O novo perfil do zelador e gerente predial

13 abr 2022

4 min. de leitura

Impossível não pensar no zelador, quando falamos do quadro de funcionários de um condomínio. Esse profissional é o grande aliado do síndico e possui muitas funções que sustentam o bom funcionamento do condomínio. E sobre o gerente predial, você já ouviu falar?
Apesar de ambos darem suporte ao síndico, suas funções são distintas. O gerente predial seria uma espécie de “super zelador”, com qualificação superior e responsabilidades bem maiores que as do zelador.
Com o passar do tempo e grandes modificações no funcionamento dos próprios condomínios, o setor foi precisando cada vez mais de profissionais capacitados para lidar com grandes estruturas, além da chegada da tecnologia.
O resultado reflete certamente, em um novo perfil do zelador e gerente predial. Confira o que esses profissionais têm de novo:
O novo perfil do zelador
A profissionalização do setor mudou as características do perfil do zelador como conhecíamos. Anteriormente, ele era um faz-tudo e suas qualidades rodeavam em torno da capacidade de realizar pequenos reparos e disponibilidade constante, para qualquer morador que precisasse.
Hoje, é cada vez mais constante ter o zelador que cumpre a sua jornada de trabalho e volta para casa e não mais aquele zelador que mora no seu endereço de trabalho.
Ao invés de ser valorizado apenas pelos seus conhecimentos gerais para reparos, hoje, se valoriza a sua capacidade de liderança e de tomadas de decisões emergenciais, além do conhecimento de segurança. O zelador deixa de ter aquele papel de ficar apenas no hall de entrada ou portaria e passa a ser qualificado para saber liderar como um bom gestor.
Com a profissionalização do setor, aumentou-se também o respeito às leis trabalhistas e a preocupação com a segurança, passando a manutenção predial a ser realizada por especialistas e não mais pelo zelador.
Esse novo perfil de profissional precisa perceber as mudanças no seu cargo e as oportunidades de crescimento, que podem surgir. Sua presença ganha cada vez mais importância, possibilitando um reposicionamento de carreira. Por isso, procurar capacitação é essencial. O apoio da tecnologia para ajudá-lo no controle de tantos serviços também irá agregar a sua função.
Checklist do Zelador
E a figura do Gerente Predial
O cargo de gerente condominial ou gerente predial é reconhecido na convenção do sindicato Sindifícios.
O gerente predial auxilia o síndico no gerenciamento das suas funções, que podem ser: processos administrativos, gestão pessoal, contratação de terceiro, treinamento de funcionários, coordenação de equipes de trabalho, avaliação do desempenho de funcionários, entre outros afins.
A inclusão do cargo de gerente predial na convenção de 2018/2019 reforça as transformações no segmento de condomínios. O gerente predial atua em condomínios maiores, como condomínios de órgãos públicos, corporativos ou clubes.
É função do gerente predial coordenar a atuação da equipe de funcionários, como piscineiro, jardineiro, grupo da segurança, limpeza e outros, que vão se reportar a ele. Seu papel é o de ser gestor da operação.
Zelador X Gerente Predial
Por mais que tenhamos explicado separadamente as funções, podem restar dúvidas sobre a diferença entre os cargos.
A característica que melhor difere os dois é que enquanto o zelador é o protagonista de um pequeno ou médio condomínio, o gerente predial é responsável por grandes condomínios, com equipes distintas.
Outro fator a considerar é a diferença de capacitação e responsabilidades, o que também é refletido na referência salarial de cada categoria.
Gostou do conteúdo? Para estas e outras dicas sobre vida em condomínio, conte com a Graiche.

VOLTAR PARA NEWS