AS VANTAGENS DO CARTÓRIO DIGITAL

8 fev 2019

3 min. de leitura

Uma nova tecnologia para otimizar os processos burocráticos, eliminar custos e que pode facilitar algumas tarefas do condomínio
Qual é a imagem que vem à mente quando você pensa em um cartório? Certamente um local com pilhas e pilhas de papéis, pastas e arquivos. Longas filas de espera e carimbos, muitos carimbos. Isto pode até ser parecido com a realidade, mas com certeza ela não é mais a mesma e vem melhorando a cada dia.
tecnologia mudou tudo no mundo e não foi diferente para os cartórios. Aos poucos, serviços são modernizados e realizados de forma mais prática, agilizando procedimentos e diluindo o excesso de burocracia para facilitar a vida dos cidadãos.
Com essas facilidades os condomínios também são beneficiados em obrigações com o registro de quaisquer atos do seu condomínio, atas de assembleia ou qualquer outro tipo de documento.

O que é o cartório digital?

O cartório digital é um software que permite o registro e certificação on-line de alguns tipos de arquivo e documentos eletrônicos e que garante confiança comprovada e ilibada.
Segundo as normas da Corregedoria Geral da Justiça do Estado de São Paulo cada documento é registrado, recebe um selo digital de controle e um QR-Code, o que resulta no mesmo trabalho de reconhecimento e autenticidade realizados pelos cartórios físicos com agilidade e total segurança.
Tudo isso é possível por meio da tecnologia blockchain, uma base de dados compartilhada, descentralizada, pública, remota e inviolável que vem ganhando evidência no mundo todo desde 2008, com aplicação em diferentes tipos de negócios.
As inovações citadas foram regulamentadas por meio do Provimento CG No 30/2018. Neste documento consta também sobre a consulta feita pelo cidadão para conferencia deste registro, fiscalização e correção remota.
Para verificar a autenticidade do documento basta acessar o site e inserir o número do Selo Digital do QR Code na folha de certificação do registro.

Vantagens do cartório digital

  • Elimina custos dos procedimentos necessários para o registro.
  • Exclui a necessidade de cópias autenticadas e reconhecimento de firmas.
  • Não utiliza papel.
  • Logística extremamente eficiente.
  • Garante credibilidade nas operações regulamentadas pelo Provimento CG No 30/2018.
  • Permite a guarda perpétua de documentos sem custos de armazenamento.
  • Traz agilidade ao procedimento.
  • Segurança nas operações financeiras.
  • Otimiza o tempo de todos os envolvidos.

O futuro

Apesar de tantas facilidades, a nova tecnologia ainda que revolucionária e com diversas possibilidades de aplicação, enfrenta algumas resistências quanto a implementação e seu uso não significa o fim dos cartórios físicos, mas sim a modernização de serviços que poderiam ser realizadas com mais eficiência e qualidade.
Atualmente, há empresas no mercado brasileiro que oferecem este tipo de serviço como ferramenta, por meio de plataformas disponíveis na web de forma simples e rápida. Ao alcance das mãos com apenas alguns cliques e pode ser muito útil para o seu condomínio.

VOLTAR PARA NEWS