DIA DO ZELADOR.
Quem é a peça-chave da engrenagem para o perfeito funcionamento de um condomínio? É ele que cuida de todos os detalhes técnicos e manutenções de equipamentos, realiza atividades essenciais para o bem-estar de todo o coletivo, organiza o dia a dia da equipe responsável pela limpeza e cuidados do seu empreendimento.
A palavra que dá nome à sua profissão vem da raiz zelar. No dicionário, zelar significa “ter zelo ou cuidar com maior interesse e solicitude”. Também tem o sentido de “cuidar da limpeza, da ordem e da conservação; administrar”, o que tem muito mais a ver com as funções propriamente ditas do profissional.
Conforme diz José Roberto Graiche, fundador do Grupo Graiche, entre as várias tarefas desse profissional estão a verificação do funcionamento das instalações hidráulicas e elétricas, o estado dos brinquedos no playground e demais equipamentos do edifício.
No entanto, há algo de especial nas características de um bom zelador que tem mais a ver com o primeiro significado dado pelo dicionário. Um zelador realmente cuida dos interesses do condomínio e dos moradores. Ele, de modo imperceptível, permite que tudo corra bem sem que qualquer condômino perceba como as coisas funcionam ou são consertadas.
O zelador profissional, portanto, cuida dos lares dos outros como se fosse o seu. Por isso, é mais do que justo a Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo ter decretado, por lei, o dia 11 de fevereiro como a data especial para celebrar a existência dessa fundamental profissão.
Aos mais de quarenta mil zeladores, cuidadores de milhares de lares brasileiros, nossos parabéns e um forte muito obrigado.