Ei, Síndico. Está na hora de planejar 2024!

12 jul 2023

5 min. de leitura

Um condomínio organizado faz diferença para que o resto do ano ocorra sem nenhum imprevisto por falta de planejamento

Com a chegada do próximo ano, é importante que os síndicos e administradores estejam preparados para enfrentar os desafios e buscar melhorias contínuas, a fim de manter a qualidade na prestação de serviços, a valorização, a harmonia entre os moradores e a satisfação geral no condomínio.

Por isso mesmo, fazer o planejamento da gestão do condomínio é essencial para estabelecer prioridades e ações estratégicas. Um bom planejamento proporciona uma visão ampla das necessidades do condomínio, permitindo uma gestão mais eficaz, transparente e participativa. Além disso, auxilia na antecipação de possíveis problemas e na adoção de medidas preventivas, contribuindo para a saúde financeira.

Qual a importância do planejamento anual do condomínio?

O planejamento anual desempenha um papel fundamental na gestão condominial. Ele traz organização, direcionamento, controle financeiro, melhoria nos processos e eficiência na administração.

Ao planejar com antecedência, é possível identificar possíveis problemas, evitando surpresas desagradáveis, principalmente nas questões como manutenção, segurança e inadimplência, entre outras.

É ele também que norteia a possibilidade de implementação de melhorias e reformas nas áreas comuns. O orçamento e controle financeiro possibilita que se considere as despesas e receitas esperadas, para tomar decisões mais assertivas conforme os recursos disponíveis.

O planejamento anual do condomínio é uma tarefa do síndico, mas isso não significa que ele precisa fazer tudo sozinho. Ele pode, e deve, contar com a ajuda da sua administradora, do conselho e outros condôminos que tenham conhecimento sobre o assunto.

O que priorizar ao fazer o planejamento anual do condomínio?

Ao realizar um planejamento anual para gestão, é preciso, antes de mais nada, entender a situação atual do condomínio, com uma revisão crítica do exercício do ano anterior. Isso inclui a análise dos resultados financeiros, se as atividades programas foram executadas, quais foram os problemas e imprevistos e se eles foram ou não solucionados. Com esses dados, é possível identificar quais áreas precisam de melhorias e quais ações devem ser tomadas.

Definição de metas e objetivos

Os objetivos devem ser claros e, se possível, mensuráveis. Essas metas podem incluir a redução de despesas operacionais, melhorias, projetos que ficaram engavetados por algum motivo, entre outros temas relevantes para o condomínio.

Orçamento financeiro

Após definir as metas e objetivos, é hora de começar a fazer o planejamento financeiro. É importante considerar todas as despesas fixas e variáveis, incluindo gastos com manutenção, funcionários, segurança, áreas de lazer, entre outros. Além disso, reserve um valor para possíveis imprevistos ou reparos emergenciais.

Melhoria na comunicação

Que tal buscar aprimorar os canais de comunicação com os condôminos? Nesse ponto, a tecnologia vem a ser uma grande aliada, com a utilização de meios digitais para disponibilizar informações relevantes para o condomínio.

Tecnologia e segurança

Além de permitir a comunicação digital, a tecnologia ainda traz outras vantagens para condomínios, simplificando processos, aumentando a eficiência e melhorando a qualidade de vida no condomínio.

A tecnologia também pode fazer a diferença no que se diz respeito à segurança: sistemas de alarme, monitoramento remoto e câmeras de vigilância são recursos tecnológicos essenciais para garantir a proteção e tranquilidade dos moradores.

Eventos e atividades

A participação dos condôminos nas realizações das metas e objetivos é essencial para uma gestão bem-sucedida. Por isso, preparar o cronograma de reuniões com antecedência fará com que todos possam participar. Uma outra ideia é criar eventos temáticos, ações solidárias e até atividades esportivas ou de lazer. Essas iniciativas contribuirão para fortalecer os laços entre os condôminos e criar um senso de comunidade.

Após o planejamento ser aprovação em assembleia, é hora de colocar o planejamento em prática. Algumas vezes, pode ser necessário fazer alguma alteração ou ajuste no plano. O ideal é realizar uma nova reunião para alinhar esses pontos, sempre mantendo os condôminos a par de toda situação. Manter um condomínio organizado colabora para uma boa convivência, além de deixá-lo mais agradável para todos os moradores e colaboradores.

Aproveite para baixar este e-book sobre previsão orçamentária. É só clicar aqui!

Gostou do conteúdo? Se precisar de ajuda, conte com a Graiche. Nosso papel é simplificar as tarefas e rotinas do síndico, trazendo as melhores ferramentas para exercer uma boa administração condominial.

Administradora de Condomínios
VOLTAR PARA NEWS