Temporada de seca chegou! Veja aqui 6 dicas para economizar água no condomínio

22 de junho de 2021

dicas para economizar água no condomínio

Todo ano durante o inverno, ouvimos falar sobre a época de seca e a necessidade de mudanças diárias na rotina para economizar água. No entanto, você sabe o que pode fazer pelo seu condomínio?

Algumas medidas precisam ser adotadas, não apenas pelo síndico, mas também por moradores. Abaixo listamos algumas dicas que podem ajudar a reduzir e economizar água no seu edifício.

1. Esfriou! Porém, cuidado com a duração do banho

Por mais que todo mundo ouça isso, essa consideração nem sempre é levada a sério, ainda mais quando falamos do inverno. A queda de temperatura influencia diretamente na demora dos banhos, que além de acarretar um aumento nas despesas, é sem dúvidas um dos maiores vilões do desperdício de água.

Apesar do motivo da demora ser um tempinho a mais para relaxar, procure não tornar esse um hábito frequente.

Em apartamentos com aquecimento a gás, o banho demorado também resulta em um aumento nessa conta de consumo. Então, cuidado redobrado!

2. Consciência no uso da máquina de lavar roupa/ louça e na hora de escovar os dentes

No geral, momentos que envolvem a torneira ligada, seja na hora de lavar a louça ou escovar os dentes, acabam gerando um consumo desnecessário e maior de água.

Para se ter ideia, uma pessoa gasta em três escovações diárias cerca de 54 litros de água com a torneira aberta e 6 litros de água abrindo e fechando a torneira. Fica claro a diferença que ter mais atenção ao abrir a torneira pode fazer.

O consumo, por ciclo de lavagem, de uma máquina de lavar roupa varia entre 100 e 132 litros de água, podendo chegar até a 200 litros, dependendo da capacidade do eletrodoméstico.

Por isso, é ideal um consumo consciente, optando por usar sempre a lavadora cheia. Ao acumular as roupas para usar a capacidade total da lavadora, ela atingirá além da máxima eficiência em limpeza, uma capacidade maior de economia de energia e água.

3. Fique de olho em possíveis vazamentos

Ao evitar pequenos desperdícios causados por vazamentos, seja no chuveiro, pia ou purificador de água, além de não precisar lidar com um aumento na conta, você pode fazer com que esses pequenos problemas não se tornem grandes futuramente.

Verifique sempre se suas torneiras estão fechando corretamente ou se precisam de algum ajuste.

4. Instale redutores de vazão de água

É possível instalar redutores de vazão de água nas torneiras do banheiro, da lavanderia e da cozinha e também nos chuveiros. Eles ajudam a controlar a quantidade de água na saída e são de fácil instalação.

Você encontra diversos modelos de kits em lojas de materiais para construção.

5. Individualização da conta de água no condomínio

Por mais que no geral, os condomínios trabalhem com a conta de água coletiva do prédio, quando acontece a individualização os moradores acabam ficando mais atentos ao seu próprio consumo e hábitos.

Torná-las individuais pode influenciar diretamente não apenas na conscientização sobre a quantidade de água que se é gasta, mas consequentemente em um maior controle e economia de água.

6. Instalação de cisternas para captação e reuso de água de chuva

As cisternas são reservatórios que podem ser instalados em lugares estratégicos do condomínio para captar a água da chuva, que será armazenada para a limpeza das áreas comuns e rega dos jardins, por exemplo.

É um das alternativas mais simples e baratas de reaproveitamento de recursos naturais e que pode ajudar a diminuir a conta de água em até 50%. Existem diversos modelos de cisternas, de formatos e tamanhos diferentes, que podem ser instalados até mesmo nos apartamentos.

Que tal pensar em um condomínio mais sustentável? Pode ser mais fácil do que você imagina! Confira nosso e-book e saiba mais.

graiche + sustentável


Compartilhe:



Entre em Contato Conosco



São Paulo:
Atendimento -
(11) 3145-1322
Comercial - (11) 3145-1300

Segunda a Sexta das 09:00 às 18:00 horas

Segunda a Sexta das 09:00 às 18:00 horas



A sua opinião é de grande interesse para a Graiche. Clique no botão abaixo e entre em contato por meio do nosso canal de atendimento.














Mogi das Cruzes:
Atendimento -
(11) 4728-4359

Escreva-se para nossa newsletter
Inscrever