Seu condomínio está preparado para o período de férias?

13 de dezembro de 2019

Seu condomínio está preparado para o período de férias

Iniciativas simples podem tornar as férias no condomínio mais seguras e divertidas

Muitas famílias optam por morar em condomínios em busca de tranquilidade e maior qualidade de vida. Para quem tem crianças, inclusive, é uma alternativa bastante segura e que garante o estilo de vida procurado.

O período de férias escolares, especialmente, é um dos que mais exigem atenção por parte do síndico, afinal, as crianças passam a maior parte do tempo nas áreas de lazer e, por isso, é essencial ter mais cuidado com alguns fatores para proporcionar um ambiente seguro para as brincadeiras dos pequenos.

É importante lembrar também que durante esta época há um número maior de crianças circulando nas áreas sociais e é preciso redobrar os cuidados, principalmente em relação aos elevadores, portaria, garagem, escadaria, piscina e áreas de acesso restrito como caixas d’água e casa de máquinas. O condomínio pode reforçar essas orientações por meio de cartazes ou circulares para os responsáveis.

Como síndico, portanto, é fundamental estar preparado e entender as questões que envolvem os menores neste ambiente coletivo.

Também é possível aproveitar as férias para promover novas atividades para a criançada, mas, nem sempre há opções de lazer disponíveis nas áreas comuns do condomínio, como playground, salão de jogos espaços ao ar livre e quadras esportivas. Portanto,  use a criatividade para conseguir entreter as crianças de forma divertida.

Os pequenos devem poder aproveitar os espaços enquanto se divertem, mas isso não pode significar incômodo para quem não tem filhos.

Para lidar com a situação, em especial, na época das férias, veja algumas iniciativas que podem ajudar na boa convivência e ainda divertir as crianças no seu condomínio:

Criação de uma comissão infantil no condomínio

Incentive as crianças a decidirem o que pode ser feito para melhorar e também sugerir atividades. Além de divertido, irá trazer lições de convivência, responsabilidade, cidadania e ajudar na formação das crianças.

Aumente a atratividade das áreas para as brincadeiras

Uma das melhores maneiras de garantir a boa convivência com crianças nos condomínios ter espaços determinados para recreação, assim  fica mais fácil controlar e evitar problemas.

Reorganize o playground e pense até em criar decorações temáticas. Se os pais puderem ajudar, fica mais simples deixar o ambiente divertido e agradável para todos que o frequentam. Muitas vezes, nem é necessário gastar muito dinheiro, pois alterações simples já fazem diferença para os mais jovens.

Crie atividades especiais em certos períodos

Também é interessante elaborar brincadeiras e estabelecer um calendário especial de ações. É possível pensar em contratar um recreador infantil para determinados dias ou aprimorar o espaço no playground. Para todo o ano, vale criar uma biblioteca com doações dos próprios pais e até oferecer jogos de tabuleiros, que diminuem os riscos de ocorrências indesejadas.

Caso você ainda não saiba como entreter as crianças do seu condomínio durante este período, nós temos mais algumas dicas com atividades que podem ser realizadas nas áreas comuns e que garantem férias inesquecíveis. É estimulante fazer com que as crianças brinquem de uma forma saudável e ativa.

  • Piquenique com os vizinhos – Esta é uma ótima dica para todos os condomínios. Cada família prepara um prato ou bebida. É uma excelente oportunidade de envolver a criança na preparação, além de ensinar a importância de compartilhar e de socializar.
  • Curso de culinária na área gourmet – Para os empreendimentos que possuem espaço gourmet comum, uma ideia bacana é criar atividades culinárias com receitas fáceis e deixar a criançada colocar a mão na massa.
  • Gincana solidária – Outra ideia é envolver a criançada em uma gincana com a arrecadação de mantimentos e roupas para doação para entidades carentes.
  • Teatrinhos infantis – Teatrinho de fantoche é uma excelente opção. As crianças podem ser envolvidas desde a confecção de fantoches com feltro até a elaboração da história que será apresentada, despertando o lado criativo de cada um.
  • Jardinagem e plantação – Crianças que vivem em cidades grandes dificilmente têm oportunidade de ter contato com a natureza. A atividade pode ser feita com plantas pequenas ou até mesmo com um feijão no algodão.
  • Tarde de jogos musicais – Brincadeiras de roda, músicas folclóricas, concurso de karaokê, paródias, versinhos… são muitas opções!

Mais uma vez, essas medidas têm que ser aprovadas em assembleia, especialmente, se exigirem algum tipo de investimento. Como resultado, os pequenos se divertem ainda mais e conseguem conter toda a empolgação em outras áreas.

Com os cuidados certos com as crianças em condomínios, é possível aperfeiçoar a convivência e a qualidade de vida de todos. Não se esqueça de considerar as responsabilidades dos pais e do síndico. Comece a implantar as mudanças para um convívio melhor!

Gostou dessas dicas? Para ficar sempre por dentro das informações e das novidades sobre a atuação nos condomínios, conte com a Graiche.

 

Compartilhe:

Entre em Contato Conosco

São Paulo:
Atendimento - (11) 3145-1322
Comercial - (11) 3145-1300

Segunda a Sexta das 09:00 às 18:00 horas

Mogi das Cruzes:
Atendimento - (11) 4728-4359

Segunda a Sexta das 09:00 às 18:00 horas




A sua opinião é de grande interesse para a Graiche. Clique no botão abaixo e entre em contato por meio do nosso canal de atendimento.