Dicas de convivência em condomínios: o que aprendemos com a quarentena

5 de outubro de 2020

dicas de convivência

O isolamento social causado pela pandemia do coronavírus levou muitas pessoas a buscarem alternativas para uma melhor convivência. Trabalhar em casa, organizar as atividades do dia a dia e descansar, tudo em um só ambiente pode ser algo difícil para algumas pessoas.

Neste artigo, vamos oferecer dicas de convivência para quem mora em condomínios conseguir deixar a rotina mais agradável durante o isolamento. Continue a leitura para saber mais!

Mantenha uma boa relação com seus vizinhos

Uma das primeiras dicas de convivência para quem mora em condomínio é ser educado com seus vizinhos. Sempre tenha respeito e, caso precise solicitar algo ou conversar, lembre-se que aquela pessoa mora perto de você e pode ser um grande aliado.

Cumprimentar, respeitar o espaço do isolamento social e os protocolos/regras de segurança já são boas práticas para evitar conflitos. Há muitos casos de condôminos que criam um vínculo de amizade, ajudando um ao outro e mantendo uma relação saudável, o que pode ser muito próspera.

Respeite as medidas de prevenção contra o coronavírus

É muito importante darmos atenção às medidas de prevenção contra o coronavírus. Para evitar a propagação da COVID-19:

  •     use máscaras;
  •     fique em casa sempre que puder;
  •     utilize álcool em gel para higienizar as mãos fora de casa;
  •     mantenha a distância de 2 metros por pessoa;
  •     não toque nos olhos, nariz, boca e outras mucosas sem antes higienizar bem as mãos;
  •   priorize as saídas apenas para atividades essenciais;
  •     caso tiver tosse, febre e dificuldade para respirar procure um médico.

Seguindo essas medidas, você evitará a contaminação do vírus e salvará vidas. Lembre-se: em um condomínio é muito mais fácil de ocorrer a propagação da doença, então tome cuidado redobrado com idosos e demais pessoas que estão no grupo de risco.

Cumpra as normas do condomínio

Essencial para uma boa convivência, independentemente da pandemia, é cumprir as normas do condomínio. Confira algumas delas:

Respeite o horário do silêncio

Evite conflitos e desconfortos respeitando o horário do silêncio. Não escute música, televisão ou realize qualquer ruído sonoro muito alto das 22h às 7h (ou no horário estabelecido pelo seu regulamento interno). Ensine as crianças a também respeitarem essas normas e tenha paciência. Caso esteja tendo problemas de ruídos com outros condôminos a melhor forma de resolver é conversando com o síndico que será o mediador do conflito.

Cuide de seus animais de estimação

Os pets precisam ser bem cuidados e receberem a atenção adequada para manter sua saúde. Procure passear com cachorros em horários que as ruas estejam mais vazias e não deixe de brincar com os animaizinhos. Isso faz a diferença e fará com que eles não fiquem carentes e tenham alguma atitude prejudicial, como latidos excessivos, fazer as necessidades no local errado e comer objetos pessoais.

Faça a retirada do lixo corretamente

Uma das melhores formas de ajudar o meio ambiente é reciclando seu lixo. Separe os materiais recicláveis dos não recicláveis para descartar nos lugares corretos. Muitos condomínios contam com latas de lixos específicas para a reciclagem, o que facilita muito! Respeite as regras de retirada do lixo dentro do prédio.

Respeite as vagas de garagem

Utilize a vaga de garagem destinada ao seu veículo de forma correta e não impeça a saída de nenhum outro morador durante a carga e descarga de itens. Não utilize vagas de outros condôminos e caso tenha alguma eventualidade, sempre avise os profissionais do prédio.

Cuide das áreas comuns de lazer

Sabemos que é necessário evitar áreas comuns de lazer, como pátios, playground, piscinas, quadras, etc. Porém, até para o bem-estar dos moradores, é possível utilizar as áreas comuns de lazer com precaução. Evite aglomerações, utilize pouco esses ambientes e cumpra as medidas de proteção contra o coronavírus.

Caso tenha crianças em seu lar, ensine-as a respeitar as normas e as medidas de prevenção. Tenha paciência e lembre-se que, assim como os adultos, os pequenos também gostariam de sair de casa para se divertir. Invista em atividades lúdicas e utilize a tecnologia ao seu favor para entreter toda a família e fugir do tédio e mau humor.

Respeitando as normas, a convivência será muito mais tranquila e prazerosa dentro do condomínio. Afinal, em um momento delicado como o que estamos passando, o que menos desejamos é passar por inconvenientes e aborrecimentos.

Então, seguindo essas dicas de convivência será mais fácil de manter uma boa convivência. Para continuar recebendo informações para seu condomínio, siga nossa página no Facebook. Fique em casa e cuide-se!

Compartilhe:

Entre em Contato Conosco

São Paulo:
Atendimento - (11) 3145-1322
Comercial - (11) 3145-1300

Segunda a Sexta das 09:00 às 18:00 horas

Mogi das Cruzes:
Atendimento - (11) 4728-4359

Segunda a Sexta das 09:00 às 18:00 horas




A sua opinião é de grande interesse para a Graiche. Clique no botão abaixo e entre em contato por meio do nosso canal de atendimento.