Energia solar em condomínios: conheça as vantagens

22 de novembro de 2019

Energia solar em condomínios conheça as vantagens

O mercado de energia solar é um dos que mais crescem no Brasil. Mas será que é viável instalar um sistema de geração de energia solar para condomínios?

De acordo com a Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (ABSOLAR), estima-se que o crescimento da sua capacidade tenha sido de 115% em 2018.

O aproveitamento da energia solar tem se mostrado vantajoso não apenas em empresas e indústrias, mas também em imóveis, especialmente condomínios.  Os empreendimentos apresentam altas demandas energéticas em virtude da necessidade de eletricidade para movimentar elevadores, acionar luzes de emergência e demais dispositivos elétricos.

Dentre os principais benefícios advindos da utilização da luz solar para geração de energia podem ser citadas a economia e a autonomia. Uma vez que o condomínio não será mais dependente exclusivamente da rede de fornecimento pública. O resultado é  uma sensível redução das contas de luz.

Mas como funciona?

Em um condomínio residencial, o processo de uso da energia solar pode ocorrer de duas maneiras. O primeiro e o mais frequente inclui a instalação para uso individual em cada residência, mas também é possível realizar a instalação em um ponto comum, que servirá para a utilização do condomínio por completo.

Embora seja em um local compartilhado por várias pessoas, o funcionamento desse tipo de sistema em um condomínio é igual a qualquer outro lugar.

O uso da energia solar em condomínios residenciais é possível quando existe viabilidade física e econômica para tal. Há uma avaliação por parte dos engenheiros/empresas responsáveis e, então, é selecionado o local com maior incidência solar. Se for viável para o condomínio adquirir a solução e se existir um espaço adequado para os equipamentos, após aprovação em Assembleia, a etapa transcorre sem nenhum problema.

Nessa área, são instaladas as placas fotovoltaicas, que são responsáveis pela captação dos raios solares. O inversor faz o papel de transformar a energia elétrica contínua em alternada.

Os principais benefícios

Ao ponderar os benefícios, é mais fácil tomar uma decisão. Na sequência, descubra de forma mais detalhada as vantagens dessa iniciativa.

  • Diminuição da conta de luz a longo prazo

Já imaginou como seria poder usar o ar-condicionado, aquecedor na piscina e elevador, pagando só a tarifa mínima de consumo?

Ao instalar um sistema de energia solar, reduzir custos no condomínio com a conta de luz de forma significativa é o principal impacto percebido.  O sistema fotovoltaico é capaz abaixar em até 95% do valor das contas de luz, de acordo com a capacidade de produção energética do projeto.

Após implantação, dependendo da capacidade e do nível de consumo, a quantidade de energia gerada é maior do que a consumida, o que gera um gasto negativo. Na prática, é um jeito importante de diminuir os custos para o condomínio, com o sistema de compensação de energia elétrica.

A estratégia armazena a sobra de energia gerada nos painéis fotovoltaicos. A energia remanescente é inserida na rede distribuidora e regressa para o condomínio sob forma de crédito de energia em kW/h. O crédito poderá ser abatido no valor das faturas nos meses posteriores, válido por 60 meses, segundo as regras atuais.

  • Retorno do investimento

Como existe uma redução nos gastos, o projeto se paga de forma constante. Desde o primeiro dia de uso, a economia de energia passa a acontecer.

Instalar um sistema fotovoltaico é um investimento de médio e longo prazo, pois o custo inicial pode ser alto. Porém, todo dinheiro investido retorna para o bolso do consumidor num prazo médio entre 4 e 10 anos.

A partir deste período, tudo o que é economizado pode ser contabilizado como uma espécie de lucro ou alívio no orçamento. Portanto, trata-se de uma alternativa muito rentável e que oferece benefícios de 20 a 30 anos, em média.

  • Sustentabilidade

A energia solar é considerada totalmente limpa, não emite gases poluentes e nem consome recursos naturais. Ao adotá-la, o condomínio assume uma posição muito mais sustentável. Trata-se de uma forma de reduzir os impactos no meio ambiente, gerar alívio no uso das redes de transmissão e melhorar a consciência coletiva sobre a questão de recorrer a fontes renováveis adequadas. Assim, é possível ter uma postura verde, alinhada ao cuidado com as gerações futuras e adequada com um plano de sustentabilidade no condomínio.

  • Valorização do imóvel

O retorno do investimento não acontece apenas na conta de luz, mas também em relação ao imóvel. Basicamente, com a energia solar no condomínio, o ambiente é muito mais valorizado e torna-se um diferencial.

Algumas pesquisas no mercado imobiliário apontam que muitas pessoas têm procurado investir em imóveis que sejam considerados sustentáveis. No caso do sistema fotovoltaico, ele pode valorizar cerca de 30% sobre o preço da venda ou do aluguel de um imóvel. E pode também significar uma redução dos custos com impostos, algo que pode ser aproveitado em alguns municípios, como o IPTU.

Financiamento Solar Para Condomínio

Por conta dos aspetos sustentáveis e por representar uma importante alternativa para o sistema de infraestrutura energética do país, nos últimos anos, o governo brasileiro vem incentivando a implementação da tecnologia.  A principal ferramenta para alavancar o uso são os aportes financeiros para a oferta de linhas de financiamento exclusivas para a instalação de sistemas de energia fotovoltaica.

Além disso, com a popularização da tecnologia e os visíveis benefícios proporcionados, muitos bancos privados também passaram a financiar projetos. Assim, hoje em dia qualquer consumidor consegue encontrar com facilidade uma linha de crédito para instalar energia solar junto com diversas instituições financeiras.

Agora que você já sabe que investir em um sistema de energia solar para condomínio é uma ótima alternativa para você os demais moradores, não deixe de levar essa pauta para a próxima assembleia condominial.

 

 

Compartilhe:

Entre em Contato Conosco

São Paulo:
Atendimento - (11) 3145-1322
Comercial - (11) 3145-1300

Segunda a Sexta das 09:00 às 18:00 horas

Mogi das Cruzes:
Atendimento - (11) 4728-4359

Segunda a Sexta das 09:00 às 18:00 horas




A sua opinião é de grande interesse para a Graiche. Clique no botão abaixo e entre em contato por meio do nosso canal de atendimento.