DICAS ESSENCIAIS PARA CUIDAR MELHOR DAS ÁREAS COMUNS

29 jun 2017

5 min. de leitura

As áreas comuns de qualquer condomínio precisam de atenção redobrada, principalmente quando chegam períodos de férias, como o recesso de julho e o final de ano. Piscinas são mais utilizadas, jardins e elevadores têm maior circulação de pessoas, salões são mais utilizados etc.
É importante que todas as áreas comuns estejam em perfeita ordem. Por isso, enumeramos algumas dicas muito importantes que todo síndico ou administrador de condomínio deve valorizar.
Cuidado com piscinas
A manutenção da piscina abrange mais do que a limpeza. Uma atenção principal dever ser dada ao pH da água (pH é uma sigla para potencial hidrogeniônico e indica o grau de acidez ou alcalinidade da água). O controle desse índice é fundamental para manter a qualidade da água e aumentar a durabilidade dos equipamentos da piscina. O pH ideal para piscinas gira em torno de 7.0 a 7.2, pois é um valor próximo ao do pH lacrimal. Isso faz com que os banhistas não fiquem com os olhos irritados ou irritação na pele ao entrarem na água.
Outro item importante é o filtro. A adequada manutenção deste equipamento resulta na melhor qualidade, limpidez da água e resulta em economia dos produtos usados no tratamento químico. No inverso deve-se verificar a necessidade da substituição do elemento filtrante, ou seja, da areia especial que há no filtro.
Além disso, é importante educar moradores para que não usem excesso de produtos como protetores solares e maquiagem, pois podem sujar a água com mais rapidez.
Jardins
Cada tipo de planta precisa de um cuidado especial. É ideal contar com a orientação de paisagistas para obter detalhes particulares de cada tratamento. No entanto, siga algumas dessas dicas: quanto à rega, as plantas que ficam ao sol podem ser regadas até duas vezes por semana no início da manhã; quanto à manutenção, cuidado com a proliferação de ervas daninhas, a terra precisa ser adubada três a quatro vezes por ano, é preciso combater fungos e pragas com dedetização uma vez por mês, e a poda deve ser feita por profissional especializado. É muito importante verificar a existência de acúmulo de água parada, não só no jardim e vasos de plantas, mas em todo o condomínio, para evitar focos de aedes aegypti, o mosquito transmissor de dengue.
Elevadores
A boa convivência e educação na utilização de elevadores é fundamental quando o fluxo de utilização aumenta no período de férias. É preciso estimular o cumprimento das normas internas e sempre lembrar os condôminos das questões que envolvem o bom senso, como observar o limite de pessoas na cabine, não deixar crianças utilizarem o elevador sem a presença de adulto, não segurar as portas, não utilizar elevadores sociais portando cargas pesadas, transitar com animais de estimação somente pelo elevador de serviço, etc. Reforçar o bom uso do elevador divulgando comunicados e regras é uma boa alternativa para evitar problemas.
Salão de festas e churrasqueiras
Tanto um desses ambientes quanto o outro devem ter regras claras de higiene, período de utilização, quantidade permitida de pessoas, reservas e volume do som. Embora tudo isso conste nas regras do condomínio, reafirmar as regras no momento da reserva reduz a incidência de seus descumprimentos.
Quadras esportivas e academia
Os pisos de quadras (principalmente as que não forem cobertas) precisam ter manutenção periódica com impermeabilização para evitar infiltrações. A iluminação, que pode ser de LED para otimizar a eficiência energética, deve ser vistoriada frequentemente. Nas academias, verificar o funcionamento de equipamentos, a quantidade de pesos e a limpeza de colchonetes. Se a academia tiver sala para aulas ministradas por profissionais, atentar para odores, ventilação e situação dos aparelhos de ar condicionado.
Playground
O famoso parquinho merece uma atenção especial. A primeira recomendação é fixar as normas de utilização e horários de uso. Em seguida, estabelecer regras para manutenção preventiva, com vistorias periódicas da situação de cada brinquedo. Se houver defeito em algum brinquedo, inclusive ferrugem, o zelador deverá interditá-lo até que o problema seja resolvido. A higiene é fundamental, principalmente se o playground tiver caixas de areia. Estas devem ser esterilizadas com fórmulas atóxicas que descontaminam o solo, evitando surgimento de vermes, bactérias e fungos. Uma alternativa é a utilização de areia sintética feita de sílica. Independentemente da escolha do material, as caixas de areia devem ser sempre cobertas durante a noite.
Lixo
Descartar não é simplesmente jogar fora. Uma vez que em grande parte dos condomínios o descarte de lixo é feito em área comum, é importante desenvolver uma inteligência que começa da porta de cada apartamento para dentro. Estimular moradores a reciclarem contribui para a melhoria do ambiente interno e externo do condomínio e ainda pode ajudar a reduzir as taxas condominiais se um programa sustentável for utilizado. Você pode conferir o passo a passo para implantação da coleta seletiva em condomínio aqui. Mesmo se o condomínio não possuir uma política de sustentabilidade, todo material descartado, seja lixo ou não, precisa ser embalado corretamente para evitar acidentes e possível propagação de maus odores, insetos e roedores.
Independentemente da época, para que as áreas comuns sejam preservadas e bem utilizadas, o melhor a fazer é ter as normas de convivência e utilização bem definidas e constantemente divulgadas. Além disso, o estabelecimento de uma rotina de manutenção é fundamental. Se seu condomínio ainda não possui essa estrutura organizacional, siga as dicas acima para esboçar um primeiro manual. E se ainda tiver dúvidas, conte com uma administradora confiável para obter assessoria na operacionalização e automação das tarefas da gestão condominial.

VOLTAR PARA NEWS