COMO OBTER A DOCUMENTAÇÃO NECESSÁRIA PARA ALUGAR UM IMÓVEL PELA PRIMEIRA VEZ?
Essa dúvida não aflige apenas futuros inquilinos. Muitos proprietários que nunca colocaram seus imóveis no mercado acabam deixando alguma exigência de lado, o que pode causar problemas para todos os interessados na negociação.
Para sanar essa importante questão, vejamos quais são os documentos exigidos para a garantia da segurança ao alugar imóveis.
LOCATÁRIO
Carteira de Identidade e CPF
Os documentos devem estar em bom estado. Caso não estejam, o melhor é solicitar novas vias. Em São Paulo, por exemplo, essa solicitação pode ser feita no Poupa Tempo.
Comprovante de Rendimento
Apresentar Carteira de Trabalho e os três últimos holerites, cujos valores devem ser iguais ou maiores do que três vezes o valor do aluguel. É possível declarar a renda apresentando a última declaração de Imposto de Renda e o extrato bancário dos últimos três meses. Recomenda-se, no entanto, que todos esses documentos sejam apresentados.
Comprovante de Residência
Pode ser utilizada uma conta de água ou de luz.
Comprovação de Idoneidade Financeira
Comprovar a idoneidade através de pesquisas junto a entidades de proteção de crédito.
QUANDO O LOCATÁRIO É PESSOA JURÍDICA
Nesse caso, além do RG e CPF do representante legal da empresa, é preciso apresentar o Contrato Social, o Cartão de CNPJ e a última declaração de Imposto de Renda Pessoa Jurídica. O advogado da empresa, ou o contador, certamente terá facilidade em obter todos esses documentos.
LOCADOR
O principal documento que o locador deve ter em mãos é o de titularidade do imóvel que o habilite na condição de locador. Também deve providenciar a certidão da matrícula do imóvel atualizada. Além disso, cópias de sua Carteira de Identidade e de seu CPF.
Se o locador for Pessoa Jurídica, incluir Contrato Social com designação dos poderes dos sócios e o CNPJ.
FIADOR
Se o locatário optar por essa modalidade de garantia (as outras são o Seguro Fiança e o Caução), precisará providenciar os seguintes documentos de quem fará a fiança:
Carteira de Identidade e CPF
Se o fiador for casado, além dos próprios documentos, incluir os do cônjuge.
Certidão de Casamento
Se houver a certidão de casamento, atualizada e em bom estado.
Comprovante de Residência
Conta de água ou de luz em nome do fiador.
Comprovante de Rendimento
O rendimento deve ser igual ou maior a três vezes o valor do aluguel. Pode apresentar os últimos três holerites com a Carteira de Trabalho ou a declaração de Imposto de Renda.
Escritura
É preciso apresentar a Escritura do imóvel que está em nome do fiador. Essa propriedade precisa estar localizada no mesmo estado do imóvel que será alugado.
Certidão de Matrícula do Imóvel Atualizada
Obtida no Cartório de Registro de Imóveis, confirma se há ou não à fruição do imóvel, como alguma hipoteca ou penhora.
IPTU
Cópia da capa do último IPTU do imóvel usado na comprovação para fiança.
Comprovação de Idoneidade Financeira
Comprovar a idoneidade através de pesquisas junto a entidades de proteção ao crédito.