Síndico: o responsável pela satisfação de todos
Uma função essencial para a harmonia, a segurança e a manutenção dos condomínios
Responsável por representar o condomínio, o síndico(a) assume funções que podem ser equiparadas a de um gestor de uma empresa. Seu trabalho exige o desenvolvimento de habilidades e conhecimentos que vão desde a compreensão da legislação federal, a convenção do condomínio e do regulamento interno, familiaridade com uma rotina administrativa e sensibilidade para lidar com as relações pessoais.
No dia a dia do síndico(a), as tarefas são intensas, haja vista tantas situações acontecendo ao mesmo tempo. Pode ser um problema de encanamento em um imóvel, conflitos entre vizinhos, vagas na garagem ou reformas nos edifícios. “Como um bom gestor, ele precisa lidar diariamente com questões estruturais e coletivas, agindo sempre com sabedoria para conduzir cada situação da melhor forma possível”, ressalta Dr. José Roberto Graiche, Presidente do Grupo Graiche.
Por que o papel do síndico(a) é essencial para a harmonia do condomínio?
Embora acumule inúmeras responsabilidades, a contribuição do síndico(a) é fundamental, já que seu trabalho vai além de questões administrativas dos condomínios residenciais ou comerciais. É ele que faz com que os moradores e trabalhadores conheçam seus direitos e deveres, que garante a satisfação e o conforto dos condôminos, bem como a segurança de todos. Embora seja uma atividade que exija muito do indivíduo, é uma experiência muito benéfica para o crescimento pessoal e extremamente importante para a coletividade.
“No próximo dia 30 de novembro queremos deixar registrado que os síndicos e as síndicas fazem toda a diferença para a vida em condomínio. Além de toda a dedicação na resolução dos problemas, eles são as pessoas responsáveis pelo perfeito funcionamento do condomínio e que, com coragem e empenho, transformam esses espaços em um lugar prazeroso de se viver”, destaca José Roberto.
Os síndicos(as) são essenciais tanto para a tranquilidade dos moradores, quanto para o andamento correto dos serviços e tarefas técnicas do condomínio. Profissionais capazes de solucionar adversidades e melhorar a vida de todos que fazem parte dessa experiência de convivência em sintonia.