Como fazer a decoração de final de ano no condomínio

6 dez 2019

4 min. de leitura

É final de ano e, junto dele, além de toda a correria pertinente ao período, é inevitável o pensamento e até a preocupação sobre as decorações temáticas de natal e ano-novo!
Para facilitar e te dar aquela mãozinha, confira algumas dicas que podem ser muito úteis na hora de dar um toque todo especial no seu condomínio.

TIPOS DE DECORAÇÃO

Tá aí um questionamento primordial antes de começar a instalar os enfeites.
Tenha em mente sobre qual estilo de decoração o condomínio pretende apresentar.
Caso seja algo mais minimalista, como lâmpadas do tipo “pisca-pisca”, adornos nas árvores do jardim (se houver!), os típicos enfeites na portaria e a emblemática árvore natalina no hall, os próprios funcionários do condomínio podem cuidar disso. Essa opção geralmente é mais econômica, pois você pode reutilizar os enfeites dos anos anteriores.
Alguns condomínios, inclusive os comerciais, escolhem decorações mais “robustas”. A decoração completa de fachada é, sem dúvidas, mais marcante e atraente. No entanto, é preciso se programar com o orçamento, pois, dependendo do estilo escolhido e da empresa especializada, o custo pode ser calculado em valores acima de 10 mil reais.

COMO ORGANIZAR:

Planeje-se: a tarefa que deve anteceder qualquer iniciativa. Pesquise gastos e confira o valor previsto para essa atividade sem ultrapassar o teto estabelecido. Lembramos que é sempre recomendado aprovar o orçamento previamente em assembleia, após decisão e concordância da coletividade.
Compras: É provável que você já conheça os lugares específicos para adquirir tais materiais, mas dicas são sempre úteis, não é mesmo?! Centros comerciais como a rua 25 de março, em São Paulo, ou o comércio popular dos bairros sempre oferecem boas alternativas e com custos mais acessíveis. As tradicionais luzinhas ganharam um toque lúdico e agora podem ser encontradas nos mais variados formatos, como estrelas e flores. A preferência tem sido pelas de Led, que além de econômicas, são mais bonitas e duradouras
Mãos à obra: Que tal promover uma integração na hora de montar a decoração? O momento é de celebração, ou seja, a oportunidade ideal para envolver uma comissão de moradores interessados. Outro detalhe é certeiro: as crianças irão adorar e poderão ajudar, inclusive, na montagem das peças.

FIM DE ANO SEM IMPREVISTOS

– Redobre o a atenção ao escolher cordões de luz, mangueiras e pisca-piscas. Todos devem ser certificados pelos institutos controladores de qualidade.
– Antes de instalar os itens, especialmente os já utilizados anteriormente, verifique as condições gerais e cheque as emendas e conexões que devem estar protegidas com fita isolante de boa qualidade.
–  Certifique-se de que a capacidade e a resistência dos condutores, tanto da fonte de energia quanto dos enfeites em si, sejam compatíveis com a carga elétrica requerida, observando o correto dimensionamento de cabos e fios.
Confirme se a tensão das lâmpadas é compatível com a tensão da rede.
Apenas coloque o equipamento na tomada após a conclusão da montagem para evitar acidentes por falhas no isolamento de fios ou nas emendas.
– Nunca toque na fiação nem substitua lâmpadas queimadas com o aparelho ligado à fonte de energia.
– Na decoração da parte exterior (fachadas, jardins, varandas e grades), o cuidado deve ser multiplicado. A umidade e a presença de água são fatores que elevam bastante a probabilidade de acidentes, portanto, CUIDADO!
-Não faça nenhuma instalação se você não tem conhecimento prévio de segurança elétrica. O correto é contratar um profissional habilitado para realizar a instalação e deixar tudo impecável e lindo.
 
Boas festas!

VOLTAR PARA NEWS