Boa vizinhança: saiba como ter uma boa convivência em condomínio

29 de março de 2021

convivência

Ter conflitos com vizinhos é algo bem comum, mas pode ser facilmente evitado. Ao morar em condomínio é preciso ter ainda mais cautela para que a boa convivência prevaleça. Caso ocorram problemas sérios, a justiça pode ser acionada para interferir na situação, mas ninguém deseja que chegue a esse ponto, não é mesmo?

Para que isso não ocorra, o ideal é entender quais são as normas do condomínio e praticar algumas atitudes de boa convivência. Se você tem alguns conflitos e não sabe bem como resolver ou quer evitar futuros contratempos, continue a leitura deste post para conferir algumas dicas!

Pratique gentilezas e seja educado(a)

Parece óbvio, mas para muitas pessoas ainda é difícil ser educado e gentil com o próximo. As atitudes básicas são sempre realizar as saudações aos demais moradores e colaboradores do condomínio, como “Bom dia”, “Boa tarde” e “Boa noite”.

Além disso, oferecer ajuda, caso seja solicitada, também fará com que a boa convivência permaneça no edifício. Durante a pandemia, a solidariedade com moradores idosos foi vista ao redor do mundo.

Você pode se oferecer para realizar as compras do mercado de um(a) vizinho(a), por exemplo, fazendo com que pessoas do grupo de risco se protejam ainda mais da COVID-19.

Respeite as regras condominiais para boa convivência

Essa dica é essencial para manter a harmonia nos condomínios, pois quando todos praticam o respeito em prol do coletivo, a satisfação é ainda maior. Informar-se sobre as normas do condomínio e obedecê-las é obrigação de cada morador.

Saiba quais são os horários para realizar mudanças e reformas, como realizar a identificação de visitantes, quais as normas para as áreas comuns, etc. Confira o regulamento interno no portal da sua administradora ou solicite ao síndico ou zelador do seu condomínio.

Cuidado com barulho excessivo no condomínio

Com certeza, você acha ruim ruídos de móveis sendo arrastadas, músicas ou conversas em volumes mais altos, né? Seu vizinho também!

O barulho acima dos níveis ideais no condomínio pode prejudicar o convívio, o descanso e até o home office. Quando ficamos mais atentos às nossas atitudes diárias, colaboramos para que todos possam se sentir bem em casa.

Cumpra com os protocolos de precaução a COVID-19

Não faça aglomerações nas áreas comuns do condomínio e respeite os protocolos de precaução à COVID-19. Lembre-se: música, tom de voz alto e barulhos em geral devem ser evitados de manhã e de noite para que não ocorram multas.

No item acima citamos a necessidade de respeitar as medidas de precaução ao coronavírus. Após um ano de pandemia, é importante relembrar quais são as principais:

  • utilize máscaras que protegem o nariz e a boca;
  • mantenha a distância de no mínimo dois metros das pessoas em lugares públicos;
  • lave as mãos com sabão frequentemente;
  • utilize álcool em gel quando não puder lavar as mãos;
  • não realize aglomerações e evite-as;
  • evite tocar nos olhos, nariz e boca;
  • cubra a boca com o antebraço ao tossir e espirrar;
  • fique em casa caso sinta indisposição;
  • procure atendimento médico se tiver febre, tosse e dificuldades para respirar;
  • higienize suas compras e demais itens encomendados;
  • realize compras online para maior segurança.

O(a) síndico(a) deve intervir para que não ocorram conflitos e todos os lados fiquem satisfeitos. Ressaltar quais são as normas do condomínio, advertir caso seja necessário, utilizar da mediação de conflitos e até mesmo, em alguns cenários, envolver profissionais do ramo jurídico fará com que os problemas sejam resolvidos de forma adequada.

Então, está pronto(a) para praticar a boa convivência em condomínio? Conte conosco para ajudar a manter a organização com uma boa administração!


Compartilhe:



Entre em Contato Conosco



São Paulo:
Atendimento -
(11) 3145-1322
Comercial - (11) 3145-1300

Segunda a Sexta das 09:00 às 18:00 horas

Segunda a Sexta das 09:00 às 18:00 horas



A sua opinião é de grande interesse para a Graiche. Clique no botão abaixo e entre em contato por meio do nosso canal de atendimento.














Mogi das Cruzes:
Atendimento -
(11) 4728-4359

Escreva-se para nossa newsletter
Inscrever