TREINAMENTO, DESENVOLVIMENTO E SUCESSO NO ATENDIMENTO – UMA OPORTUNIDADE NA CRISE

18 jul 2016

4 min. de leitura

Vivemos um momento de profunda crise econômica, política e moral. O ambiente de negócios, o astral das pessoas e o receio, para não dizer, medo do futuro está estampado nas faces das pessoas. A apreensão em relação ao que acontecerá no país deixa pessoas, empresas e negócios paralisados. O enfrentamento de situações como essas exige uma retidão de princípios e ações e principalmente desenvolvermos uma visão de longo prazo, uma atitude positiva em um mar de notícias ruins. Nesses cenários as empresas tendem a sofrer mais. Os negócios sentem o impacto das oscilações de mercado e o que era a busca de lucro, se torna apenas a manutenção da sobrevivência.
 
Talvez se tivéssemos que fazer uma única escolha neste momento de crise, o enfoque seria em preparação, capacitação e desenvolvimento de pessoas. Preparar indivíduos para o atendimento, a solução de problemas e o enfoque na satisfação de nossos clientes é uma demanda absolutamente presente e todos os setores que lidam com algum tipo de contato com seres humanos. Preparar pessoas para o atendimento em serviços pode ser a diferença entre o sucesso e o fracasso.
 
Entendendo esse contexto, a Graiche dedicada-se a observar de forma mais cuidadosa os detalhes desse processo de formação de pessoal. O gerenciamento de condomínios, aos olhos de um leigo ou de um simples morador que mal frequenta reuniões de condomínio pode parecer simples e óbvia – cobra-se uma taxa de condomínio, alguém administrará o dia a dia, o prédio ficara limpo e organizado como por encanto divino. Seria fácil se assim fosse, mas a complexidade de ações, processos e detalhes de um condomínio certamente surpreenderá qualquer pessoa que observe esse dia a dia com mais cuidado. Desde a limpeza de áreas comuns, passando pelo atendimento da portaria até a solução de um problema na parte elétrica do prédio a administração condominial é quase uma ciência, agravada por dois fatores, que novamente para um leigo, soam desesperadores:
 
1) é uma atividade feita por pessoas;
2) É algo que acontece onde moramos!!
Os problemas do escritório ficam no escritório, mas e os problemas do condomínio? Eles ficam
EM CASA!! Eis a peculiaridade e cuidado dessa atividade. Estamos resolvendo nossos problemas condominiais na nossa casa! Toda a rede de contatos, ações e convívio estão na nossa porta.
 
A Graiche tem buscado inovar trazendo profissionais do mercado, professores e pessoas para apoiar a qualificação e formação do colaborador do condomínio, com a marca registrada do Programa Graiche 5 Estrelas – já premiado em eventos do setor –como uma marca de boas práticas e principalmente valorização daquele que faz a diferença nos condomínios que trabalhamos hoje.
 
O valor da formação das pessoas não será visto pela quantidade de horas que nossos profissionais ficarem em sala de aula, mas pela simples atitude natural de um deles, ao gentilmente abrir a porta de nossa casa para que entremos com as compras do mês – e ele não fez isso por estar escrito em nenhum manual de operação, mas porque sua atitude e entendimento o fizeram agir assim. Esse é nosso desafio! Vamos a ele!
Honorato
Prof. Dr. Carlos Honorato
Doutor em Administração de Empresas, Mestre e Economista pela FEA-USP. É também pós-graduado pela FIA no MBA Gestão Empresarial. Pesquisador e professor, desempenha atividades na área de consultoria e ensino.
Tem se dedicado aos cursos de MBA e Graduação da FIA ministrando disciplinas na área de estratégia empresarial, marketing e economia. Atua em consultorias e cursos in company, com destaque nas seguintes empresas: EMBRAER, Prati Donaduzzi, GRAICHE, SICREDI, Editora Abril, Strycker, Alstom, Projeto SP2040, Construtora Queiroz Galvão, entre outras.
Atuou também na esfera pública como consultor da UNESCO para o Programa Comunidade Solidária de 1998 a 2003. Tem experiência internacional na Ásia, Oceania e Europa. Realizou trabalhos no Timor Leste e Moçambique e experiências acadêmicas nos EUA, Reino Unido, Suécia, Portugal, França e China. É também professor do Mestrado Profissional da FIA na área de estratégia.
www.honoratox.com
 
 

VOLTAR PARA NEWS