Qual a diferença entre uma administradora de imóveis e uma administradora digital?

16 mar 2023

5 min. de leitura

Administrar o aluguel do seu imóvel é um processo que exige dedicação e cuidados. Com a existência de diferentes procedimentos, com trâmites financeiros, operacionais e solução de conflitos, a relação entre proprietário e inquilino exige tempo e energia. A administração do patrimônio é uma prioridade extremamente relevante para quem tem um imóvel, então a responsabilidade é grande.

Foi para resolver essas questões que surgiram as administradoras de imóveis, que prestam assessoria a proprietários e investidores para cuidarem de seus imóveis com excelência.

Além delas, surgiram nos últimos tempos as chamadas proptechs, administradoras digitais que lidam com esse tipo de serviço à distância, através da internet. Essa modalidade é relativamente nova, ainda em amadurecimento, oferecendo mais riscos relacionados à falta de experiência no mercado.

Mas você sabe qual a diferença entre uma e outra? Leia e fique por dentro de como as administradoras de imóveis e as administradoras digitais atuam na hora de administrar o aluguel e a venda de um imóvel.

Afinal, o que faz uma administradora de imóveis?

A administração de imóveis cuida de todo o processo de locação e também da administração do contrato de aluguel dos seus imóveis, funcionando como uma intermediária entre locador e locatário. Dando o auxílio essencial para deixar o imóvel regularizado e com características atrativas para moradia.

O serviço inclui a gestão do contrato de aluguel, negociações e todo o respaldo jurídico, com uma equipe especializada que trabalha para diminuir riscos, burocracias e solucionar problemas e dúvidas de forma prática e rápida.

Em resumo, ela otimiza processos com mais responsabilidade. 

Vantagens de contratar uma administradora de imóveis

Com uma administradora de imóveis, você conta com muitas vantagens:

# O proprietário e locatário contam com uma equipe de profissionais especializada e disponível para atender.

# A administradora analisa e vistoria o imóvel, deixando regularizado e com características atrativas para moradia, venda e aluguel.

# A administradora propõe possíveis mudanças e deixa tudo documentado e detalhado com fotos para inserir no contrato de locação.

# A administradora fica responsável pelo contrato e também pelo controle dos pagamentos de aluguéis, encargos, despesas condominiais (se houver), impostos e taxas sobre o imóvel.

# Anualmente, o valor do aluguel é atualizado e a administradora também realiza essa atualização de acordo com o valor do mercado. Ou seja, seu controle financeiro é realizado por profissionais!

# Respaldo jurídico no caso de inadimplência e ação de despejo.

# Por fim, um grande atrativo das administradoras de imóveis é a credibilidade investida. Ao contar com profissionais que têm experiências com esse tipo de gestão, os conflitos são resolvidos de maneira mais objetiva e especializada possíveis.

O que é uma proptech?

Nos últimos anos, têm se tornado comum o surgimento das chamadas proptechs: startups digitais que realizam funções similares à das administradoras de imóveis. Estas plataformas também agem como intermediárias entre locatário e locador, porém com um foco maior nas soluções digitais. O termo proptech é uma abreviatura de “property technology”, que em inglês significa “tecnologia imobiliária”.

Por fazerem parte de um mercado relativamente novo, algumas startups que trabalham com a administração digital de imóveis ainda funcionam em caráter experimental. A modalidade de trabalho através do digital também privilegia a longa distância e os protocolos do atendimento à distância, deixando em segundo plano o atendimento humanizado e face a face que as administradoras tradicionais oferecem.

Contratar uma proptech pode trazer alguns riscos para a administração dos seus imóveis. Por se tratar de startups, geralmente são empresas em fase inicial de desenvolvimento, com recursos limitados e com pouca experiência para lidar com as responsabilidades exigidas pela gestão imobiliária. Isso pode resultar em problemas de qualidade, entrega e gestão, afetando uma função de grande responsabilidade como administrar um imóvel.

Algumas dessas empresas são criticadas por focarem exclusivamente em capturar leads, ou seja, potenciais clientes para seus serviços. Além disso, as proptechs podem não investir adequadamente em suporte e atendimento ao cliente, pela falta de um atendimento mais humanizado, o que pode afetar negativamente a experiência do usuário.

Administradora de imóveis e proptech: como escolher?

Embora as duas exerçam funções parecidas de desburocratização e mediação de conflitos, as proptechs funcionam com o digital em primeiro plano, enquanto as administradoras de imóveis contam com um aporte técnico e humano maior.

A experiência também é um fator de diferenciação: ao contrário das proptechs, que são mais novas no mercado, administradoras de imóveis têm décadas de experiência na área e por contar com um suporte mais humanizado, as avaliações de usuários costumam ser mais positivas, gerando uma relação de confiança com os proprietários.

Se o que você precisa é de uma gestão especializada e humanizada para facilitar a sua vida, uma administradora tradicional de imóveis é a melhor recomendação. E para isto, você pode contar com a Graiche.

No mercado imobiliário desde 1974, a Graiche está presente em todas as etapas do ciclo de vida de um imóvel, assessorando proprietários e investidores a cuidarem de seus imóveis com excelência.

Como administradora de imóveis, a Graiche presta suporte na hora de investir, alugar ou vender imóveis, e conta com algumas vantagens:

•  Controle financeiro

•  Respaldo jurídico

•  Vistoria criteriosa

•  Atendimento personalizado e humanizado

•  Inovação e tecnologia

Conheça o serviço de administração de imóveis da Graiche e encontre a solução ideal para as suas necessidades!

VOLTAR PARA NEWS