Hora do Playground: guia de brincadeiras antigas e jogos da época dos pais para divertir as crianças nas áreas comuns do condomínio

5 out 2023

15 min. de leitura

Que tal resgatar brincadeiras antigas para divertir e desenvolver habilidades importantes entre pais e filhos? E sim, mesmo morando em um condomínio isso é possível! Confira nossas dicas!

É comum ouvir dos pais que a infância deles foi marcada por brincadeiras simples e divertidas que, muitas vezes, aconteciam nos espaços comuns do bairro. Agora, é hora de resgatar essas memórias e compartilhar a alegria desses momentos com os nossos próprios filhos.

Lembrar-se da infância é reviver um tempo de brincadeiras antigas animadas, movimentadas e jogos ao ar livre, onde a simplicidade e a criatividade eram a chave para a diversão na época. Já para as crianças de hoje, com fácil acesso a tecnologias, o cenário é um pouco diferente.

Sim!!! Crianças, muitas vezes, ficam excessivamente ligadas às telas de aparelhos brincando com a tecnologia, mas os pais não podem esquecer que o playground na área comum nos condomínios, é um coração pulsante de diversão e aprendizado para elas.

É nesse espaço que irão aprimorar e desenvolver habilidades motoras, sociais e emocionais, portanto, incentivá-las a ter essas interações é importante para a vida.

Além disso, no agitado mundo em que vivemos, passar tempo de qualidade com nossos filhos é essencial. E, uma excelente maneira de fazer isso é aproveitar as áreas comuns do condomínio para brincadeiras antigas e jogos da época que lembram a nossa própria infância.

As brincadeiras antigas e jogos da época dos papais e mamães, considerados mais tradicionais, assim como na sua infância, têm um lugar especial no desenvolvimento das crianças.

Este tema é muito interessante, pois além de ser divertido para os filhos, também trará momentos maravilhosos de tranquilidade, amor e carinho entre pais e filhos. Por isso, vamos explorar algumas sugestões de atividades divertidas e envolventes para pais e filhos fortalecerem os laços familiares, ter bons momentos que serão boas memórias e desfrutar juntos no playground e áreas comuns do condomínio.

Interação social

O parque infantil sempre foi considerado um local privilegiado para o desenvolvimento das crianças. Ele oferece um ambiente seguro e estimulante para explorar, socializar e aprender. Para quem mora em condomínio, esses parques são os playgrounds ou áreas comuns do condomínio dedicadas a interações sociais e atividades diversas dos moradores.

No entanto, muitas vezes, os pais podem ficar à distância dessa experiência, apenas supervisionando. Mas vamos mudar essa realidade! Este guia tem como objetivo proporcionar aos pais a oportunidade de se envolverem ativamente, tornando a “Hora do Playground” um momento especial para todos.

Reconectando com as tradições das brincadeiras antigas

As brincadeiras antigas, como amarelinha, pega-pega, esconde-esconde e bolinha de gude, têm um charme atemporal. Ao apresentá-las aos seus filhos, estamos não apenas proporcionando diversão, mas também recriando laços entre gerações e compartilhando um patrimônio cultural valioso.

O playground como espaço de aprendizado

O playground é mais do que apenas um local para gastar energia. É um ambiente onde as crianças desenvolvem habilidades motoras, sociais e cognitivas de maneira natural. Ao participar ativamente das brincadeiras, os pais podem observar o progresso de seus filhos e oferecer apoio quando necessário.

Benefícios além da diversão

Além do entretenimento, essas brincadeiras proporcionam uma série de benefícios essenciais para o desenvolvimento infantil:

Desenvolvimento motor: saltar, correr, arremessar e equilibrar-se são atividades que contribuem para o desenvolvimento das habilidades motoras das crianças.

Habilidades sociais: brincar em grupo estimula a comunicação, a negociação e a compreensão das emoções dos outros, fortalecendo as habilidades sociais.

Estímulo cognitivo: resolver desafios, seguir regras e criar estratégias durante as brincadeiras estimula o pensamento lógico e a criatividade.

Vínculo familiar: participar ativamente das brincadeiras fortalece o vínculo entre pais e filhos, criando memórias afetivas duradouras.

Pais e Filhos no Playground

Antes de mergulharmos nas brincadeiras, entenda porque a interação dos pais é tão útil nesse contexto. Ao brincar com seus filhos, os pais:

  • Fortalecem vínculos: uma interação lúdica promove uma conexão emocional profunda.
  • Estimulam o desenvolvimento: os pais apresentam oferta de suporte para o desenvolvimento cognitivo, emocional e motor das crianças.
  • Promovem aprendizagem: brincadeiras ensinam conceitos como cooperação, respeito e resolução de problemas.

Guia com 39 ideias de brincadeiras antigas e jogos divertidos para pais e filhos

Prepare-se para risadas, aprendizado e memórias preciosas!


Pular corda

Objetivo: pular a corda sem tropeçar ou errar o ritmo.

Como jogar: duas pessoas giram uma corda enquanto uma terceira pessoa pula sobre ela. As pessoas girando a corda podem variar a velocidade e altura para aumentar o desafio. Ou cantar músicas que indiquem a ação a fazer para quem está pulando a corda.

Amarelinha

Objetivo: completar o percurso pulando em um pé só, sem pisar nas linhas.

Como jogar: desenhe um percurso com quadrados numerados no chão. Cada jogador joga uma pedra em um quadrado e deve pular até o final sem pisar nas linhas e sem deixar a pedra cair.

Esconde-esconde

Objetivo: encontrar os jogadores que estão escondidos sem ser visto.

Como jogar: um jogador conta até um número pré-determinado enquanto os outros se escondem. Após contar, o jogador sai em busca dos outros. O último jogador encontrado será o próximo a contar.

Pega-pega

Objetivo: pegar os outros jogadores para que eles se tornem pegadores também.

Como jogar: um jogador é escolhido como “pegador” e tenta tocar os outros. Quando um jogador é tocado, ele se torna o novo “pegador”.

Telefone sem fio

Objetivo: repassar uma mensagem de forma que ela chegue ao último participante sem alterações.

Como jogar: os participantes sentam-se em círculo. O primeiro jogador sussurra uma mensagem para o segundo, que sussurra para o terceiro, e assim por diante. O último jogador fala em voz alta o que ouviu, geralmente resultando em uma mensagem diferente da original.

Cabra-cega

Objetivo: capturar os outros jogadores sem enxergar.

Como jogar: um jogador tem os olhos vendados por uma faixa e deve tentar capturar os outros jogadores. Os demais se movem silenciosamente para não serem pegos.

Batata-quente

Objetivo: passar uma “batata quente” rapidamente antes que ela “exploda”.

Como jogar: os jogadores sentam-se em círculo e passam uma bola ou objeto para frente enquanto uma música toca. Quando a música para, o jogador segurando o objeto é eliminado.

Queimada

Objetivo: acertar os jogadores adversários com uma bola de borracha para eliminá-los.

Como jogar: dois times se enfrentam e tentam acertar os jogadores do time adversário com a bola. Se um jogador é atingido, ele sai do jogo. Se ele pegar a bola, um jogador do time adversário é eliminado.

Corre cotia

Objetivo: pegar e adivinhar quem está por trás do lenço que é posto na frente do participante.

Como jogar: os participantes se sentam em círculo com um lenço no centro. Um jogador anda ao redor do círculo enquanto canta “Corre Cotia” e coloca o lenço atrás de um jogador. O jogador deve então levantar rapidamente e tentar pegar o primeiro jogador.


Caça ao tesouro

Objetivo: encontrar objetos escondidos seguindo pistas.

Como jogar: um conjunto de pistas leva os jogadores de um local a outro, até que o tesouro final seja encontrado. O “tesouro” pode ser um prêmio ou apenas uma diversão adicional.


Mímica

Objetivo: adivinhar a palavra ou frase através de gestos e expressões faciais.

Como jogar: um jogador escolhe uma palavra ou frase sem dizer em voz alta e a representa através de mímica. Os outros jogadores tentam adivinhar o que é.


Lenço na garrafa

Objetivo: colocar um lenço na garrafa sem tocá-la com as mãos.

Como jogar: os jogadores se revezam tentando soprar um lenço em direção a uma garrafa vazia. O objetivo é fazer o lenço entrar na garrafa.

Cabo de guerra

Objetivo: puxar a corda para o seu lado e fazer a equipe adversária atravessar uma linha no chão.

Como jogar: duas equipes se posicionam em lados opostos de uma corda e tentam puxar a corda para o seu lado. A equipe que conseguir fazer a outra cruzar a linha vence.

Corrida de saco

Objetivo: chegar à linha de chegada pulando dentro de um saco.

Como jogar: Os participantes entram em sacos e pulam até a linha de chegada. O primeiro a cruzar a linha vence.

Jogo da velha (ou galo)

Objetivo: colocar três símbolos (X ou O) em linha horizontal, vertical ou diagonal.

Como jogar: dois jogadores se alternam para colocar seus símbolos em um tabuleiro de 3×3. O primeiro a conseguir três símbolos em linha vence.

Elástico

Objetivo: realizar movimentos complexos com um elástico enquanto outros jogadores seguram o elástico.
Como jogar: duas pessoas seguram o elástico em torno das pernas, enquanto outra pessoa pula sobre o elástico que está na altura dos tornozelos. Conforme o jogo avança, o elástico é elevado para os joelhos, coxa, cintura, axilas e pescoço, para desafiar os jogadores.

Corrida de bambolês

Objetivo: manter o bambolê girando na cintura o maior tempo possível.

Como jogar: os participantes tentam manter um bambolê girando em torno da cintura pelo maior tempo possível.

Jogo das cadeiras

Objetivo: conseguir uma cadeira quando a música para.

Como jogar: as cadeiras são dispostas em círculo, mas há sempre uma a menos do que o número de participantes. Quando a música para, os jogadores devem encontrar uma cadeira para sentar. Quem ficar sem cadeira é eliminado.

Caiu no poço

Objetivo: não ser pego quando alguém gritar “Caiu no poço!”.

Como jogar: um jogador fecha os olhos e fica no centro. Os outros jogadores tentam se mover silenciosamente para evitar serem pegos. Se o jogador no centro ouvir alguém se mover, ele aponta na direção do som e diz “Caiu no poço!”. O jogador apontado então se junta ao do centro.

Salada de frutas

Objetivo: memorizar e recitar uma lista de frutas sem errar.

Como jogar: um jogador começa dizendo “Eu fui à feira e comprei uma maçã”. O próximo jogador repete a frase e acrescenta uma fruta, como “Eu fui à feira e comprei uma maçã e uma banana”. O jogo continua até que alguém erre a ordem.

Bolinha de gude

Objetivo: acertar as bolinhas de gude dos outros jogadores com a sua própria bolinha.

Como jogar: os jogadores se revezam tentando acertar as bolinhas de gude dos outros com uma bolinha própria. A bolinha que for acertada é ganha pelo jogador que a acertou.

Pique-esconde

Objetivo: encontrar os jogadores escondidos enquanto conta até um número pré-determinado.

Como jogar: um jogador conta enquanto os outros se escondem. Após contar, o jogador vai em busca dos outros. O último jogador encontrado será o próximo a contar.

Lenço na testa

Objetivo: pegar o lenço de outro jogador sem perder o seu próprio.

Como jogar: os jogadores tentam pegar o lenço de outros jogadores, ao mesmo tempo em que protegem o próprio lenço. É proibido segurar o lenço com as mãos.

Passa anel

Objetivo: passar o anel de mão em mão sem ser percebido.

Como jogar: os jogadores sentam-se em círculo e um deles é escolhido para segurar o anel. Eles passam o anel de mão em mão, tentando evitar que o jogador no centro adivinhe quem o está segurando.

Brincadeira do copo

Objetivo: esconder um objeto embaixo de um dos copos e desafiar os outros a adivinhar onde está. O copo não pode ser transparente.

Como jogar: coloque um objeto pequeno sob um dos copos e embaralhe os copos. Os outros jogadores tentam adivinhar em qual copo o objeto está.

Cabra-cega com obstáculos

Objetivo: pegar os outros jogadores sem enxergar, enquanto evita obstáculos.

Como jogar: um jogador é vendado e tenta pegar os outros jogadores enquanto eles se movem e se esquivam. Obstáculos como cadeiras e almofadas podem ser adicionados para aumentar o desafio.

Pato, Pato, Ganso

Objetivo: escolher um jogador como “ganso” sem ser tocado por ele.

Como jogar: os jogadores sentam-se em círculo. O “ganso” anda ao redor do círculo tocando os outros na cabeça e dizendo “pato, pato, ganso”. Quando ele diz “ganso”, o jogador tocado deve levantar-se e tentar pegar o “ganso” antes que ele chegue ao seu lugar.

Morto vivo

Objetivo: ficar completamente imóvel quando alguém diz “morto” e mover-se quando diz “vivo”.

Como jogar: os jogadores ficam em pé. O líder do jogo diz “morto” ou “vivo”. Quando diz “morto”, todos devem ficar imóveis, e quando diz “vivo”, eles podem se mover novamente.

Bola ao cesto

Objetivo: acertar a bola em um cesto ou alvo.

Como jogar: os jogadores se revezam tentando arremessar uma bola em um cesto ou alvo. Você pode premiar pontos para acertos.

Vivo ou morto

Objetivo: escolher o lado certo (vivo ou morto) para não ser eliminado.

Como jogar: os jogadores ficam em uma linha enquanto um líder diz “vivo” ou “morto”. Os jogadores devem rapidamente escolher um lado para ficar. Quem escolher o lado errado é eliminado.

Cobra

Objetivo: formar uma “cobra” ao se agarrar uns aos outros sem deixar ninguém escapar.

Como jogar: os jogadores se unem agarrando os ombros e tentam capturar outros jogadores para adicionar à “cobra”. O último jogador não pego é o vencedor.

Salto à corda

Objetivo: saltar sobre uma corda que está sendo girada pelos outros jogadores.

Como jogar: uma ou duas pessoas giram uma corda no chão e o jogador tenta pular sobre ela sem tropeçar.


Futebol de botão

Objetivo: marcar gols ao mover os botões com um dedo em um tabuleiro de campo e redes para o gol ou marcadores.

Como jogar: use botões como jogadores e um botão maior como bola. Os jogadores usam o dedo para mover os botões no tabuleiro e tentam marcar gols na trave do adversário.

Peteca

Objetivo: manter a peteca no ar usando as mãos ou pés, sem deixá-la cair no chão.

Como jogar: os jogadores se revezam batendo na peteca para mantê-la no ar, usando as mãos ou pés.

Jogo do alfabeto

Objetivo: encontrar algo no ambiente que comece com cada letra do alfabeto.

Como jogar: os jogadores se revezam tentando encontrar objetos no ambiente que começam com cada letra do alfabeto, em ordem.

Corrida de um pé só

Objetivo: chegar à linha de chegada pulando em um pé só.

Como jogar: os jogadores competem para ver quem consegue pular até a linha de chegada em um pé só.

Adivinhar o desenho

Objetivo: adivinhar o que o desenhista está representando.

Como jogar: um jogador desenha algo no papel sem revelar o que é. Os outros jogadores tentam adivinhar o que está sendo desenhado.

Corrida do ovo

Objetivo: chegar à linha de chegada equilibrando um ovo em uma colher.

Como jogar: os jogadores equilibram um ovo em uma colher e correm até a linha de chegada sem deixar o ovo cair.


Estátua

Objetivo: ficar completamente imóvel quando alguém diz “estátua” e voltar a se mover quando diz “liberdade”.

Como jogar: os jogadores se movem livremente até que alguém diga “estátua”. Neste momento, todos devem ficar completamente imóveis. Quando dizem “liberdade”, podem voltar a se mover.

Dicas para uma “Hora do Playground” memorável

Segurança em primeiro lugar: certifique-se de que as brincadeiras escolhidas são seguras e incluídas para a idade das crianças.

Incentivo à criatividade: encoraje as crianças a criar suas próprias brincadeiras e jogos. A imaginação é uma aliada poderosa.

Promova a participação de todos: garanta que cada criança tenha a chance de participar ativamente, adaptando as atividades conforme necessário.

Aprenda com a diversão: use as brincadeiras como oportunidades para ensinar valores como respeito, empatia e colaboração.

Celebre as conquistas: elogie o esforço e a criatividade das crianças, independentemente do resultado.

Bora para o playground?

Resgatar as brincadeiras antigas da época dos nossos pais é mais do que uma viagem no tempo; é uma oportunidade de proporcionar às crianças momentos de diversão autêntica e aprendizado significativo.

Ao investir tempo no playground e nas áreas comuns do condomínio, os pais estão contribuindo para o crescimento saudável e equilibrado de seus filhos, enquanto constroem memórias preciosas que serão lembradas para toda a vida.

Então, que tal reunir a família e reviver essas brincadeiras clássicas? O playground está esperando por vocês!

CTA Administradora de Condomínios

VOLTAR PARA NEWS