O espaço das mulheres dentro do condomínio: a presença feminina como síndicas e zeladoras

8 mar 2023

4 min. de leitura

Saiba como o aumento da representação feminina e a presença de mulheres na administração, contribuem para um condomínio mais harmônico.

O mês de março é lembrado como o Mês das Mulheres, graças ao 8 de março, dia que a Organização das Nações Unidas (ONU) estabeleceu como o Dia Internacional da Mulher. Desde 1975, a data representa um momento de conscientização para as questões de igualdade entre os gêneros e a conquista dos direitos das mulheres. Além disso, é uma chance de celebrarmos a força, a coragem e a resiliênci em suas jornadas pessoais e profissionais e os espaços que elas vêm conquistando.

Como diz o ditado: Lugar de mulher é onde ela quiser. Com a garantia cada vez maior dos direitos das mulheres, cresce também o número de mulheres trabalhando no dia a dia do condomínio: é o caso das síndicas, zeladoras, assistentes de serviços gerais, entre outras funções.

O cargo de síndico, inclusive, já tem quase 40% de presença feminina no Brasil hoje. Mas o que isso significa na prática? Leia o texto e saiba mais sobre a importância dessas profissionais que trazem representatividade e competência para as funções do condomínio.

Síndicas já são maioria no Brasil

Segundo o levantamento mais recente do SíndicoNet, divulgado em 2022, o número de mulheres no cargo é de 39%. O número representa um crescimento de 22% no número de mulheres síndicas em três anos.

O aumento da participação feminina em cargos de liderança dentro do condomínio representa uma gestão mais democrática, inclusiva e eficiente dos condomínios. A diversidade de gênero traz novas perspectivas e ideias para a gestão condominial e é crucial para garantir que as decisões tomadas reflitam as necessidades e preocupações de  todos os moradores, independentemente do gênero.

Além disso, a presença de mulheres em posições de liderança pode servir como um exemplo positivo para outras mulheres que desejam se envolver mais em suas comunidades e assumir papéis de liderança.

A importância da representatividade na administração dos condomínios

Além das profissionais que trabalham como síndicas, existe hoje no Brasil uma variedade ainda crescente de mulheres nas mais diferentes funções dentro de um condomínio. Embora ainda haja um longo caminho a percorrer no número de mulheres como zeladoras e porteiras, a presença feminina nas portarias é um sinal de mudança na tradição de que esse tipo de trabalho é exclusivamente masculino.

Apesar das conquistas recentes, as mulheres ainda são minoria em diversas funções no mercado de trabalho. Por isso, datas como o Dia da Mulher atuam na conscientização da sociedade para a importância do aumento de mulheres em cargos de liderança e espaço de trabalho, o que inclui os condomínios.

A presença de mulheres na gestão condominial ajuda a promover a igualdade de gênero e a eliminar o sexismo e a discriminação no condomínio. Isso pode criar um ambiente mais inclusivo e seguro para todos os moradores, independentemente do gênero.

A Graiche acredita que a participação das mulheres em todos os aspectos da gestão condominial, desde as síndicas que atuam na tomada de decisões até as moradoras que participam ativamente das assembleias, é essencial para a diversidade e o bom funcionamento dos condomínios.

Se está procurando uma opção de confiança e com especialistas no assunto, confira os serviços de administração condominial oferecidos pelo Grupo Graiche!

VOLTAR PARA NEWS