Vistoria em imóveis alugados: confira os pontos principais

4 de junho de 2021

Vistoria em imóveis alugados confira os pontos principais

A vistoria é uma etapa muito importante na hora de comprar, vender ou alugar um imóvel. Para quem vai alugar, é ainda mais essencial, pois caso ocorra algum problema, é preciso entender de quem é a responsabilidade.

Com o intuito de evitar imprevistos, falaremos sobre a importância da vistoria e quais os principais pontos que devem ser verificados. Continue a leitura para saber mais!

O que é a vistoria de um imóvel e sua importância?

O laudo de vistoria é um importante documento que detalha tecnicamente o estado do imóvel no momento da locação ou venda, com uma minuciosa análise da infraestrutura interna e externa, dos sistemas elétrico e hidráulico, de portas, janelas, telhados, fachada, pintura e outros itens.

O principal objetivo é resguardar ambas as partes, tanto o proprietário quanto o inquilino, no caso da locação. Já que todas as pessoas envolvidas devem ter conhecimento sobre o estado do imóvel e o documento deve ser reconhecido formalmente e incluído no contrato.

O laudo ajuda a evitar descuidos do inquilino, que deverá entregar o imóvel nas mesmas condições que recebeu. Por isso, aqui na Graiche realizamos a vistoria inicial e a vistoria final para checar as condições do imóvel.

O que deve ser avaliado na vistoria

O documento da vistoria é elaborado em dois laudos que integram o contrato de locação: Fotos de todos os itens de cada cômodo mais laudo descritivo com todos os detalhes sobre a conservação e itens registrados, como:

  • Paredes, pisos, pintura externa e interna – As características das paredes devem estar especificadas, desde o material em que elas foram feitas até a tintura utilizada, quais as condições, se o imóvel está totalmente pintado, se há manchas que indicam início de infiltração, tipo de piso, estado de conservação, se há alguma rachadura nos pisos.
  • Sistemas Elétrico e Hidráulico – é importante que durante a inspeção, sejam testadas todas as tomadas e interruptores. Verificar se há qualquer tipo de vazamento no sistema hidráulico, além do funcionamento de todas as torneiras, descargas e chuveiros presentes no imóvel.
  • Portas, janelas, fechaduras e maçanetas – verificar se há trincos ou ferrugem aparentes. Se as fechaduras estão funcionando e a fixação dos puxadores.
  • Mobília – no caso de imóveis já mobiliados, é importante um detalhamento de todos os itens, como móveis, armários, artigos de decoração, eletrônicos e eletrodomésticos- indicando marca, estado e testes.  Além de um check list para imóveis que oferecem enxovais, roupa de cama/mesa/banho, utensílios de cozinha, etc.

Conte com um profissional durante a vistoria

É possível fazer a vistoria sozinho(a), porém ter o acompanhamento de um profissional fará toda a diferença. O profissional sabe exatamente quais são os testes e fotos que deve fazer para a vistoria ser bem-sucedida, por isso, aqui na Graiche Imobiliária, temos uma equipe de vistoriadores própria, para mais segurança aos nossos clientes.

O ideal é que a vistoria seja feita com o acompanhamento do locatário, para ele entender e visualizar tudo o que é feito pelo vistoriador.

A vistoria é tão importante tanto para o locador quanto para o locatário, por isso procure uma boa empresa ou profissional para realizar este serviço no imóvel alugado. Lembre-se, é melhor realizar esse procedimento para evitar surpresas negativas.

Agora que você já sabe a importância desse serviço, entenda também como encontrar a melhor imobiliária em São Paulo.


Compartilhe:



Entre em Contato Conosco



São Paulo:
Atendimento -
(11) 3145-1322
Comercial - (11) 3145-1300

Segunda a Sexta das 09:00 às 18:00 horas

Segunda a Sexta das 09:00 às 18:00 horas



A sua opinião é de grande interesse para a Graiche. Clique no botão abaixo e entre em contato por meio do nosso canal de atendimento.














Mogi das Cruzes:
Atendimento -
(11) 4728-4359

Escreva-se para nossa newsletter
Inscrever