Guarda de documentos no condomínio

23 nov 2022

3 min. de leitura

É obrigação do síndico guardar os documentos do condomínio, sob pena de responsabilidade.

Estar atento à toda documentação do condomínio, principalmente às questões legais e trabalhistas, bem como organizá-los e guardá-los é uma das tarefas administrativas do síndico. Mas você tem ideia de quais são eles, por que você deve mantê-los em ordem e por quanto tempo eles devem ficar arquivados?

Por que é importante guardar os documentos do condomínio?

Geralmente, as pessoas tendem a guardar em casa certidões, comprovantes de contas e alguns outros papéis que consideram importantes. Para um condomínio não é muito diferente. Afinal, manter um histórico é muito útil para a presente e futura gestão, além de tomadas de decisões. Contas, assuntos fiscais, contábeis e trabalhistas devem ser arquivados de forma segura.

Muitos documentos devem ser por muito tempo – alguns até para sempre – como as plantas do condomínio e a papelada referente aos funcionários e impostos. Outros, podem ter uma vida mais curta

Sabia que se porventura acontecer um processo trabalhista, e o síndico perder o prazo por não apresentar provas – seja porque não as tem ou não sabe onde estão – ele poderá ser responsabilizado pelo prejuízo? Pois é. E além desses documentos todos servirem como prova em ações desse tipo, eles também comprovam que o condomínio está dentro da lei, evitando assim problemas numa eventual fiscalização.

Como guardar os documentos do condomínio?

Existem diversas formas de guardar os documentos do condomínio. O importante mesmo é mantê-los guardados até o fim dos prazos estipulados por Lei. Você pode classificá-los por assunto, trimestre, ano… do jeito que for melhor.

Uma dica é classificar por categorias, como por exemplo:

– documentos mensais,

– documentos financeiros,

– documentos dos moradores,

– obrigações do condomínio,

– constituição do condomínio,

– orçamentos, entre outros.

Depois de organizar e categorizar, o ideal é escolher um local seguro para armazenar.

E para garantir ainda mais a segurança, é possível também digitalizar os documentos, além de utilizar a certificação digital para consulta de alguns dados.

Digitalização dos documentos

Uma das dificuldades que muitos condomínios enfrentam é ter um espaço adequado para armazenar esses documentos importantes. Além disso, o papel, por ser frágil, pode acabar sendo danificado ou perdido.

Por isso, uma das alternativas que garantem a segurança e podem solucionar o problema da falta de espaço é a digitalização dos arquivos. A convenção, o regulamento interno, ata da última eleição do síndico e de assembleias podem ser microfilmados em cartório.

Outra possibilidade é contar com um software de gestão de documentos. Com um ambiente controlado por senha, o condomínio consegue oferecer a visualização dos papéis aos moradores.

Por quanto tempo devo guardar os documentos do condomínio?

Conforme já mencionamos acima, alguns documentos e papéis devem ser arquivados por toda a vida do condomínio, enquanto outros podem ser consultados de forma digital, por meio do e-Social inclusive.

Descubra quais os documentos que devem ser guardados e por quanto tempo neste e-book especial que a Graiche preparou.  Baixe agora e boa leitura!

Guia: Obrigações Legais do Condomínio e Tempo de Guarda de Documentos

Gostou do conteúdo, mas precisa de uma ajuda na gestão do dia a dia do seu condomínio? Fale com a Graiche!

VOLTAR PARA NEWS