Como anda a limpeza do seu condomínio?
A rotina de limpeza do condomínio é essencial para manter a manutenção das áreas comuns sempre em dia. Ela acaba por ser o cartão de visitas da administração, uma das formas principais de como as pessoas notam o trabalho da gestão condominial.
Conservar a limpeza do condomínio evita a proliferação de germes, bactérias e fungos. Como resultado, é possível garantir a saúde, o bem-estar e a satisfação de todos os moradores.
Além disso, também faz com que o edifício residencial se mantenha bonito e com aparência de bem cuidado. Ambientes limpos e agradáveis tornam-se mais convidativos, ajudando a valorizar os imóveis. Os visitantes levam isso em conta quando chegam ao local, bem como os condôminos.
Tipos de limpeza de condomínio
Antes de aplicar uma rotina de limpeza em seu condomínio, é preciso saber quais os tipos de limpeza em condomínio existem. Esse passo é importante para entender como devem ser definidas questões como frequência e compra de materiais. Os tipos de limpeza de condomínio são:
Limpeza geral
É quando todo um ambiente passa por higienização completa. É feita nas áreas de maior circulação dentro do condomínio, tais como:
# Elevadores
# Halls de entrada
# Portaria
# Corredores e garagens.
Deve ser feita diariamente ou no mínimo uma vez por semana, dependendo do fluxo de pessoas no condomínio.
Limpeza de conservação
Visa manter a limpeza geral e inclui ações como:
# tirar o pó das superfícies
# retirar o lixo e cuidados com o jardim.
A limpeza de conservação deve ser administrada conforme as demandas do condomínio.
Limpeza de manutenção
É aquele tipo de limpeza em condomínio que faz parte do calendário de manutenção de condomínio preventiva. Alguns exemplos são:
# limpeza da caixa d’água e dedetização
# limpeza e filtragem das piscinas
# limpeza e pintura da fachada
Agora que você já sabe os tipos de limpeza de condomínio, vamos aos tópicos para que você desenvolva o seu planejamento.
Como colocar a limpeza do condomínio em dia?
Uma forma de tornar essa tarefa possível e um pouco mais organizada é criar uma programação da limpeza das áreas, para que todos os ambientes sejam realmente limpos. Lembrando que existem alguns espaços que precisam de mais cuidado e uma frequência maior, tudo isso deve ser considerado na hora de montar seu cronograma operacional.
Em vista disso, o planejamento da limpeza precisa atender com mais cuidado os ambientes que possuem uma circulação maior de pessoas.
A periodicidade pode variar conforme as necessidades do condomínio, mas, no geral, podemos seguir com um cronograma baseado em:
Limpeza diária do condomínio
Primeiramente, devem fazer parte da limpeza diária do condomínio, os locais de maior movimento, seja de visitantes ou de moradores. Como, por exemplo:
# Hall de entrada;
# Elevadores;
# Banheiros;
# Sauna e vestiários;
# Academia;
# Playground;
# Quadras;
# Brinquedoteca;
# Portas, maçanetas e corrimãos;
# Corredores de serviços;
# Vidros das áreas comuns;
# Paredes;
# Garagem – varrição;
# Equipamentos da portaria (telefones, interfones e monitores).
Dessa forma, os lugares mais visitados sempre estarão limpos, gerando uma sensação de bem-estar e beneficia a imagem do condomínio.
Limpeza semanal do condomínio
Por outro lado, na limpeza semanal, podemos considerar ambientes, objetos de decoração e equipamentos importantes para a boa convivência e o conforto dos moradores. Dessa forma, podemos pensar em:
# Móveis e quadros decorativos;
# Bebedouros;
# Área da Piscina – (A limpeza interna da piscina demanda os cuidados especiais de um profissional especializado);
# Escadas;
# Salão de festas – e também após a utilização;
# Churrasqueiras – e também após a utilização.
Mas, atenção: itens como ar-condicionado, exaustores e ventiladores também precisam de limpeza, mas demandam manutenção à parte, feito por um técnico.
Limpeza quinzenal
Na rotina de limpeza quinzenal é recomendável que se faça a lavagem dos pisos externos e paredes, bem como encerar os pisos internos das áreas comuns. Por isso, a limpeza será feita com produtos específicos, usando, inclusive, a máquina enceradeira em locais como:
# Hall de serviço e social;
# Áreas comuns.
Limpeza mensal
Por último, mas tão importante quanto, o cronograma de limpeza deve prever a limpeza mensal de:
# Garagem – limpeza profunda que depende das características do piso para determinar os produtos e os processos adequados;
# Janelas externas;
# Grades e portões.
A atenção aos detalhes é muito importante e, por isso, o cronograma de limpeza é fundamental.
Como garantir a limpeza do condomínio?
Para garantir a limpeza do condomínio você precisará elaborar seu cronograma de limpeza e contar com uma equipe com profissionais capacitados para garantir que seu condomínio siga essas boas práticas. A montagem do cronograma está facilitada com as dicas deste post, então o desafio agora será implementar esse processo na rotina do condomínio.
A rotina de limpeza determina quais áreas devem ser limpas em determinados dias da semana. Para criá-la, é preciso considerar:
# As escalas e horários de trabalho dos funcionários
# Os horários com menos movimentação de moradores no condomínio
# Quais locais devem ser limpos com frequência diária, semanal, quinzenal e mensal, como mostramos anteriormente.
Para facilitar ainda mais o trabalho da equipe de faxina, o síndico pode criar um checklist de limpeza do condomínio. Em outras palavras, isso significa transformar o cronograma de limpeza em uma lista de afazeres em que os funcionários marcam o que já foi falta e o que ainda está pendente.
Para auxiliar síndicos e zeladores na gestão eficiente de suas funções, a Graiche elaborou alguns materiais que poderão lhe dar esse suporte:
# Checklist do Zelador – um guia de referência para a checagem de rotina da estrutura e atividades do condomínio.
# Checklist de Manutenção Preventiva – um guia com as rotinas diárias, semanais e mensais de verificação pode ser muito útil.
Lidar com a limpeza de condomínio pode ser um desafio, mas simples ações de organização e definições de quem será responsável por cada área contribuem para que os espaços estejam sempre limpos e higienizados.
Gostou do conteúdo, mas precisa de uma ajuda na gestão do dia a dia do seu condomínio? Fale com a Graiche!