Como escolher a melhor administradora para o seu condomínio?

14 jan 2021

4 min. de leitura

Gerenciar um condomínio é um trabalho que exige muita responsabilidade e cuidado com todas as demandas existentes e obrigações legais. Para evitar problemas, multas e prejuízos, é extremamente necessário ter uma administradora de condomínios.
Na hora de escolher a melhor administradora para o seu condomínio é preciso muita cautela para não ter frustrações futuras. Conhecer bem o trabalho da empresa é o primeiro passo para decidir. Continue a leitura para saber como escolher a melhor opção!

Conheça a história da administradora

O primeiro passo para escolher uma administradora para o seu condomínio é conhecendo bem a história dela. Pesquise sobre os trabalhos que ela já exerceu em outros condomínios, há quanto tempo ela está no mercado, onde está instalada, qual seu capital social e se é uma empresa sólida.
Também é preciso, para saber se ela é especialista em administração, se tem Know How para tratar os problemas do dia a dia e os problemas específicos, que nível de assessoria fornece. Analisar as certificações e homologações que a empresa tem ou não também é necessário antes de fechar negócio.

Entenda se a administradora está atualizada

Atualmente é fundamental que as empresas utilizem a tecnologia para melhorar sua operação e manter-se atualizada. Um exemplo são os aplicativos que oferecem inúmeras facilidades na palma da mão, como:

  • boleto online;
  • reservas de áreas comuns;
  • mensagens à portaria;
  • agendamento de mudanças;
  • cadastros de visitantes;
  • liberação de acesso para prestadores de serviços;
  • relatórios financeiros;
  • enquetes e classificados;
  • gestão administrativa e de funcionários e muito mais!

Contar com um aplicativo também permite que a empresa tenha uma dinâmica de processos para que o(a) síndico(a) acompanhe todas as movimentações financeiras que ocorrem no condomínio, além de realizar as tarefas diárias com mais agilidade e ter melhores resultados.

Pesquise sobre os diferenciais da empresa

Saber sobre os benefícios que uma administradora de condomínio proporciona é essencial para entender se aquela é a melhor. Portanto, pergunte seus diferenciais, como uso de tecnologias,  organização financeira, suporte aos condôminos e colaboradores, assessoria no dia a dia e nos procedimentos de portaria, gestão de contratos, entre outros.
O diferencial da empresa pode estar tanto na tecnologia que ela utiliza como na sua forma de atendimento, na forma como soluciona problemas ou até mesmo na qualidade da entrega de seus serviços. Por isso, antes de verificar o diferencial, é necessário entender o que o seu condomínio está buscando.

Leia todas as cláusulas do contrato

Quando você está negociando com alguma empresa, é preciso ler com muita atenção todo o contrato. É necessário ter muita cautela ao ler as cláusulas, lembre-se sempre que a contratação do serviço tem condições que devem ser bem detalhadas.
Se houver alguma dúvida em alguma das cláusulas, sempre busque um esclarecimento claro para evitar futuros problemas de contrato. Às vezes, pode ser preciso alterar alguma cláusula, refazê-la ou eliminá-la.

O que deve conter no contrato

O documento deve estar separado em partes com muito detalhe sobre a contratação. Abaixo veja o que deve constar no documento:

  • valor da taxa mensal: como serão cobrados os honorários;
  • administração dos funcionários: normalmente, as administradoras cuidam da folha de pagamento e dos encargos trabalhistas;
  • pagamentos de contas, multas e impostos: a administradora é a responsável para que todos os pagamentos do condomínio estejam em dia. Isso também deve estar no contrato;
  • seguro: a administradora fica responsável por avisar sobre a renovação do seguro do condomínio. Muitas vezes os condomínios não têm um seguro que realmente cubra as necessidades. A administradora pode indicar ao síndico seguradoras de bom nível e que cumpra com aquilo que o condomínio precisa;
  • cláusula de rescisão: essa cláusula é uma das mais importantes do contrato. Deve estar explícito aquilo que é considerado descumprimento do contrato e o valor da multa. O prazo da rescisão também deve estar esclarecido.

É necessário muita cautela e pesquisa para contratar a melhor administradora para cuidar do seu condomínio. O Grupo Graiche é especialista na área, pois tem anos de experiência no mercado. Confira os nossos diferenciais.
E aí, gostou das dicas para escolher a melhor administradora para o seu condomínio? Então aproveite para conferir como fazer a gestão de equipes e funcionários em condomínios. Cuide-se e até o próximo artigo!

VOLTAR PARA NEWS