COMO FAZER A GESTÃO DE EQUIPES E FUNCIONÁRIOS EM CONDOMÍNIOS
O bom funcionamento de um condomínio depende muito da integração e habilidades de todos os funcionários. É preciso que eles estejam preparados para atender aos moradores e dar andamentos às tarefas diárias.
Para isso, devem entender claramente os processos internos e rotinas do dia a dia. Outro ponto importante é mantê-los motivados e interessados no trabalho. E diante disso, qual é o papel do síndico? O que está em seu alcance?
Gerenciar a equipe de funcionários é uma função de extrema importância, já que impacta diretamente na operação do condomínio e na vida dos moradores. Sendo assim, uma boa gestão faz toda a diferença na vida de todos, diminuiu o número de reclamações e conflitos e garante a que o trabalho esteja em dia.
Porteiros, zeladores, auxiliares de limpeza, vigias, seguranças, jardineiro. Um time e tanto para gerir!
E a pergunta é…
Como fazer a gestão de equipes e funcionários em condomínios?
Conheça a equipe
Garantir a segurança no condomínio é primordial, então, conheça a equipe. Mesmo que sejam terceirizados, saiba quem são as pessoas que irão cuidar e transitar diariamente no condomínio.
Distribuição de funções
Ao contratar o serviço, certifique-se que o colaborador está dentro do perfil da função que irá desempenhar. Faz parte de uma boa gestão ter o time certo. É essencial fazer uma avaliação adequada na hora de escolher o profissional que integrará a equipe.
Defina as escalas de trabalho
Crie e divulgue o planejamento do mês com antecedência pra que todos possam se organizar. A previsibilidade e uma rotina de trabalho bem definida deixam os colaboradores mais tranquilos.
Valorize a equipe
Ter a postura de um orientador e estar aberto para ouvir os colaboradores deixa a gestão mais fácil. Manter a equipe motivada é um fator importante para que o trabalho seja bem feito por todos. Avalie o que pode oferecer como estímulo para eles.
Treinamentos regulares
Uma equipe bem treinada sabe resolver qualquer tipo de situação e desenvolver suas atividades com comprometimento e dedicação. Planeje um calendário com treinamentos periódicos e mantenha a equipe com o conhecimento em dia.
Integração
Faça reuniões periódicas para esclarecer dúvidas, acompanhar as atividades e as escalas de trabalho. Caso tenha funcionários terceirizados, uma reunião mensal irá ajudar e organizar e saber todas as informações que precisa para manter a sua gestão em dia.
Conte com uma Administradora de Condomínios
Os síndicos, muitas vezes, vivem uma dupla jornada, a rotina de trabalhar e ser o representante legal do condomínio, o que limita o tempo gasto às tarefas dedicadas para esta última função. Por isso, o papel da administradora é fundamental para auxiliá-los nas atividades, como: definição da escala de trabalho, contratação de funcionários, estudo de folha e redimensionamento de equipe e treinamentos.