Como melhorar a segurança nas áreas comuns do prédio?

20 de abril de 2021

prédio

As áreas comuns são um espaço de convívio e entretenimento dos moradores do condomínio, por isso é importante que elas estejam sempre seguras para que não ocorra nenhum acidente. Neste post separamos dicas de como melhorar a segurança nas áreas comuns do prédio.

Treinamento para os funcionários

Uma das funções principais do síndico é garantir a segurança de todos os moradores. Por isso, buscar os melhores treinamentos de segurança para os funcionários do condomínio é essencial.

É dever do síndico cumprir o regulamento interno sobre os locais em que possa haver atividades infantis e os que são proibidos o acesso de crianças e, caso não tenha nenhuma norma neste sentido, levar em assembleia a alteração do Regulamento Interno para garantir uma regra clara e que garanta a Segurança. Caso seja descumprida alguma norma, ele deve avisar ao condômino que haverá uma notificação, advertência ou multa.

Outra dica é o síndico montar um cronograma de supervisão das áreas, para que os colaboradores possam auxiliar no bom funcionamento e assim evitar acidentes.

Estabeleça procedimentos e regras de utilização

É importante estabelecer procedimentos que minimizem ao máximo situações que coloquem em risco os condôminos e funcionários. Os procedimentos de segurança devem ser montados e repassados àqueles que frequentam o condomínio.

É importante que o síndico mantenha todas as áreas comuns com itens para combater incêndio com a manutenção e testes em dia, sinalizar bem as saídas de emergência, colocar pisos antiderrapantes em áreas perigosas, como academia, piscina, playground, entre outros. É essencial que tanto os moradores quanto os funcionários estejam cientes de como utilizar os equipamentos em caso de emergência e que as regras sejam aprovadas em Assembleia.

Mantenha a manutenção do prédio em dia

Em locais como academia, parquinho ou piscina é importante ter uma atenção redobrada e sempre verificar se estes ambientes estão com a manutenção em dia. Na academia é necessário ver se o piso antiderrapante está muito desgastado e se todos os equipamentos estão funcionando bem, por exemplo.

No parquinho, o mesmo procedimento deve ser seguido em relação aos brinquedos, pois é muito fácil que crianças quebrem algum objeto de diversão. Verificar essas áreas com frequência é o ideal. Lembre-se que algumas áreas de lazer têm padronizações previstas na legislação (NBR’s) como é o caso do playground. Confira nosso e-book sobre Cuidados com a manutenção e serviços de edificações no condomínio.

Invista em tecnologia no prédio

Para manter os locais mais seguros, invista nas melhores tecnologias do mercado. As soluções que automatizam a gestão das áreas comuns é uma ideia para evitar descumprimentos das normas e facilitar o dia a dia dos funcionários.

Um exemplo, são sistemas de segurança com sensores que detectam a presença de pessoas em locais não permitidos ou biometria nas entradas das áreas de lazer para controlar a entrada apenas de pessoas autorizadas.

A Portaria 4.0, um produto exclusivo do Grupo Graiche, também garante diferentes benefícios para todos. Com a gestão exclusiva focada em regras e procedimentos para a portaria, temos o objetivo de melhorar o atendimento e atender as novas demandas dos moradores. Além disso, com o GESTOP, produto de controle, avaliação e solução na gestão interna, é possível auxiliá-lo na melhor condução de implementações que visem modernidade aliados a redução de custos.

Estabeleça protocolos de segurança durante a pandemia

Após a reabertura das áreas comuns dos condomínios, os protocolos de segurança ficaram ainda mais rigorosos. A principal regra que deve ser cumprida por todos os moradores e funcionários é o uso de máscara nas áreas comuns e a disponibilização de álcool em gel. Além disso, o distanciamento social de 2 metros por pessoa deve ser respeitado e a higienização dos ambientes também deve ser mais intensa.

Uma opção para organizar o acesso às áreas comuns é impor horários de funcionamento e solicitar que os moradores reservem o espaço com antecedência para evitar dividi-los com outras pessoas. A Graiche possui um departamento específico para auxiliar o síndico no uso do aplicativo, parametrizando as reservas de espaços de lazer da forma como o prédio necessita, desde o uso completo do espaço até o de apenas uma esteira de ginástica.

É importante manter o prédio seguro para que todos possam desfrutá-lo sem quaisquer problemas. Por isso, busque os melhores treinamentos e equipamentos de segurança que o mercado oferece. O Grupo Graiche trabalha sempre pensando na segurança de seus condomínios e investindo nas tecnologias mais recentes do mercado.

Então, gostou das dicas de como melhorar a segurança nas áreas comuns do prédio? Aproveite e confira os novos protocolos das áreas comuns de lazer.

Compartilhe:



Entre em Contato Conosco



São Paulo:
Atendimento -
(11) 3145-1322
Comercial - (11) 3145-1300

Segunda a Sexta das 09:00 às 18:00 horas

Segunda a Sexta das 09:00 às 18:00 horas



A sua opinião é de grande interesse para a Graiche. Clique no botão abaixo e entre em contato por meio do nosso canal de atendimento.














Mogi das Cruzes:
Atendimento -
(11) 4728-4359

Escreva-se para nossa newsletter
Inscrever