Dia do zelador: saiba a importância deste profissional

11 de fevereiro de 2021

zelador

O dia do zelador acontece no dia 11 de fevereiro. É neste dia que lembramos a importância do seu trabalho e como ele faz a diferença no dia a dia dos condomínios. Não poderíamos deixar de comemorar essa data relembrando a importância deste profissional. Continue a leitura para entender mais sobre o seu serviço.

As atividades do zelador

Muitas pessoas confundem o trabalho do zelador com o do síndico, porém, o  zelador ajuda a todos os condôminos com algum tipo de serviço, além de ser quem organiza as tarefas dos funcionários. As funções do zelador são:

  • guardar as chaves reservas do prédio;
  • supervisionar e orientar as tarefas dos funcionários;
  • desligar e ligar as bombas hidráulicas;
  • inspecionar as áreas internas e externas do condomínio;
  • executar serviços de manutenções;
  • quando necessário, assume tarefas do porteiro, como entregar a correspondência, abrir e fechar portão entre outros;
  • cuidar da recepção dos materiais de limpeza e manutenção;
  • avisar o síndico sobre qualquer incidente;
  • acompanhar o funcionamento das instalações do prédio, como os elevadores, aquecedores, as caixas d’água, etc;
  • acompanhar as mudanças dos moradores;
  • supervisionar a reciclagem e da coleta do lixo;
  • orientar os moradores sobre as normas do condomínio ou qualquer outro assunto;
  • atender as emergências do condomínio;
  • observar se os moradores estão cumprindo com as regras do condomínio;
  • durante a pandemia, o zelador deve evitar qualquer tipo de aglomeração nas áreas internas e externas do condomínio, além de orientar os moradores sobre os novos protocolos das áreas comuns.

A diferença entre o zelador e o síndico

O zelador tem muitas atividades, pois há inúmeros serviços em que os moradores precisam de ajuda. Com isso, ele sempre deve estar atento aos chamados quando for necessário. Além disso, este profissional tem outras funções diárias, como trocar as luzes que queimaram, fazer inspeções pelas áreas para ver se está tudo em ordem, etc. Para ajudar, a utilização de um calendário de tarefas semanais é essencial.

O zelador é considerado o braço direito do síndico, por isso, sempre deve haver uma boa comunicação entre eles. Este profissional tem a função de conciliar as tarefas do condomínio com aquelas que os moradores solicitam e o síndico é quem o ajuda com isso.

É dever tanto do zelador como do síndico manter o condomínio em ordem e sempre ficarem atentos às reclamações ou pedidos dos moradores. Quando os dois profissionais trabalham juntos e em harmonia, o condomínio funciona muito melhor, deixando todos os inquilinos felizes.

O dia do zelador

A data do dia do zelador é comemorada em 11 de fevereiro, conforme oficializado pelo decreto número 2.131 da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo.

Em fevereiro de 2020, ocorreu o primeiro encontro de zeladores do Estado de São Paulo e regiões. Nesse encontro, os zeladores participaram de palestras, sorteios e rodas de conversas.

O zelador é uma pessoa fundamental para que qualquer condomínio fique em ordem e todos os moradores e funcionários tenham um bom convívio. Por isso, comemorar o dia do zelador demonstra a gratidão e valorização com este profissional.

E então, gostou do artigo? Aproveite e baixe a checklist do zelador para deixar todas as atividades em dia!

Compartilhe:

Entre em Contato Conosco

São Paulo:
Atendimento - (11) 3145-1322
Comercial - (11) 3145-1300

Segunda a Sexta das 09:00 às 18:00 horas

Mogi das Cruzes:
Atendimento - (11) 4728-4359

Segunda a Sexta das 09:00 às 18:00 horas




A sua opinião é de grande interesse para a Graiche. Clique no botão abaixo e entre em contato por meio do nosso canal de atendimento.



Escreva-se para nossa newsletter
Inscrever