COMO ESTÃO OS EXTINTORES DO SEU CONDOMÍNIO?

14 set 2017

4 min. de leitura

A gente sempre torce para nada acontecer, mas é bom saber que a precaução pode salvar muitas vidas. Por isso, perguntamos: como está a situação dos seus extintores de incêndio? E, antes disso: você sabe para que serve cada tipo?
Este artigo vai ajudar a ter uma visão mais ampla sobre esse assunto. Vamos lá?
Tipos de incêndio
Antes de mais nada, é preciso saber o que pode desencadear um princípio de incêndio. Cada extintor tem propriedades específicas e serve para naturezas de fogo particulares. A categorização é feita por classes:

Classe Natureza do fogo
A Fogo originado de materiais combustíveis sólidos como papel, madeira, plásticos termoestáveis, tecidos, borrachas e fibras orgânicas.
B Causado pela combustão de líquidos e/ou gás inflamáveis, graxas e plásticos que queimam em sua superfície sem deixar resíduos.
C Queima de instalações elétricas energizadas, como quadros de força, transformadores, fiações etc.
D Causado por metais combustíveis, como magnésio, potássio, lítio, sódio e zircônio.

Tipos de extintores
Sabendo os tipos de naturezas do fogo que podem causar o incêndio, agora conseguimos classificar os extintores de acordo com sua indicação e agente extintor.

Agente Indicação
Água Para incêndios de classe A. Age por resfriamento e nunca dever deve ser usado em incêndios de classes B e C.
Gás Carbônico Para incêndios de classe B e C. Age por abafamento, extinguindo o oxigênio e causando resfriamento dos materiais.
Pó Químico B/C Para incêndios de classe B e C. Extingue o fogo por meio de reações químicas.
Pó Químico A/B/C Para incêndios e classe A, B e C. Extingue o fogo por meio de reações químicas e abafamento. Pode ser usado para contenção de praticamente qualquer natureza.
Espuma mecânica Para incêndio de classe A e B. Age por resfriamento e abafamento e nunca deve ser usado em fogo de natureza classe C.

Recarregamento
Todos os extintores devem ser verificados e recarregados uma vez por ano. Os extintores de Gás Carbônico devem ser inspecionados a cada seis meses para verificar a perda de carga, que deve ser menor do que 10%
Todos os cilindros devem passar por teste hidrostático a cada 5 anos.
Outros equipamentos
As mangueiras devem ser verificadas anualmente. Para verificar se estão em boas condições, devem passar por um teste hidrostático.
Os tipos de orçamento
O custo da recarga dos extintores deve ser contemplado na previsão orçamentária do síndico. Existem duas formas de orçar esse custo. O orçamento fechado é mais caro, mas abrange praticamente todos os serviços. Esse tipo permite evitar variações e surpresas financeiras no momento da execução das recargas. Com o orçamento aberto o condomínio conta com uma verificação pontual das necessidades no momento da recarga. O problema é não ter precisão no orçamento anual apresentado em assembleia.
Exija certificação
A empresa que prestará o serviço precisa ser certificada pelo INMETRO, cadastrada na CETESB e obedecer as normas vigentes. Quando os extintores são recarregados, eles recebem o selo dessa certificação.
A recarga é obrigatória
A responsabilidade sobre as condições dos extintores é, por lei, do síndico. Por isso, coloque a verificação de todos os equipamentos contra incêndio em sua rotina anual.
Precisa de um apoio em seu condomínio, conte com o Grupo Graiche.

VOLTAR PARA NEWS