Maio Amarelo: respeito às leis de trânsito dentro e fora do condomínio

13 de maio de 2022

Maio Amarelo - respeito às leis de trânsito dentro e fora do condomínio

O Maio Amarelo é um movimento internacional que promove a conscientização para redução de acidentes de trânsito. A campanha faz uso da cor amarela que simboliza atenção e é a sinalização de advertência no trânsito.

Dados do Registro Nacional de Acidentes e Estatísticas de Trânsito (RENAEST), da Secretaria Nacional de Trânsito, apontam que em 2021, foram 11.647 mortes no trânsito. O número de acidentes, no ano passado, foi de 632.764 registros.

Para chamar a atenção para essa grave situação, o movimento Maio Amarelo pretende colocar em pauta o tema da segurança viária e mobilizar toda a sociedade, envolvendo os mais diversos segmentos – órgãos de governos, empresas, entidades de classe, associações, federações e sociedade civil organizada – para efetivamente discutir o tema, engajar-se em ações de educação e promoção e assim propagar o conhecimento, abordando toda a amplitude que a questão do trânsito exige, nas mais diferentes esferas.

É unânime que o trânsito precisa e deve ser seguro para todos em qualquer situação. E para isso, o respeito às leis de trânsito deve ocorrer dentro e fora do condomínio.

O que o condomínio precisa fazer?

Diversos condomínios de casas ou edifícios são como cidades, possuindo suas próprias vias de trânsito. Assim, o trânsito interno tem sido um dos grandes transtornos condominiais da atualidade.

É fundamental que a gestão do condomínio instale sinalização adequada – visando evitar qualquer tipo de acidente – informando todas as questões normativas que as pessoas devem seguir, quando estão dentro dos condomínios, como também ter câmeras a fim de, caso ocorra algum problema, ser possível identificar o infrator.

Dicas valiosas para a segurança no trânsito do condomínio

Separamos algumas dicas essenciais para administrar o espaço da garagem e a área de trânsito de veículos de forma eficiente, de modo a garantir o bom convívio entre moradores.

# Regras acessíveis a todos

Qualquer norma que dispõe sobre o uso da garagem do condomínio e o trânsito interno pode estar disposta na convenção e principalmente no regimento interno. Entre essas normas podem estar as reservas de vagas para deficientes e idosos ou sobre a possibilidade de utilizar a vaga para estacionar bicicletas e penalidades para quem desobedecer às orientações. O mais importante é que os documentos se mantenham sempre atualizados e transmitam de forma clara e acessível todos os direitos e deveres dos condôminos.

# Respeito ao limite de velocidade

É comum encontrar moradores que transitam em alta velocidade pelo condomínio. Desse modo, é essencial que a administração crie cartazes e comunicados com a velocidade máxima permitida e as penalidades de quem desrespeitar as regras. Afinal, é dever da gestão garantir a segurança dos condôminos.

# A garagem do condomínio não deve servir como depósito

Para manter a garagem do condomínio segura para todos, é fundamental que o espaço seja utilizado somente com a finalidade para a qual foi construído, ou seja, guardar veículos.

Pois, dependendo do que estiver guardado no local, há riscos de danificar automóveis ou de moradores e funcionários do condomínio acabarem se ferindo. Consulte seu regulamento interno para mais informações e detalhes sobre o seu condomínio.

# Os veículos devem respeitar a demarcação das vagas

Um dos principais motivos de conflitos entre condôminos envolvendo a garagem do condomínio é a respeito de veículos estacionados fora da demarcação da vaga. A atitude prejudica moradores no momento de manobrar o automóvel, além de ocupar indevidamente o espaço alheio. Por isso, é papel da administração conscientizar a todos sobre a importância de estacionar corretamente para, assim, evitar possíveis desentendimentos.

# Cuidado com a circulação de crianças

A garagem ou o estacionamento de um condomínio pode ser um lugar perigoso para as crianças. Especialmente, em empreendimentos que não possuem playgrounds ou áreas específicas para essa faixa etária, é comum que brincadeiras venham em diferentes áreas do condomínio, incluindo a garagem.

Porém, é de se imaginar, que tal atitude gere riscos de acidentes. Portanto, é indicado que a administração se posicione a respeito e gerencie as normas de circulação, de forma a garantir a segurança.

# Use a tecnologia como aliada

Os recursos tecnológicos voltados para o controle de acesso são ótimos aliados da gestão condominial. Isso porque eles otimizam entradas e saídas e realizam registros que acompanham todas as movimentações, contribuindo para uma administração mais eficiente da garagem do condomínio. Portanto, vale a pena pesquisar e investir em sistemas modernos que tragam comodidade tanto para os moradores quanto para os gestores.

Por meio de dicas simples, a gestão condominial garante a segurança e a harmonia necessárias para o bom funcionamento do empreendimento.

Você pode levar essas dicas para o seu condomínio e passar as boas práticas a diante, basta baixar o material com estes importantes avisos que disponibilizamos prontos para imprimir:

Maio Amarelo – Dicas para a segurança no trânsito do condomínio – Download

 

E aí, gostou do conteúdo? Conseguiu compreender melhor a importância do movimento Maio Amarelo? Se quiser saber ainda mais, acesse: www.maioamarelo.com

Para estas e outras dicas sobre vida em condomínio, conte com a Graiche.


Compartilhe:



Entre em Contato Conosco



São Paulo:
Atendimento -
(11) 3145-1322
Comercial - (11) 3145-1300

Segunda a Sexta das 09:00 às 18:00 horas

Segunda a Sexta das 09:00 às 18:00 horas



A sua opinião é de grande interesse para a Graiche. Clique no botão abaixo e entre em contato por meio do nosso canal de atendimento.














Mogi das Cruzes:
Atendimento -
(11) 4728-4359