Conexão Graiche – 2° Temporada: Manutenções domésticas essenciais
Episódio 1 – Manutenções domésticas essenciais
Trataremos neste episódio sobre a manutenção da sua casa! Sabe aquele papo: assim que der eu faço! Pois é, vamos te dar uma mãozinha em 10 itens prioritários: como planejar essa rotina de manutenção no seu apartamento, sem dor de cabeça.
As manutenções preventivas nas residências têm como objetivo proteger seus moradores, manter o bom funcionamento de todos os equipamentos e infraestrutura necessária para nossa comodidade, além de manter o patrimônio atualizado e valorizado. Todo mundo tem aquela famosa listinha do que está precisando fazer. Quando nos damos conta, já se passaram meses e até anos. Existe um conjunto de ações planejadas e sistemáticas que devem ser realizadas regularmente com o objetivo de evitar falhas, minimizar o desgaste e prolongar a vida útil dos equipamentos e a segurança e o conforto de uma casa. Em vez de aguardar a ocorrência de problemas, a manutenção preventiva antecipa-se a eles, identificando e corrigindo potenciais falhas antes que se tornem mais graves e onerosas. A manutenção é sempre mais barata que o conserto de algum equipamento danificado. Alguns equipamentos têm vida útil calculada, outros necessitam de manutenção e checagem periódica. Algumas manutenções exigem a contratação de um profissional especializado, outras podem ser realizadas pelo próprio morador. O ideal é sempre buscar ajuda de profissionais qualificados para realizar qualquer reparo ou substituição necessária para cuidar também da sua segurança pessoal.
1. Lâmpadas queimadas constantemente, tomadas que não funcionam bem e cheiro de queimado podem ser indícios graves de problemas elétricos. Sua conta de luz também pode estar alta por danos da sua fiação elétrica, que pode ainda danificar equipamentos e causar incêndios:
Instalações elétricas mal conservadas podem gerar sobrecargas, curtos-circuitos e faíscas, resultando em incêndios. A manutenção preventiva, como inspeções regulares e reparos de fiação desgastada, pode reduzir significativamente esse risco. O ideal é que os imóveis tenham uma checagem e manutenção elétrica a cada cinco anos. Nossa vida mudou e, a cada novidade, equipamento, consumimos ainda mais energia. Contrate um eletricista qualificado para fazer uma inspeção completa na fiação elétrica do seu apartamento, especialmente se o prédio for antigo. Substitua fiações antigas ou danificadas e evite sobrecarregar os circuitos com múltiplos aparelhos ligados na mesma tomada. Evite gambiarras, emendas. Verifique exatamente o que precisa de energia elétrica e peça a um profissional a ampliação de seus pontos de energia, se necessário. Substitua os interruptores e tomadas antigas por modelos mais seguros e eficientes, evite adaptadores e extensões. Ao notar qualquer falha no sistema elétrico ou desarme do disjuntor, suspenda o uso do equipamento imediatamente e busque a orientação de um profissional eletricista. A manutenção de lâmpadas também deve ser periódica, bem como sua modernização, como, por exemplo, a troca por leds mais econômicos e duráveis.
2- Todo mundo gosta de um banho quentinho e relaxante, mas sentir cheiro de gás não é normal. Vazamento de gás é extremamente perigoso e há risco de morte:
Vazamentos em sistemas de gás podem levar a explosões ou intoxicações, representando um perigo para os moradores. A inspeção regular das instalações de gás e a substituição de conexões danificadas são medidas preventivas essenciais para evitar esses incidentes. O aquecimento a gás precisa de uma manutenção periódica e especializada. A mangueira e o duto de gás, ambos geralmente têm validade de cinco anos para sua troca.
3- Ficar sem água é impossível, e pagar caro pela conta de água também ninguém quer.
Vazamentos hidráulicos:
Tubulações de água danificados ou obstruídos podem causar vazamentos que resultam num aumento significativo da conta de água e ainda podem causar infiltrações e inundações nos apartamentos (seu e de seus vizinhos) e até mesmo nas áreas comuns. Inspeções periódicas nas instalações hidráulicas e reparo imediato dos vazamentos são medidas preventivas eficazes para evitar danos por água. Essa manutenção também é importante para o controle do consumo de água e economia na conta. Torneiras, chuveiros gotejando, caixas acopladas que não param de encher, são clássicos exemplos de falta de manutenção, custo elevado e desperdício de água. Inspeção e reparo de possíveis problemas de umidade nas paredes e tetos são de extrema importância. Evitam danos estruturais futuros, reduzem odores, mofo, bolor e doenças respiratórias. Verifique se não há vazamentos na mangueira de água conectada às máquinas domésticas, como máquina de lavar roupas, máquina de fazer gelo, lava-louças, entre outras. Substitua a mangueira regularmente, pelo menos a cada dois anos, para evitar o desgaste e o ressecamento que podem levar a vazamentos. Lembre-se de fechar o registro da torneira quanto o equipamento estiver desligado, e o registro geral ao se ausentar do imóvel por longos períodos.
4- Conforto é tudo que buscamos e a cada dia damos mais importância ao ar-Condicionado:
A manutenção de climatizadores é uma peça-chave para garantir o bom funcionamento dos aparelhos. A segurança de suas instalações, para evitar incêndios e curto-circuito; bem como sua limpeza e regulagem, são essenciais para manter o conforto térmico, a eficiência, reduzir desperdício de energia e evitar doenças respiratórias. Sua manutenção também regula a umidade e purificação do ar. A limpeza simples, manual, deve ser mensal, e a limpeza profissional e troca de filtros, se necessária, deve ser trimestral. Já a manutenção técnica do aparelho deve ser anual.
5 – Uma vez instaladas, nos sentimos seguros e esquecemos delas. As telas de proteção para sacadas e janelas não podem ser esquecidas:
As telas possuem diferenças de densidade, resistência por peso e cada fabricante indica um prazo para sua revisão e/ou troca. O ideal é que a cada três anos haja vistoria por uma empresa especializada. A média de garantia dos produtos varia entre três e cinco anos. É preciso verificar o certificado no ato da compra e ter lembretes do prazo para sua troca. Esse item de segurança é importantíssimo, especialmente para crianças e animais de estimação. Os ganchos também precisam de vistoria.
6- Privacidade e segurança. O sol precisa entrar e iluminar, mas na medida certa.
É importante respeitar as regras para fechamento de sacada, bem como pensar na sua conservação e segurança. É comum a instalação de vidros que impedem a ação do vento, com acabamento incolor ou revestimento de película, que evita a incidência dos raios solares no local. Como esse tipo de reforma afeta não apenas o condômino, mas também a fachada do prédio, área comum do empreendimento, é necessário seguir uma série de regras estipuladas pelo condomínio em assembleia.
Reparos nos vidros, telas, cortinas, especialmente a limpeza e troca das vedações e substituição de roldana devem fazer parte do calendário anual de manutenção. Inspecione a película de vidro em busca de sinais de desgaste, como rachaduras ou descolamento. Limpe a película com produtos suaves e não abrasivos para prolongar sua vida útil e garantir sua eficácia na proteção contra raios UV e calor excessivo.
7- Voltar fumaça, gordura? Nada disso! Não podemos esquecer das coifas ou exaustores:
Limpe regularmente os filtros da coifa para garantir uma ventilação eficiente e prevenir o acúmulo de gordura e sujeira. Ao realizar a limpeza da coifa e filtros, use luvas, óculos de proteção e máscara, pois os produtos químicos podem irritar a pele e as mucosas. Verifique se há sinais de desgaste nos componentes, como hélices e motores, e providencie a manutenção adequada conforme orientações do fabricante da coifa. As coifas e/ou exaustores de fogões e churrasqueiras devem sempre ser observados para manter sua eficiência.
8 – Cada um faz sua parte na segurança.
Portas e fechaduras digitais:
Deve-se verificar frequentemente o estado das dobradiças e fechaduras das portas e janelas para garantir sua segurança e funcionalidade. Substituir peças desgastadas ou quebradas de móveis também é importante e evita acidentes domésticos. As fechaduras digitais e todas as automações da casa também precisam de manutenção, como a troca de pilhas e baterias, além de revisão de molas e linguetas.
9 – Box do banheiro pode causar acidentes:
Verifique regularmente as condições dos fixadores e componentes, vedações e selantes ao redor do box para garantir que não haja vazamentos e corrosões. Limpe regularmente as trilhas e dobradiças para evitar o acúmulo de sujeira, o que pode comprometer o funcionamento adequado das portas. Vidros temperados podem sofrer com ações mais fortes e quebrar causando acidentes e ferimentos.
10 – Nossa casa segura e limpinha completa nossa lista prioritária de manutenção.
Limpeza e prevenção de acidentes: É necessário limpar os ralos e sistemas de drenagem para prevenir entupimentos e problemas de escoamento de água. Revisão e limpeza do sistema de esgoto e caixas de gordura são essenciais para evitar entupimento e odores desagradáveis. Filtros de água devem ser trocados a cada três meses, o forno (elétrico ou a gás), micro-ondas e Air fryer também devem ter limpeza regular caprichada, além de observar sua parte elétrica, por serem eletrodomésticos importantes com alto consumo de energia e/ou gás. A manutenção de jardins e floreiras devem ser incorporadas na rotina.
Todos os eletrodomésticos devem ter observados seus itens de segurança, e uma casa segura deve ser pensada na altura, guarda e tranca de alguns equipamentos cortantes que ofereçam riscos para crianças. No caso de uma casa com idosos, também providenciar barras de apoio, corrimão e evitar itens como tapetes soltos, que podem provocar quedas.
Mantenha os ambientes com ventilação diária.
Agora, é a sua vez de pôr em prática!
No Conexão Graiche você escolhe se quer assistir, ouvir ou ler as informações mais importantes dessa temporada. Vale a pena conferir!
Prefiro assistir em vídeo com áudio:
Youtube:
Vou de PodCast
Escolha sua plataforma preferida e ouça agora mesmo:
Apple:
Spotify: