Como cuidar da saúde financeira do condomínio na pandemia?

3 de junho de 2020

saúde financeira do condomínio na pandemia

Com o coronavírus atingindo o mundo todo, muitas mudanças repentinas tiveram que ser aplicadas em diferentes setores. A área econômica está sendo uma das mais afetadas e para não ter prejuízos é importante se informar e tomar as atitudes corretas.

Nos condomínios, não é diferente. Medidas de prevenção e higiene já são amplamente aplicadas, como a utilização de álcool em gel nas áreas partilhadas, assim como o uso de máscara por funcionários e condôminos.

Porém, no âmbito financeiro, quais atitudes devem ser tomadas nos condomínios? Para entender mais sobre o assunto, continue a leitura!

Verifique o fluxo de caixa para manter a saúde financeira do condomínio

O fluxo de caixa é onde está o controle de toda a parte financeira do condomínio. Neste documento, há datas de pagamento, gastos, lucros, etc. É importante mantê-lo sempre atualizado para poder se prevenir e entender como anda a saúde financeira do condomínio. Utilize o sistema de sua administradora, as de primeira linha disponibilizam vários recursos on-line, inclusive relatórios de fluxo de caixa.

Durante a pandemia é ainda mais importante ter todas essas informações disponíveis em tempo real. É preciso ficar atento a possíveis atrasos nos pagamentos realizados por condôminos para evitar prejuízos e entender como será o fechamento de cada mês.

Confira os pagamentos realizados por condôminos

Com a insegurança gerada pelo isolamento social e lentidão da economia ou eventualmente o  desemprego, muitos dos condôminos poderão atrasar os pagamentos. Entender a situação e levar as questões para a administração do prédio é importante para que a solução seja bem planejada e pelos profissionais certos.

É papel do síndico tomar atitudes em relação a parte financeira do condomínio, porém a assessoria e a operacionalização da solução devem ser repassadas para a administradora, escritório jurídico ou outro contratado que possa oferecer o melhor direcionamento possível, dentro de premissas legais e viáveis.

Dessa forma, os problemas serão solucionados com cautela, parcimônia e de forma  organizada, sem que os moradores sejam alertados desnecessariamente. Em uma situação de isolamento social, todos ficando preocupados e o ideal é evitar sustos desnecessários.

Tenha cautela ao tomar atitudes preventivas

A cautela e a prevenção são ótimas aliadas em tempos de pandemia, mas é preciso saber se determinadas atitudes são realmente viáveis. Algumas formas de prevenção podem atrapalhar o condomínio ou trazer prejuízos a médio prazo.

Para melhor compreensão, o ideal é sempre consultar a administradora do condomínio para entender sobre as leis e quais atitudes podem ser tomadas sem que cause conflitos desnecessários, sanções ao condomínio, demanda judiciais ou falta de manutenção que refletirá responsabilidades futuras.

Ao falar sobre a inadimplência do pagamento do condomínio, por exemplo, em vez de cobrar multas, informe-se antes com sua administradora para saber como poderá se comportar, quais as possibilidades de acordos ou postergações e como fazer adequadamente a gestão de cobrança sem prejudicar o caixa do condomínio ou assumir responsabilidades desnecessárias.

A melhor alternativa para manter a saúde financeira do condomínio é manter-se atualizado com as notícias a respeito do COVID-19 e como ele está afetando a área econômica. Dialogar com a administradora para entender as leis e regras aplicadas para o momento é muito importante para não tomar atitudes precipitadas.

Lembre-se: mantenha o controle do isolamento social nas áreas compartilhadas, adie reuniões físicas e, se possível, as realize de forma online, caso sejam inadiáveis. Continue com as manutenções essenciais dos equipamentos e instalações e preocupe-se com a saúde dos condôminos e funcionários. É essencial que todos os serviços básicos do condomínio sejam garantidos.

Então, conseguiu entender quais são as informações importantes para manter a saúde financeira do condomínio? Para saber mais sobre como se prevenir do COVID-19 em seu prédio, confira nosso artigo com dicas de medidas para aplicar na portaria!

 

Compartilhe:

Entre em Contato Conosco

São Paulo:
Atendimento - (11) 3145-1322
Comercial - (11) 3145-1300

Segunda a Sexta das 09:00 às 18:00 horas

Mogi das Cruzes:
Atendimento - (11) 4728-4359

Segunda a Sexta das 09:00 às 18:00 horas




A sua opinião é de grande interesse para a Graiche. Clique no botão abaixo e entre em contato por meio do nosso canal de atendimento.