Como implementar a coleta seletiva no condomínio?

31 maio 2021

3 min. de leitura

A coleta seletiva é um procedimento realizado para otimizar o processo de reciclagem do lixo. Após a separação correta de resíduos feita pelos apartamentos ou casas do condomínio, o caminhão da coleta seletiva passa para recolher e dar a destinação correta.
Para entender melhor como funciona e qual a forma de implementar essa atividade em seu condomínio, continue a leitura.

1) Treinar moradores, funcionários domésticos, equipe de limpeza/manutenção e demais colaboradores do condomínio

Ensinar todos como descartar corretamente cada resíduo e onde jogar. A próxima decisão é sobre como os moradores devem reciclar o lixo, eles mesmos separam e descartam ou serão distribuídas sacolas de cores para a separação dos materiais? Tudo isso deve ser levantado para que ocorra uma boa organização.
Também é importante explicar o passo a passo para realizar a coleta. Explique o que eles devem fazer, como serão separados os lixos e o dia que acontecerá a coleta. Essa é uma parte muito importante do processo.

2) Defina como será feita a separação do lixo

A administração precisa definir como será feita a separação do lixo. É necessário categorizar os recipientes para que cada lixo fique separado. Além disso, definir qual será o espaço que ficará no condomínio é importante para evitar odores e situações desagradáveis.

3) Prepare o espaço de descarte do lixo

É importante que o local para descarte do lixo seja ventilado, iluminado, coberto e espaçoso para que os moradores consigam fazer o descarte sem amontoar os sacos. O ambiente também precisa ser de fácil acesso para a retirada do lixo.
Lembre-se de que outros funcionários manusearão os sacos de lixo, então conscientize os moradores a envolverem vidros em um jornal ou garrafas pet para que ninguém acabe se ferindo.

4) Informe os moradores sobre a coleta seletiva

É importante que os moradores entendam a importância da coleta seletiva, por isso, deixe todos comunicados em reuniões, grupos do WhatsApp e principalmente no quadro de avisos. Dessa maneira os moradores entendem a importância da coleta seletiva.

5) Verificar quem recolherá os resíduos

Contratar empresa especializada ou direto da prefeitura, é muito importante saber a destinação final do lixo e se, de fato, será reciclado.

6) Cuidar para manter o programa ativo e sempre correto no condomínio

Implantar a coleta seletiva no condomínio é algo que é beneficial para o meio ambiente. Por isso deixe todos os moradores conscientes sobre o processo.
Viu só como a reciclagem é importante e pode ser facilmente implementada em seu condomínio? Para saber os horários e locais que o caminhão da coleta seletiva passa, clique aqui.

VOLTAR PARA NEWS