Quais os cuidados ao negociar na hora da compra e venda de imóvel

22 de janeiro de 2021

compra e venda de imóvel

Quando chega o momento da compra e venda de imóvel, é necessário realizar um bom planejamento para que tudo ocorra como o esperado. É normal criar expectativas quanto ao valor, localização e estado do imóvel, porém, é preciso manter os pés no chão nesta hora.

Ao decidir vender, é importante sempre se colocar no lugar do comprador. Então, pensar sobre o que ele gostaria de ver no espaço e conhecer um pouco do mercado imobiliário é necessário. 

Aqui você encontra dicas de como negociar o valor na hora da compra e venda de imóvel. Continue a leitura para saber mais!

Cuidados que o comprador deve ter ao negociar o imóvel

Na hora da negociação, é preciso ficar atento a alguns passos a serem seguidos. Confira aqui algumas dicas para que você consiga negociar sem dores de cabeça.

Pesquise bem sobre o imóvel

Comprar um imóvel é uma decisão que exige uma boa pesquisa, por isso, busque informações sobre a localização, conservação, se a face do sol é para o norte ou sul, além de checar se a documentação do imóvel está em dia.  

Conheça o vendedor

Conhecer o vendedor é importante para saber o motivo da venda, até que ponto ele está disposto a diminuir o valor, em que ele se baseou para obter o preço do imóvel e há quanto tempo ele está à venda.

Já que o tempo em que o imóvel está no mercado para ser vendido interfere diretamente no preço pela falta de liquidez, pois podem ter outros problemas envolvidos. Verifique se não há complicações com a documentação, se a vizinhança é barulhenta, localização perigosa, etc.

Realize uma vistoria

É importante realizar uma vistoria bem minuciosa para averiguar quaisquer defeitos no imóvel. Isso ajudará a elevar ou diminuir o valor. A necessidade de reformas de alto custo são um dos exemplos para o valor diminuir.

Problemas com encanamento, umidade, garagem pequena, falta de proteção e luminosidade devem ser avaliados para evitar frustrações. 

Pesquise outros imóveis à venda na região

Ter um critério de comparação na hora de negociar a compra e venda de imóvel é importante. Por isso, sempre procure bem os imóveis que estão à venda pela região. Caso o valor esteja acima do pesquisado, é possível conversar – no momento da negociação.

Pesquise por imóveis com semelhanças no metro quadrado, nas áreas de lazer, nos andares, no valor do condomínio, se há ou não varandas, garagens, etc. 

Negocie o valor

Normalmente, os proprietários colocam o valor do imóvel mais elevado porque já esperam que o comprador faça uma contraproposta. Com isso, não tenha medo de fazer uma oferta com um valor mais baixo na hora da negociação.

Porém, durante a negociação é preciso ser cauteloso(a) para não perder o negócio ao propor valores fora da realidade. Por isso, siga os passos anteriores para sempre ter um argumento na hora de pedir um desconto.

Cuidados que o vendedor deve ter ao vender o imóvel

Na hora de vender um imóvel, é importante ter estratégia e conhecimento de mercado para que tudo saia como o planejado.  A avaliação correta e alinhada aos preços praticados pelo mercado é fundamental. Confira abaixo algumas dicas infalíveis.

Reforme tudo o que for preciso

Antes de colocar o imóvel à venda, faça uma vistoria com um especialista para encontrar qualquer defeito no local para que seja reformado antes de um possível comprador visitá-lo. 

Pinte as paredes e o teto para deixar a casa impecável e renovada para receber outro morador. Pense em como você gostaria de ver o imóvel, pois cada detalhe importa.

Capriche nas fotos para o anúncio

Da mesma forma que a boa aparência do local é importante, caprichar nas fotos dos anúncios também é. Certifique-se de que as fotos estão com resoluções boas, boa iluminação e detalhamento do local. 

Uma ideia é contratar um profissional para fotografar, pois, é necessário buscar ângulos que favoreçam o espaço e saber utilizar uma boa luz. Afinal, a primeira impressão é a que fica! Ainda mais durante a pandemia, momento em que as visitas virtuais e pesquisa on-line subiram bastante e caíram no gosto da população.

Tenha toda a documentação em dia

Para que o imóvel seja vendido o mais rápido possível, a documentação deve estar toda em dia para a realização da transferência da propriedade. Qualquer possível pendência deve ser resolvida antes da divulgação.

A compra e venda de imóvel exige diversas documentações, por isso organize-as. 

Os documentos sobre o imóvel que devem estar em dia:

  • matrícula do imóvel atualizada em nome dos vendedores e sem nenhum empecilho para a venda — como o bem-estar em penhora ou hipoteca;
  • IPTU em dia e se puder, conseguir a certidão negativa da prefeitura;
  • declaração de débitos negativa para as despesas condominiais, quando for o caso  de um apartamento — certidão negativa da prefeitura já antecipada;

Documentos dos vendedores:

  • certidões negativas pessoais que comprovem que não há ações jurídicas que possam comprometer a venda do imóvel.

Esteja aberto para contrapropostas

Na maioria das vezes, é difícil vender o imóvel pelo preço do anúncio. Existe uma tendência do mercado imobiliário brasileiro de sempre pedir um valor menor do que o anunciado, por isso, tenha sempre em mente uma “excesso” para negociar com o comprador.

É preciso estar aberto para receber propostas e averiguar se valem a pena. Procure conhecer o comprador e evite se mostrar inflexível a descontos, pois isso pode fazer o cliente desistir do imóvel.

Argumente os pontos positivos da sua propriedade, mostrando todos os benefícios, como o fato da documentação estar atualizada. Esses argumentos valorizam o imóvel e o comprador perceberá isso. Antes da divulgação do valor, tenha em mente um preço máximo e um mínimo. 

Atente-se à forma de pagamento

O preço do imóvel está diretamente vinculado à forma de pagamento proposta pelo comprador. O pagamento à vista é sempre mais vantajoso em qualquer negociação do que o parcelado, então leve esse ponto em consideração antes de tomar qualquer decisão.

Antes de realizar a compra e venda, estude o mercado para entender melhor sobre o assunto na hora da divulgação. Se precisar de orientação profissional, converse conosco! O Grupo Graiche tem um setor especializado em intermediação imobiliária.

Compartilhe:

Entre em Contato Conosco

São Paulo:
Atendimento - (11) 3145-1322
Comercial - (11) 3145-1300

Segunda a Sexta das 09:00 às 18:00 horas

Mogi das Cruzes:
Atendimento - (11) 4728-4359

Segunda a Sexta das 09:00 às 18:00 horas




A sua opinião é de grande interesse para a Graiche. Clique no botão abaixo e entre em contato por meio do nosso canal de atendimento.



Escreva-se para nossa newsletter
Inscrever