A IMPLANTAÇÃO DE UM PLANO DE SUSTENTABILIDADE NO CONDOMÍNIO
Refletir sobre sustentabilidade e a maneira como lidamos com o mundo à nossa volta é fundamental para conseguirmos uma vida em sociedade mais saudável. A ideia, no entanto, não poder ficar no campo mental. É preciso atitude proativa, fazer acontecer.
A sustentabilidade é uma atitude que deve partir de cada pessoa, mas no condomínio esse estímulo encontra mais voz na coletividade. Por isso é fundamental que a vontade de transformar atitudes para preservar o planeta faça parte da cultura condominial.
Há um tempo nós falamos sobre isso em um artigo no qual oferecemos um Passo a Passo para a Coleta Seletiva em Condomínios. Neste conteúdo, inclusive, é possível baixar o arquivo com o passo a passo (clique aqui para lê-lo).
É um imenso salto aplicar a coleta seletiva no condomínio. O próximo passo é contemplar todo um programa de sustentabilidade. Este já depende de estudos e projetos com planejamentos bem detalhados. Em alguns condomínios a transformação pode chegar a modificar os recursos estruturais, em outros basta instalação de alguns equipamentos.
Há os casos em que a reeducação comportamental dos condôminos já abrange todas as demandas. Enfim, cada caso é um caso e, tal como um organismo vivo que tem suas próprias peculiaridades e maneiras de se relacionar com o meio ambiente, cada condomínio precisa ser analisado de maneira particular, personalizada, para conseguir resultados que vão além dos reflexos positivos sobre o meio ambiente, além das vantagens financeiras para o condomínio.
Aqui está uma lista de itens que precisam ser pensados para tornar o condomínio um local sustentável:
- Instalação de cisternas para captação de água fluvial;
- Estação interna de tratamento de água da chuva;
- Troca de fiações e lâmpadas (para opções econômicas, como LED ou fluorescente);
- Instalação de painéis solares
- Construção de hortas e jardins no terraço
- Planos de coleta seletiva
- Aplicação de programas de 5S e Qualidade Total no Condomínio.
No planejamento, portanto, não apenas a reciclagem deve estar contemplada. Alternativas sustentáveis podem ser aplicadas. Fazer a implantação de um programa completo de sustentabilidade no condomínio, talvez, não seja uma tarefa tão fácil.
Por isso é importante contar com ajuda de especialistas (clique aqui para saber mais) e a administradora de condomínios pode te auxiliar nessa jornada. O mais importante é que a motivação para tornar o planeta um local bom e seguro para as gerações que estão por vir esteja sempre em cada um de nós.