Novos protocolos nas áreas comuns de lazer. Fique atento(a)!

27 de novembro de 2020

áreas comuns de lazer

O novo coronavírus acabou fechando temporariamente diversos restaurantes, comércios e também as áreas de lazer dos condomínios. Após alguns meses, a flexibilização veio e diversos locais de convivência foram reabertos, inclusive, os espaços de lazer nos condomínios, porém com algumas novas regras.

É necessário conhecer os novos protocolos das áreas comuns de lazer para evitar qualquer descumprimento das regras impostas pelos condomínios. Para ficar por dentro desse assunto, continue a leitura do artigo!

Recomendações gerais:

  • Os novos protocolos (uso de máscaras nos ambientes comuns, distanciamento social e uso de álcool em gel) devem ser relembrados constantemente, por comunicados nas áreas comuns, nos canais digitais do condomínio, via e-mail e grupos de whatsapp.
  • Criar um cronograma de envio desses comunicados, principalmente antes dos finais de semana e próximos às datas de festividades.
  • É recomendado o uso de aplicativos para reservas de espaços, que podem ser configurados com limite máximo de pessoas e horários de agendamento reduzidos para organizar e facilitar a vida dos moradores.
  • Fazer enquetes com os moradores para saber a opinião da coletividade sobre a reabertura de espaços comuns, como salão de festas, churrasqueiras etc.
  • É bom ter um conhecimento/controle sobre os números de casos ativos no condomínio, para assim, alertar e reforçar os protocolos de segurança.

Áreas comuns de lazer cobertas

Em todas as áreas comuns do prédio e principalmente nas cobertas é obrigatório o uso de máscara por todos os moradores e funcionários. Também é preciso reservar o horário em alguns ambientes, como academia, playground e sala de jogos para respeitar o distanciamento social.

Além dessas orientações, a limpeza e a higienização em cada ambiente devem ter maior frequência e a utilização de produtos apropriados. Com isso, todo condomínio deve disponibilizar álcool gel em todos os ambientes, principalmente na saída de elevadores.

Áreas comuns de lazer descobertas

Nas áreas ao livre como piscina e quadra, o mesmo revezamento de pessoas das áreas cobertas deve ser feito. Lembrando sempre os(as) moradores(as) de manterem 1,5 metro de distância um do outro. Na piscina, por ser um local em que o uso de máscara não é feito, deve-se redobrar a atenção e os condôminos devem reservar o espaço com antecedência para não haver aglomerações.

Nas quadras, os moradores, principalmente as crianças, devem levar seus próprios brinquedos em vez de compartilhar com outras crianças e não pegar os disponibilizados pelo prédio. Nesses espaços, mesmo sendo ao ar livre, o mesmo procedimento dos ambientes cobertos deve ser feito: aplicar a utilização obrigatória de máscara, limitar o número de moradores(as) de apartamentos diferentes no mesmo local e uma limpeza e higienização mais frequente.

Para utilizar os parquinhos ao ar livre, as crianças devem estar de máscara e respeitando o número máximo permitido no ambiente. Após o uso também é necessária a limpeza e higienização em todos os brinquedos.

Espaços de festividade

O ideal é fazer uma pesquisa/enquete com todos os condôminos antes de qualquer decisão de reabrir essas áreas, como salão de festas, churrasqueiras e espaços gourmet.

Alguns condomínios estão liberando as áreas comuns de lazer, como salão de festas, churrasqueiras, utilizando os protocolos adequados somente para a entrada de moradores, com limite de pessoas, a utilização de máscaras e o uso do álcool em gel.

Salão de beleza e SPA com massagem

No caso de áreas comuns de lazer onde há profissionais para executar um serviço, deve ser seguido um horário de atendimento para cada morador(a) e com espaçamento entre cada cliente.

O ambiente deve ter álcool em gel, os colaboradores e moradores devem utilizar máscara e evitar o pagamento em dinheiro. Também é ideal utilizar protetores nos sapatos para evitar que a contaminação da rua ou das áreas comuns de lazer entre no ambiente fechado.

Alguns condomínios também optaram por não reabrir suas áreas comuns de lazer. Um dos motivos é que por conta dos moradores idosos, considerados do grupo de risco.

Outro motivo é que, em alguns condomínios, a maioria dos condôminos optou por não reabrir as áreas de lazer por prevenção, entendendo que ainda é preciso praticar o isolamento social.

Agora, precisamos entender que a pandemia ainda não chegou ao fim e é preciso ter bastante cuidado. É possível manter sua rotina de forma adaptada para proteger você e todas as outras pessoas, principalmente em seu condomínio.

Então, conseguiu entender quais são os novos protocolos nas áreas comuns de lazer? Cuide-se e aproveite para conferir dicas essenciais para cuidar da área comum.

Compartilhe:

Entre em Contato Conosco

São Paulo:
Atendimento - (11) 3145-1322
Comercial - (11) 3145-1300

Segunda a Sexta das 09:00 às 18:00 horas

Mogi das Cruzes:
Atendimento - (11) 4728-4359

Segunda a Sexta das 09:00 às 18:00 horas




A sua opinião é de grande interesse para a Graiche. Clique no botão abaixo e entre em contato por meio do nosso canal de atendimento.



Escreva-se para nossa newsletter
Inscrever