Como organizar um evento de Carnaval no seu condomínio

9 fev 2023

6 min. de leitura

Não é só na rua que tem marchinha… Saiba como organizar uma festa de Carnaval no seu condomínio e divertir todo mundo

Uma das épocas mais animadas do ano está chegando: estamos falando do Carnaval, que este ano acontece no dia 21 de fevereiro. Além das folias que contagiam e invadem as ruas, muitas festas particulares também acontecem, inclusive nos condomínios. Neste último caso, é uma oportunidade bacana para reunir os moradores, ampliar as relações, colocar a conversa em dia e criar um momento descontraído que acaba impactando na melhora da convivência diária.

Ao contrário do que muitas pessoas pensam, não é necessário gastar muito dinheiro ou fazer grandes esforços para organizar uma festa de Carnaval no condomínio. Por isso, reunimos algumas dicas bem simples e práticas para você aproveitar essa data com responsabilidade e, claro, diversão de sobra. Acompanhe!

Respeite a Convenção do Condomínio

Apesar de ser um evento informal, é fundamental se certificar de que o condomínio permite a festividade. É possível que haja alguma cláusula que limite esse tipo de evento, ou então que proíba a venda de ingressos ou o consumo de determinadas bebidas. Para não descumprir nenhuma cláusula, leia atentamente a convenção ou o regimento interno.

Se não houver nenhuma objeção, o próximo passo é avaliar se há interesse por parte dos moradores e o momento ideal e mais seguro para que se faça isso é em Assembleia, onde poderão discutir o melhor lugar, melhor data, forma de arrecadação, atrações e o que mais for necessário. Durante a assembleia condominial será possível coletar as ideias e impressões dos condôminos, sendo válido enfatizar os benefícios de convivência que esse tipo de evento traz, a importância da participação de todos, etc.

Defina quais serão os gastos e como arcar com eles

Existem algumas opções para organizar a festa de Carnaval sem que seja necessário utilizar o caixa do condomínio. A primeira delas é estabelecer um valor de contribuição de cada unidade para a compra de comida, bebida e decoração. Caso o montante não seja utilizado totalmente, divida-o de forma igual para os contribuintes.

A segunda ideia é determinar uma verba limite e, posteriormente, dividir entre os participantes. Ou, ainda, sugerir que cada unidade contribua com um prato ou uma bebida. Em qualquer que seja o caso, é fundamental gerenciar o controle de valores e insumos. Assim, evita-se que algum morador se sinta lesado em algum momento.

Escolha o local da festa e capriche na decoração

Geralmente, as festas para os condôminos são realizadas no salão de festas. Certifique-se de que tem espaço suficiente para os participantes confirmados ficarem confortáveis. Verifique também a quantidade de cadeiras, mesas e utensílios. Caso falte algum item, pergunte se algum morador pode emprestar um banquinho, que será devolvido no final da festa.

Quanto à decoração, é só deixar a imaginação fluir. Bexigas são bem-vindas e têm um ótimo custo-benefício. É possível, também, criar máscaras com papelão, fazer serpentinas com papéis usados e montar cortinas coloridas com papel crepom.

Prepare a trilha sonora do Carnaval

Não existe festa sem música, não é mesmo? Então, capriche na trilha sonora! Existem diversos aplicativos que permitem que várias pessoas coloquem suas músicas em uma playlist compartilhada. Lembre-se: Carnaval pede marchinhas clássicas, mas também pode ser bacana ouvir os sucessos do momento. Para que todo mundo se divirta, a opção de compartilhamento de playlist é a ideal.

Ah! Não se esqueça de que as regras de convivência e barulho devem ser seguidas e respeitadas ao longo da festa. O som está muito alto? Informe os moradores que vai reduzir o volume para não incomodar as pessoas que não participaram. Deu o horário de desligar a música? Seja o exemplo e finalize a festa cordialmente.

Não se esqueça do pós-festa

Ainda que o condomínio conte com um colaborador para fazer a limpeza do local, vale ter bom senso no final da festa quanto à arrumação. Oriente os convidados para que eles ajudem na organização de cadeiras e mesas, recolhimento de lixo no chão, desmonte da decoração, etc.

Caso seja possível, elabore uma mensagem de agradecimento para quem participou, reforçando o quanto a presença das pessoas foi importante. A quem não pôde comparecer, seja cordial e agradeça pela paciência, caso a festa tenha gerado algum incômodo, mesmo que todas as regras e cuidados tenham sido seguidos.

Saiba como orientar moradores que foram viajar

Não é porque é Carnaval que todos os condôminos estarão presentes nos apartamentos. É muito comum, inclusive, que boa parte deles viaje e fique fora por alguns dias.

O síndico tem um papel importante nessa situação. O ideal, independente da época do ano, é pedir que o condômino que for passar alguns dias fora compartilhe um telefone para contato. Dessa forma, é possível avisar sobre possíveis emergências. Além disso, indique que o quadro de força seja desligado a fim de evitar vazamento de água ou gás.

E mais: pergunte ao morador se ele conferiu janelas e portas do apartamento. Muitas vezes, as pessoas se esquecem de trancá-las. Se a chave for deixada com alguém, é importante que o síndico seja comunicado.

Inclusive, muitos condomínios têm um aviso de segurança para quem vai viajar. Se achar válido, espalhe os cartazes nos elevadores e nas áreas de maior circulação para que todos tenham acesso às informações.

Carnaval, folia, marchinha… Tudo pode ser aproveitado dentro do condomínio para que os moradores se divirtam e melhorem ainda mais a convivência. Seguindo as regras do local e tendo bom senso, todo mundo aproveita!

E no seu condomínio, vai ter festinha de Carnaval? Responda nos comentários!

CTA Administradora de Condomínios
VOLTAR PARA NEWS