou ainda mais importância. Para atender essa necessidade, houve então o surgimento de empresas especializadas em desenvolver projetos e realizar a gestão da coleta seletiva para condomínios. Com esse serviço, é possível ter maior controle dos resíduos e da jornada do lixo, incluindo até benefícios para os envolvidos.
4. Lavanderia
As lavanderias compartilhadas também já são realidade nos condomínios. Enquanto alguns possuem sua área própria, há também empresas que oferecem esse serviço de conveniência para os empreendimentos, terceirizando a gestão.
Com a lavanderia compartilhada, as vantagens são diversas. Desde gerar economia de água e energia em até 65%, até segurança, já que evita aglomerações na área, pelo serviço ser feito por meio de agendamento prévio.
5. Serviços a domicílio e pay per use: manutenções, mudanças, pets, feiras, beleza
Há, cada vez mais, um crescimento em serviços que vão até os condôminos em sua residência ou que atendam nas áreas comuns do prédio. Alguns já faziam parte da rotina de quem mora em condomínio, porém com a pandemia, outros surgiram e ganharam força.
Hoje, as feiras estão indo para dentro dos condomínios, armando suas barraquinhas em espaços na área comum e levando produtos frescos.
Os serviços de conveniência para os pets também ganharam força com a pandemia. Os animais que eram levados até os pet shops, agora recebem o profissional em casa com hora marcada, mais conforto e segurança. Com essas vantagens, os condôminos se mostram dispostos a pagar pela comodidade. Os bichinhos também contam com o serviço de passeio, os conhecidos dog walkers.
Os serviços de manutenção e limpeza são oferecidos por algumas empresas que já possuem os profissionais certificados, como encanador, eletricista, montador de móveis etc. Ao solicitar o serviço, o cliente recebe orçamentos para escolher.
Há ainda um leque enorme de serviços pay per use: cuidados de beleza com cabeleireiro e manicure, personal trainer, recreação infantil, atividades esportivas, aulas de inglês e reforço e muito mais.
6. Minimercado e vending machines
Um dos serviços de conveniência mais comuns nos condomínios atuais é a presença de minimercados e vending machines. A busca por essas instalações já vinha crescendo e foi potencializada com a pandemia, a proposta que oferece itens básicos sem a necessidade de deslocamento e que podem funcionar 24 horas por dia veio para ficar.
Em tempos de rotinas corridas, a comodidade se torna uma prioridade na vida de todos. Como o assunto pode trazer algumas dúvidas quanto a sua instalação, confira o artigo em nosso blog sobre a implementação de uma loja de conveniência.
Além de todas as facilidades que os serviços de conveniência trazem para os condomínios, definitivamente a segurança, tanto para o morador quanto para o condomínio inteiro, pode ser uma de suas maiores vantagens.
Síndico, lembre-se, antes de realizar a implantação de qualquer um desses serviços, ouça a opinião da coletividade. Dependendo do tipo de serviço, das regras de utilização e pagamento, da área que será utilizada, bem como a alteração de destinação de determinada área comum, o assunto e suas nuances devem ser debatidos em uma Assembleia, para assim, acertarem todo o processo de implantação do serviço de interesse dentro da legalidade.
Gostou do conteúdo? Para estas e outras dicas sobre vida em condomínio, conte com a Graiche.