Aumento no preço do gás: confira algumas dicas para economizar

23 de setembro de 2021

O gás encanado já passou por vários reajustes somente este ano. O aumento no preço do gás reflete diretamente nas contas do final do mês de todos os brasileiros. Pois, o gás é um agente importante na mesa das famílias, principalmente das que moram em condomínios, e tem grande impacto na economia.

Pensando nisso, trouxemos algumas dicas que podem fazer a diferença na hora de economizar no uso. Confira abaixo:

  • Mantenha o forno fechado

Ao ficar abrindo e fechando o forno enquanto está ligado, além de aumentar o tempo de cozimento, já que há a mistura de temperaturas entre o ar de dentro e o de fora, ele acaba tendo um gasto maior para retornar a sua temperatura anterior.

Dessa forma, tente sempre ao máximo não abrir o forno durante o período de cozimento. Além disso, procure colocar mais de um alimento para assar junto, assim você evitará desperdício e otimizará o uso do forno.

  • Tenha atenção com as janelas e portas abertas

As correntes de ar diminuem a potência das chamas, vale a pena prestar atenção quando estiver cozinhando, se há alguma passagem de vento atingindo diretamente o seu fogão.

  • Use as bocas do fogão adequadamente

Procure sempre usar as bocas do fogão de acordo com o tamanho da panela. Bocal grande usado com panela pequena é desperdício de gás.

  • Tampe as panelas

Por mais que esse aspecto dependa da receita em questão, busque sempre que possível cozinhar com as panelas tampadas. Isso ajuda o alimento a cozinhar mais rápido.

  • Aposte na panela de pressão

Apesar de muitas pessoas terem receio em utilizar a panela de pressão, usá-la no preparo de alguns alimentos, além de deixá-los mais saborosos é uma ótima forma de economizar gás de cozinha.

Trouxemos também uma dica que vale ouro: no caso das leguminosas como feijão e grão-de-bico, deixá-los de molho por pelo menos 12 horas, além de possuir vários benefícios para a saúde, fará com que o seu tempo de cozimento caia pela metade e assim você mantém os cuidados com o aumento do valor da conta de luz.

Dicas para reduzir o consumo de gás no banho

Evite banhos longos, já que o consumo do aquecedor a gás está diretamente relacionado com o de água.

Regule a temperatura, o ideal é manter o aquecedor em no máximo 40 °C, que é a temperatura que aproveita melhor o poder calorífico da água, evitando a necessidade de utilizar água fria para equilibrar a temperatura.

Evite utilizar mais de um equipamento que exige aquecimento de água ao tomar banho.

Aproveite e confira no nosso blog 6 dicas para economizar água.

Suspeita de vazamento de gás?

Havendo o cheiro de gás e constatado vazamento, deve-se ventilar o ambiente, imediatamente desligar o registro, não alterar as questões elétricas (não acender ou apagar as luzes), sair do local e acionar os bombeiros através do 193.

E aí, gostou das nossas dicas? Seguindo-as você conseguirá fazer uma boa economia no seu consumo de gás.

Que tal pensar em um condomínio mais sustentável? Pode ser mais fácil do que você imagina! Confira nosso e-book e saiba mais.

graiche + sustentável


Compartilhe:



Entre em Contato Conosco



São Paulo:
Atendimento -
(11) 3145-1322
Comercial - (11) 3145-1300

Segunda a Sexta das 09:00 às 18:00 horas

Segunda a Sexta das 09:00 às 18:00 horas



A sua opinião é de grande interesse para a Graiche. Clique no botão abaixo e entre em contato por meio do nosso canal de atendimento.














Mogi das Cruzes:
Atendimento -
(11) 4728-4359

Escreva-se para nossa newsletter
Inscrever