Protocolos para as festas de fim de ano na pandemia

22 de dezembro de 2020

festas de fim de ano

Com a chegada das festas de fim de ano, os preparativos devem começar logo. Porém, com a pandemia causada pelo coronavírus, alguns protocolos devem ser seguidos para evitar o contágio do vírus.

Nos condomínios, é necessário um gerenciamento para que todos os moradores e possíveis visitantes fiquem seguros e comemorem com prudência. Aqui você encontra um roteiro para facilitar essa organização. Continue a leitura para saber mais.

Preparando o condomínio para as festas de fim de ano

Sempre quando o mês de dezembro chega, as decorações natalinas já devem estar espalhadas pelo condomínio. Uma ideia é apostar em luzes decorativas na fachada do prédio e enfeites, como a árvore-de-natal, luzinhas coloridas, as estátuas de personagens e outros adereços no interior do prédio.

Muitos condomínios fazem algumas confraternizações com os moradores, como o amigo-secreto, a contratação de um papai noel para as crianças ou até mesmo uma festa de natal com ceia para todos os condôminos. Para a segurança de todos, a programação deste ano será alterada em muitas residências, mas é possível comemorar com segurança!

Alertando os moradores a respeito dos cuidados

O papel do síndico agora é conscientizar todos os moradores a respeito dos cuidados que devem ser tomados durante as festas de fim de ano pelo condomínio. Alguns exemplos de cuidados a serem tomados são:

  • alertar os condôminos para manter uma distância segura de pelo menos 2 metros por pessoa;
  • evitar contato muito próximo, como abraços, aperto de mãos, etc;
  • utilizar máscaras, respeitar o limite de pessoas nos ambientes;
  • sempre lavar as mãos com água e sabão e fazer o uso de álcool gel;
  • não compartilhar objetos pessoais, como talheres e copos;
  • manter o ambiente sempre ventilado.

Uma ideia é sugerir aos moradores que os seus visitantes levem seus próprios itens de cozinha, como talheres, pratos, copos, guardanapos, etc..

Eventos em áreas de lazer fechadas

Normalmente, nesta época do ano, alguns moradores optam por alugar as áreas de lazer para festejar com sua família. Cada condomínio decidiu de uma forma a respeito do acesso a essas áreas em tempos de pandemia, muitos escolheram não abrir esses espaços.

Se o seu condomínio decidiu reabrir essas áreas, é necessário cumprir todas as normas, como manter o local higienizado e com álcool em gel disponível para todos, respeitar o limite de pessoas no local e retirar as máscaras apenas no momento das refeições.

Eventos em áreas de lazer abertas

A melhor opção no momento é realizar confraternizações em locais abertos para evitar o contágio do coronavírus. Uma ideia é permitir a locação para as festas de fim de ano apenas em locais abertos.

Os eventos nesses locais são mais seguras por serem locais maiores e estarem ao ar livre, porém todos os protocolos devem ser seguidos. Então, usar a máscara, o álcool em gel, manter uma distância entre as pessoas, lavar as mãos com água e sabão e não compartilhar itens pessoais ainda é a melhor forma de evitar o contágio.

Cuidados com pessoas do grupo de risco nas festas de fim de ano

Para as pessoas que são consideradas do grupo de risco, os cuidados devem ser redobrados. O ideal é realizar a comemoração em casa e utilizar a máscara o tempo todo. Saiba quem são as pessoas consideradas grupo de risco:

  • pessoas com 60 anos ou mais;
  • pessoas com problemas pulmonares, como asma, bronquite, etc;
  • pessoas que sofrem com pressão alta;
  • gestantes;
  • pessoas diagnosticadas com diabetes.

As festas de fim de ano são indispensáveis para muitas pessoas, pois é um momento de união. Porém, para com a pandemia do coronavírus é preciso ter responsabilidade e evitar o contato. Há formas de realizar comemorações online, com chamadas de vídeo e em casa.

Evite encontrar familiares e amigos do grupo de risco e comemore com as pessoas que você mora ou já têm contato diário. Dessa forma, todos ficam seguros.

Confira mais dicas a serem aplicadas em seu prédio lendo nosso post: Coronavírus: saiba proteger seu condomínio.

Compartilhe:

Entre em Contato Conosco

São Paulo:
Atendimento - (11) 3145-1322
Comercial - (11) 3145-1300

Segunda a Sexta das 09:00 às 18:00 horas

Mogi das Cruzes:
Atendimento - (11) 4728-4359

Segunda a Sexta das 09:00 às 18:00 horas




A sua opinião é de grande interesse para a Graiche. Clique no botão abaixo e entre em contato por meio do nosso canal de atendimento.



Escreva-se para nossa newsletter
Inscrever