A IMPORTÂNCIA DE PARTICIPAR DE ASSEMBLEIAS CONDOMINIAIS
Você chega de um dia cheio de trabalho, talvez tenha ficado no trânsito para chegar em casa; você só quer descansar. Quem sabe seja um sábado e você queira sair com amigos e a família para curtir o final de semana. Só que você tem uma assembleia condominial agendada.
A tentação deve ser grande para fugir desse compromisso, ainda mais se no seu condomínio a assembleia seja desorganizada e ainda funcionar como uma sala de discussões entre vizinhos. Mesmo assim, há muitos e importantes motivos para sua participação. Vamos explicar alguns:
Em primeiro lugar, é preciso que todo condômino tenha a consciência de que a não participação em assembleias sugere concordância com tudo o que foi decidido pelos presentes. São recorrentes as reclamações derivadas de insatisfações com o resultado de votações, mas não adianta. Respeitado o quórum e as regras para votação, a decisão é legal e atinge o condomínio como um todo.
Sobre votação e aprovação de pautas, atente:
PAUTA
- Contas, alteração do regimento interno, aumento de taxa, obras necessárias, eleição do síndico e outros assuntos.
- Obras úteis, aquelas que envolvem reformas e facilitam o uso das coisas.
- Alteração na convenção.
- Destituição do síndico.
PARA APROVAÇÃO
- Maioria dos presentes na assembleia.
- Maioria do todo, ou seja, de todos os condôminos.
- 2/3 do todo.
- Convocação de assembleia por um 1/4 dos condôminos e aprovação da maioria dos presentes na assembleia.
Portanto, a reclamação posterior, não tem efeito. Viver em condomínio, é viver em grupo e exercer a cidadania em eventos e situações, que estão diretamente ligadas ao seu estilo de vida. Todos são pessoas que tem suas bagagens culturais e comportamentais, escolhas e vontades. Por isso é fundamental que a voz de cada membro desse grupo, seja ouvida, expondo suas opiniões e anseios.
Faltar em uma reunião de condomínio, significa adiar problemas e deixar nas mãos de outras pessoas, assuntos ligados à sua própria vida, inclusive nas áreas financeiras. Tenha sempre em mente que é muito mais fácil (e barato) participar do que exigir uma anulação judicial, para decisões que você não concordou, mas também não participou das deliberações.
Vamos ser sinceros: assembleia não é o compromisso mais almejado pelas pessoas (longe disso!), mas fazer deste um momento agradável (ou pelo menos, pouco extenuante) é uma tarefa que compete a todos, não apenas ao síndico.
Claro que as lideranças do condomínio têm papel fundamental para deixar o ambiente agradável e o clima descontraído, é uma questão de criação de cultura, mas cabe a cada condômino exercer sua parte: em primeiro lugar, participando com entusiasmo; em segundo, atuar crítica e construtivamente das decisões.
Dessa forma a assembleia condominial pode se transformar em um local para o desenvolvimento de valores sociais positivos, estreitamento de laços com os demais moradores e uma ponte para a transformação positiva constante da vida em condomínio.