5 brincadeiras infantis para entreter as crianças que moram em condomínio

20 de abril de 2020

CRIANÇAS QUE MORAM EM CONDOMÍNIO

Confira ideias bem legais para se divertir com as crianças dentro de casa!

As brincadeiras infantis, além de divertidas, são ótimas para estreitar o relacionamento dos filhos com os pais ou, até mesmo, com outras crianças. São atividades que estimulam a criatividade, desenvolvem a inteligência corporal, exercitam a coordenação motora e treinam a musculatura do corpo. Os benefícios são inúmeros!

As crianças que moram em condomínio, no entanto, podem se sentir limitadas a praticar algumas brincadeiras. Inclusive, por conta da quarentena, muitas famílias estão passando mais tempo dentro de casa, há crianças que já estão de férias. Então, pode ser complicado ter criatividade para o entretenimento. Reunimos neste post 5 brincadeiras infantis para crianças de condomínio. Anote as dicas e prepare-se para se divertir!

1. Massinha de modelar caseira

Uma das brincadeiras infantis mais antigas e legais que existem, sem dúvidas, é a massinha de modelar. Com ela é possível fazer bonequinhos, casinhas, pratos culinários… Hoje em dia, há inúmeras opções de massinha de modelar no mercado, que vão desde cores neon até versões com glitter. Mas, se você não tiver essa massinha em casa, nós ensinamos uma receita simples e rápida para você se divertir com a criançada!

Você só precisa de uma xícara e meia de água, três colheres de farinha de trigo, uma xícara de sal, três colheres (sopa) de óleo e corante alimentício (opcional). A receita é bem fácil de fazer, dá até para chamar a criança para participar desse processo. Em uma vasilha, misture a farinha e o sal. Em seguida, despeje a água e o óleo. Misture bem até que a massa solte dos dedos. Se desejar (e tiver) adicione algumas gotas de corante e pronto! Usem a imaginação! 

2. Jogo da memória educativo

A próxima atividade para crianças que moram em condomínio é o famoso jogo da memória. Aqui, ele ganhou a versão educativa. Assim, a criança se diverte e ainda aprende: junção perfeita, não é mesmo? O mais legal é que dá para brincar individualmente ou com alguém, nós sugerimos a atividade em grupo, assim, todo mundo interage!

Imprima fotos pequenas de diversos monumentos históricos. Espalhe as figuras e tente, com a criança, adivinhar os pares. Ao acertarem, tentem falar informações sobre o lugar: onde ele fica, o que tem de interessante no país dele, etc. Se preferir, imprima palavras em inglês, fotos de animais, estados brasileiros… Dá para variar bastante nessa atividade para não enjoar!

3. Amarelinha

Pular amarelinha ajuda a criança a ter consciência corporal e desenvolver a noção espacial, e é por esse motivo que ela está em nossa lista de brincadeiras infantis. O objetivo principal é passar por todos os números até chegar ao “céu”, que fica na outra extremidade. É muito comum vermos a amarelinha em áreas abertas, mas também dá para se divertir dentro de casa.

Nós trouxemos duas ideias para montar uma amarelinha dentro de casa. A primeira é a partir de um tapete comprido e estreito — se ele for escuro é melhor ainda porque dá tanto para riscá-lo com giz quanto para fazer o desenho com fitas brancas. A próxima ideia é fazer a amarelinha diretamente em um chão liso, também com o auxílio de uma fita crepe. Depois de montar a estrutura, é só escolher um objeto pequeno para marcar o número e pular!

4. Cabaninha

A próxima brincadeira está no imaginário e/ou nas lembranças de muitos adultos! Brincar de cabaninha é uma forma de explorar a imaginação e até mesmo de se conectar com os pequenos. Para as crianças que moram em condomínio pode ser ainda mais legal porque a cabaninha vira uma extensão do playground em dias em que ele não pode ser utilizado.

É bem simples de executar e dá para criar a tenda de vários jeitos. A opção que trouxemos em nossa lista de brincadeiras infantis é com barbante, colchão e cobertor. Posicione o colchão no local em que ficará a cabaninha, ele será o chão. O barbante, que precisa ser longo e resistente, será a estrutura do teto. Estique e prenda-o de ponta a ponta, como da porta do quarto até a janela, na altura em que desejar. Por fim, coloque o cobertor ou o edredom por cima do barbante. Prenda a ponta do cobertor que restou debaixo do colchão, estruturando o teto. Se desejar, luzinhas, estilo pisca-pisca, são bem-vindas!

5. Boliche

Que tal estimular a coordenação motora da criança? Com esse boliche improvisado, a diversão será certa. As possibilidades também são inúmeras. Dá para fazer os pinos com garrafas pet vazias, rolos de cartolina ou, até mesmo, de papel higiênico. 

A bola pode ser a que você tiver em casa mesmo, mas também dá para fazer uma bola de meias ou usar a do bichinho de estimação. Posicione os “pinos” , prepare o placar e pronto! Divirtam-se juntos!

As crianças que moram em condomínio, muitas vezes, ficam limitadas apenas ao playground/salão de jogos do prédio. Em época de pandemia, ficar muito tempo dentro de casa pode fazer com que a criança fique entediada. Aproveitar esse momento para se distrair e aprender pode ser bem válido. Deixar a imaginação fluir para propor brincadeiras infantis que possam ser feitas dentro de casa é uma forma de sair do tédio, afastar a preguiça e colocar a família toda para participar e se divertir!

E você, gostou das 5 brincadeiras infantis que citamos neste texto? Nós esperamos que sim! Aproveite que está em nosso blog e leia sobre um assunto importante: saiba como proteger o condomínio do COVID-10!

 

 

Compartilhe:

Entre em Contato Conosco

São Paulo:
Atendimento - (11) 3145-1322
Comercial - (11) 3145-1300

Segunda a Sexta das 09:00 às 18:00 horas

Mogi das Cruzes:
Atendimento - (11) 4728-4359

Segunda a Sexta das 09:00 às 18:00 horas




A sua opinião é de grande interesse para a Graiche. Clique no botão abaixo e entre em contato por meio do nosso canal de atendimento.