A IMPORTÂNCIA DA TELEMETRIA EM CONDOMÍNIOS

21 jan 2019

4 min. de leitura

Precisão, assertividade, menor risco de falhas, diminuição de prejuízos e economia. Se você busca esse nível de qualidade na administração de seu condomínio, precisa saber o que a telemetria pode fazer por você.
Desenvolvida como um sistema tecnológico de monitoramento de dados extremamente utilizado na logística de transportes, a telemetria integra-se a diversos softwares para comandar, medir, rastrear e analisar informações técnicas em tempo real.
Para se ter uma ideia da eficiência do seu uso, na gestão de transportes a ferramenta contribui para uma economia média de R$ 40 mil a R$ 50 mil por veículo, dependendo da operação. Consegue-se, por exemplo, otimizar uso de combustíveis, verificar gastos de freios e analisar o comportamento do condutor, o que traz enormes benefícios para gestores estratégicos.
E no condomínio?
O mesmo princípio é aplicado. Com a telemetria pode-se analisar os gastos de energia elétrica e água em tempo real, individualizados por unidade, otimizar orçamentos, identificar problemas estruturais e agir com estratégia para prevenção de crises e reduzir custos condominiais.
A precisão e a velocidade são grandes diferenciais, o que permite que seja utilizado em aplicações em que as falhas podem resultar em grandes prejuízos – ou riscos à estrutura em que estes equipamentos estão instalados – e torna o uso do sistema de medição por telemetria imprescindível para aplicações críticas.
Conheça algumas vantagens e onde pode ser aplicado:

  • Leitura de água por telemetria;
  • Individualização do custo de água, luz e gás;
  • Segurança e monitoramento
  • Gestão inteligente em tempo real;
  • Monitorar em tempo real os sistemas elétricos e hidráulicos;
  • Rapidez na identificação de problemas – vazamentos, falhas de operação, equipamentos, intrusões, valores anormais de níveis, pressões e vazões;
  • Controle de dosagem de produto químico para tratamento de água e esgoto;
  • Prevenção e redução de desperdícios;
  • Redução de custos operacionais de deslocamento de equipes;
  • Facilitação da manutenção preventiva de equipamentos;
  • Emissão de relatórios que projetam orçamentos mais precisos;
  • Possibilidade da medição mais precisa para a implementação de programas sustentáveis em condomínios;
  • Integração fácil a qualquer sistema;
  • Otimização de processos de gestão.

Mais benefícios e facilidades
Quando se fala em telemetria, refere-se a um tipo de comunicação sem fio. Uma tecnologia que funciona remotamente para medir algo, coletar e enviar informações. Apenas um chip faz o trabalho! É o conceito da Internet das Coisas (Iot) em ação.
Portanto, conte com a facilidade de uma instalação sem fios, ou seja, não precisa de obras para ter a telemetria no condomínio, além de não precisar de conexão com internet por meio de contrato com telefonia.
E ainda sobre os benefícios da medição individualizada gerada por esta tecnologia, a economia de água é um forte potencializador para a adoção do seu uso, pois reduz consideravelmente o valor pago em conta, o que possibilita o retorno do investimento aplicado na instalação em cerca de dois ou três meses.
Outros pontos importantes
A telemetria afasta qualquer tipo de aumento brusco ou redução exagerada no consumo, pois qualquer alteração é constatada pela análise de dados. Também ajuda a combater a inadimplência devido a conta ser direcionada por medidor e valoriza o imóvel por apresentar estas diversas melhorias que foram aqui apontadas.
Vale ainda salientar que o meio ambiente é beneficiado com a telemetria devido ao uso consciente da água pelos moradores do condomínio, um comportamento que acontece pela presença desta tecnologia. Contudo, contribui na preservação dos recursos hídricos.
A telemetria está cada vez mais inserida no dia a dia da sociedade moderna. A eficiência que a ferramenta traz é o grande diferencial para gestores e síndicos. Investir em telemetria é investir no futuro. O que você acha de instalar um sistema desses do seu condomínio?

VOLTAR PARA NEWS