3 mentiras e 1 verdade sobre multa de condomínio

4 abr 2023

4 min. de leitura

Conheça o que é verdade e o que é mito quando o assunto é multa

No último sábado, dia 1 de abril, foi celebrado o Dia da Mentira: uma data de brincadeira onde as pessoas costumam fazer trotes e piadas relacionadas à mentira. E é nesse clima de Dia da Mentira que a gente separou algumas dicas para identificar o que é verdade e o que é mito sobre um assunto polêmico que costuma estar cercado por desinformação nas redes: as multas de condomínio.

Apesar de ser um assunto controverso, a aplicação de multas é um assunto importante da gestão condominial e, portanto, falar sobre ele é importante. Para te ajudar a ficar por dentro desse assunto, aqui não tem fake news: vamos desmistificar 3 mentiras que são comumente associadas às multas de condomínio, além de trazer uma verdade importante. Se liga!

Mentira 1: O condomínio pode cobrar multas sem justificativa.

Isso não é verdade. As multas aplicadas em condomínios devem seguir regras específicas, e não podem ser aplicadas de forma aleatória ou sem critério.

É importante que as multas estejam previstas na convenção do condomínio e/ou no regulamento interno, de forma clara e objetiva, especificando as infrações que podem resultar em sanções e qual o valor ou percentual da multa correspondente.

Além disso, é preciso que a multa seja aplicada de forma justa e transparente, com notificação prévia ao infrator, sempre contendo os dados da infração e abrindo possibilidade de recurso, tudo conforme normas internas e se assim desejar o infrator.

Mentira 2: As multas de condomínio são apenas uma forma de arrecadar dinheiro.

Este é outro mito. A aplicação das multas no condomínio não tem caráter arrecadatório e sim educativo. No entanto, os valores percebidos pelo pagamento das multas podem percorrer alguns caminhos a depender do Condomínio e de suas normas, mas sempre retornará em medidas voltadas para o bem-estar de todos os condôminos, seja quando direcionado ao fundo de reserva, a algum fundo de benfeitoria ou à própria conta ordinária.

As multas são importantes para garantir o respeito aos regramentos internos, inibindo o descumprimento das normas e evitando comportamentos que possam prejudicar a convivência entre os condôminos.

Mentira 3: O condomínio pode impedir o acesso à área comum em caso de multa em aberto.

Isso não é verdade. O acesso às áreas comuns não pode ser impedido em caso de inadimplência, especialmente no caso das multas, que podem ser discutidas extra e judicialmente.

Dessa forma, o condômino inadimplente e seus familiares não podem ser privados do acesso às áreas comuns, como salão de festas, piscina, quadra esportiva, entre outras, mesmo que a unidade registre multas de condomínio, com pagamento em atraso.

Verdade: O não pagamento das multas pode gerar consequências graves para o inadimplente.

Essa é uma verdade importante. A falta de pagamento poderá ensejar a cobrança judicial dos valores, o que pode onerar bastante o valor inicialmente cobrado, já que será passível de encargos, atualização e honorários. Além disso, a falta de pagamento das multas poderá impedir a participação da unidade em assembleia, a depender do caso específico.

O Condomínio não pode ficar inerte nesses casos para que não abra precedentes de desobrigação ou inexecução frente à coletividade. Por isso, é muito importante manter as obrigações em dia e evitar maiores conflitos.

Na hora de pensar a administração de condomínio, conte com a Graiche

Para questões que envolvem a gestão condominial, conte com a experiência da Administradora Graiche, que descomplica os processos e garante transparência junto aos moradores.

A Graiche é uma ótima opção para quem busca uma gestão profissional e eficiente para o Condomínio. Com anos de experiência no mercado, oferecemos serviços especializados em administração condominial, incluindo gestão financeira, recursos humanos e qualquer outro suporte necessário

Se está procurando uma opção de confiança e com especialistas no assunto, confira os serviços de administração condominial oferecidos pelo Grupo Graiche

Conte com a gente, conheça a Graiche!

VOLTAR PARA NEWS