INSTALAÇÃO DO AR-CONDICIONADO EM CONDOMÍNIO. PODE TUDO?

30 out 2017

2 min. de leitura

Quando o calor chega e fica praticamente impossível ter conforto (principalmente na hora de dormir), a maioria das conversas familiares nos apartamentos leva a uma decisão: “Ok! Vamos instalar um ar-condicionado!”
No entanto, levar a cabo a compra e instalação de ar-condicionado em condomínios não é tão simples quanto comprar um ventilador. Obras desse tipo dependem do cumprimento de regras estabelecidas em assembleia. Por isso, esse artigo vai ajudar a esclarecer algumas dúvidas sobre o assunto.
Posicionamento e Planejamento
Alguns empreendimentos novos já são projetados com áreas e estruturas para a instalação de aparelhos de ar-condicionado nas unidades. Quando o caso não for esse, é preciso que o condomínio se posicione de antemão. A questão principal é a alteração estética da fachada e do projeto arquitetônico. Como já vimos no artigo sobre fechamento de fachadas, qualquer alteração desse tipo precisa ser decidida em assembleia.
Segurança
Para permitir a instalação de aparelhos de ar-condicionado é preciso obter um laudo técnico que determine as condições das edificações levando em consideração a capacidade energética necessária para evitar sobrecarga de eletricidade, as condições de encanamentos para evitar gotejamentos nos apartamentos vizinhos e o impacto no projeto da fachada. Com esse documento o síndico poderá convocar uma assembleia mais assertiva para a padronização das instalações.
Ainda sobre segurança, é importante que o condomínio obtenha aprovação da companhia elétrica do município. Caso essa aprovação não seja obtida, será preciso chamar um engenheiro elétrico para projetar a ampliação da capacidade energética do condomínio. Até lá, os aparelhos não devem ser instalados, pois podem comprometer a segurança e a situação das fiações.
Padronização
É na assembleia que deverá ser feita a aprovação das definições. Devem ser discutidos e aprovados os pontos de instalação, a quantidade máxima de pontos permitida por unidade autônoma, o modelo e o tamanho dos aparelhos.
Os moradores, antes de fazer a compra do ar-condicionado, devem verificar o que diz a Convenção do Condomínio, o regulamento interno ou a ata de assembleia que aprovou a instalação dos aparelhos, para evitar dissabores depois da sua instalação.
conheca-nossa-estrutura

VOLTAR PARA NEWS