Dicas de manutenção do condomínio no período pós-chuvas

23 mar 2023

4 min. de leitura

Conheça algumas dicas que vão te ajudar a identificar e reparar os danos causados pela chuva e deixar a manutenção do seu condomínio em dia

A chegada do outono entre os meses de março e abril marcam o fim das chuvas de verão, que costumam causar transtornos nos centros urbanos e em condomínios pelo país. Feitas de uma combinação entre calor e umidade, a intensidade dessas chuvas pode causar de alagamentos a ventos fortes que derrubam árvores e podem atrapalhar o dia a dia de qualquer condomínio.

Por isso, com o fim do período chuvoso, é a hora de reparar os danos causados pela chuva, além de identificar possíveis falhas causadas pelo tempo chuvoso e preparar o seu condomínio para o próximo período de chuvas.

Para te ajudar nessa tarefa, separamos algumas dicas de manutenção do que fazer no condomínio no período pós-chuvas. Confira!

Faça uma vistoria no condomínio

O primeiro passo na hora de planejar a manutenção do para o período pós-chuvas é fazer uma vistoria em todas as áreas comuns do condomínio. Com a análise de um profissional capacitado, deve-se verificar a existência de infiltrações, rachaduras, telhas soltas, entre outros danos causados pelas chuvas. Faça também a revisão do gerador e de todo o sistema de iluminação de emergência.

Com base nos problemas identificados durante a vistoria, é possível elaborar um plano de manutenção eficiente para garantir que o condomínio esteja pronto para enfrentar as próximas chuvas.

Faça os reparos necessários

Após identificar os danos causados pelas chuvas, é hora de fazer os reparos. Os ajustes necessários devem ser feitos o mais rápido possível, para evitar maiores danos às estruturas e garantir a segurança dos moradores.

É importante limpar todos os ralos, calhas e o térreo, além de verificar a saúde das árvores e arbustos, acionando a Prefeitura caso haja risco de queda.

Verifique o sistema de drenagem

Limpe a tubulação de água e esgoto, caixas de esgoto, drenos e ralos, deixando todas as saídas livres e evitando problemas nas áreas comuns ou nos apartamentos dos andares inferiores.

O sistema de drenagem é fundamental para evitar problemas causados pelas chuvas. Verifique se as calhas e os ralos estão limpos e desobstruídos, para que a água da chuva possa ser escoada corretamente. Além disso, verifique se as bombas de água estão funcionando corretamente, para garantir que a água seja drenada de forma eficiente.

Prepare-se para o próximo período de chuvas

Além de fazer os reparos necessários e investir em medidas preventivas, é importante que o condomínio esteja preparado para o próximo período de chuvas. Verifique se há equipamentos de proteção disponíveis, como guarda-chuvas e capas de chuva, para os funcionários que trabalham ao ar livre. Além disso, é importante que o condomínio tenha um plano de emergência para lidar com situações de enchentes e deslizamentos.

Conte com uma administradora de condomínios

Para garantir uma manutenção segura e eficiente do seu condomínio, conte com profissionais experientes para encontrar as melhores soluções, da vistoria aos reparos e a preparação para imprevistos no futuro. A Graiche é referência em administração de imóveis e cuida de todos os ciclos do seu imóvel, com assistência para vistorias e realizando planejamentos a longo prazo que descomplicam a manutenção e mantém seu condomínio seguro. Para facilitar a gestão do seu condomínio, conte com a Graiche.

Se está procurando uma opção de confiança e com especialistas no assunto, confira os serviços de administração condominial oferecidos pelo Grupo Graiche

VOLTAR PARA NEWS