Como dar as boas-vindas aos novos moradores?
A boa convivência nos condomínios é sempre necessária para facilitar o dia a dia de todos que lá vivem e trabalham. Com a chegada de um novo morador, o condomínio deve estar preparado para recepcioná-lo bem.
Motivar um bom relacionamento com essa pessoa, começa com as boas-vindas no condomínio. Para ajudar você, neste post daremos dicas de como receber novos moradores da melhor maneira possível.
Apresente pessoalmente o condomínio
Para uma boa relação com o novo condômino, é interessante que ele conheça o local e os colaboradores pessoalmente para melhor familiarização. Uma boa forma de você se apresentar é levando a pessoa para conhecer o condomínio, como as áreas comuns, portaria, etc.
Quando o(a) novo(a) proprietário(a) ou inquilino(a) estiver conhecendo o ambiente, aproveite para citar as normas de cada espaço para que ele(a) já se familiarize com as regras. Uma boa opção neste momento é já apresentar os funcionários que estiverem presentes na ocasião, como os porteiros, os colaboradores da limpeza, da manutenção, etc.
Prepare um guia de segurança e de regras do condomínio
Quando um(a) novo(a) residente se instala, é comum que ele(a) não saiba quais são as normas do seu novo condomínio. Por isso, é importante informar o(a) morador(a) dos guias de segurança e das regras presentes do condomínio.
Portanto, o ideal é preparar um documento com todas as informações sobre a segurança do condomínio, tais como, as medidas preventivas de incêndios, geradores de luz e, se a propriedade tiver TAG para entrar nas garagens, explicar sobre o funcionamento delas.
Uma vez que cada condomínio tem suas regras, é necessário preparar um guia que contenha elas. De preferência, separe por área de convivência as regras de cada lugar, por exemplo, na piscina pode entrar um visitante por apartamento, na academia é permitido uma hora por condômino e assim por diante.
Novas regras durante a pandemia
Com a pandemia causada pelo novo coronavírus, é essencial também apresentar para os novos(as) residentes as regras que foram desenvolvidas para a convivência das áreas comuns com a finalidade de evitar o contágio (pandemia).
A maioria dos condomínios adotou medidas similares, como diminuir o horário de funcionamento das áreas de lazer, solicitar para os(as) residentes agendarem horário para utilizar a piscina, academia, sauna e outros.
Disponibilize um calendário com datas importantes
Se o planejamento anual do condomínio estiver feito, é importante repassá-lo para os novos residentes. Normalmente no início do ano é feito o calendário anual para diversos eventos e tarefas, como a limpeza da caixa d’água, manutenções anuais, confraternizações e principalmente as assembleias.
Para o novo morador se planejar, é necessário ter um calendário com essas datas em mãos. Dessa forma, é possível evitar que ele falte nas assembleias, esqueça das manutenções e participe das confraternizações para conhecer melhor os outros condôminos.
Providencie atividades de convivência
Para que ocorra a interação entre condôminos, uma ideia é planejar atividades para que eles se conheçam e tenham um bom relacionamento. Uma sugestão são as confraternizações, como o carnaval, o dia das crianças, o ano novo e outras (respeitando as regras da Pandemia). Alertar os condôminos sobre a chegada de novos moradores é uma proposta para que eles sejam receptivos.
Apresentar as regras de separação de lixo
Como cada condomínio trabalha com a coleta de lixos de formas diferentes, é necessário explicar para os novos moradores qual é a forma de separação e a reciclagem dos lixos.
Informe também sobre o descarte correto de óleo usado e lixos orgânicos. Também informe os horários de coleta para que ele fique ciente dos horários para jogar o lixo.
A boa convivência facilita muito o dia a dia de todos, tanto dos moradores quanto dos funcionários do prédio. Por isso, é sempre indispensável fazer com que os moradores se sintam bem no ambiente.
E aí, gostou das dicas de como dar as boas-vindas aos novos moradores? Então confere também 4 dicas para melhorar a comunicação no condomínio. Se cuide e até breve!